CoRaçãO BaKaNnA: Acabe com a Oleosidade dos Cabelos!
Image Map

Acabe com a Oleosidade dos Cabelos!

Oi! Meus Corações!!
Manter bonitos os cabelos oleosos é realmente difícil. Esse tipo de cabelo chega ao final do dia com aspecto ruim, com aquele jeito grudado na cabeça. Quem tem cabelo oleoso sabe bem como é!


Os cabelos oleosos são gordurosos, pesados e sem volume. O excesso de oleosidade acontece quando as glândulas produzem uma quantidade de óleo maior do que a necessária. Esse problema surge devido a alterações hormonais e também ao estresse do dia a dia.

Tem alguns cuidados que ajudam a controlar a oleosidade do cabelo. Com algumas mudanças de hábitos, você já poderá notar melhoras:
  • O primeiro passo para tratar os cabelos oleosos é escolher um xampu específico para equilibrar a produção de gordura. A limpeza deve ser diária, com cuidados especiais para não estimular ainda mais a oleosidade do couro cabeludo. A excessiva remoção de lipídeos e protetores naturais dos fios pode ativar a produção sebácea e tornar o cabelo ainda mais oleoso! A formulação dos xampus deve proporcionar limpeza sem agredir a estrutura dos fios.
  • Após a escolha de um bom produto, é preciso aplicá-lo corretamente. Os cabelos oleosos não devem ser massageados com frequência para não ativar ainda mais a produção de óleo. Durante a lavagem, os movimentos devem ser breves e feitos de maneira rotativa, com as pontas dos dedos. Enxaguar muito bem para não deixar resíduos.
  • Cuidado com o uso de condicionadores ou máscaras de tratamento. Aplique apenas no comprimento dos fios, jamais próximo no couro cabeludo. Se as pontas estiverem muito ressecadas use uma pequena quantidade de produtos leave-in a base de silicone. O uso de ceras e pomadas fica proibido pois pesam no visual.
  • Procure manter os cabelos longe do uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.
  • Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.
  • Lave os cabelos diariamente: limpeza é fundamental. Não se preocupe lavar todos os dias não faz mal não.
  • Use xampus adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
  • Xampu antirresíduos também ajudam. Fazem uma limpeza profunda dos fios eliminando o excesso de sal, poluição, mousse, reparador, gel, creme para pentear e diversos produtos que ficam acumulados nos fios. Esses resíduos formam uma espécie de barreira impedindo a penetração e a ação de xampus convencionais e máscaras de hidratação. Cuidado! Geralmente eles ressecam os fios. Use-os com moderação, uma vez a cada sete ou quinze dias conforme a necessidade.
  • Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade. O melhor é água fria ou morna.
  • Para regularizar a produção sebácea procure tomar bastante água diariamente.
  • Mantenha o secador a 15 cm de distância, e na temperatura fria ou morna.
  • Evite alimentos gordurosos e bebida alcoólica.
  • Emergências: xampu à seco. Uma boa opção quando surge um compromisso inesperado e não dá tempo de lavar as madeixas. Imaginem... Seus cabelos no final do dia, já com aquele penteado-unidos-venceremos, e aparece um convite para um happy hour ou tem que sair correndo para faculdade ou curso. Em um passe de “spray” a oleosidade desaparece e os cabelos ganham volume. Oba!
Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar para que o terapeuta ou dermatologista possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la.

Infelizmente sofro desse mal, tenho cabelos mistos, e o jeito é conviver e seguir as dicas pra controlar. E você tem cabelos oleosos ou mistos?





facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. Oiii, eu tentei ler o post.. ficou um pouco difícil.. mas prometo visitar sempre!!
    Ah, deixo o meu endereço:
    http://depoisdosvinte.webnode.com/

    ResponderExcluir
  2. Agoora consegui lerr tudooo!
    Ameiiiiiiii! tenho cabelos longos e são dicas maavilhosas!

    visita o meu blog! Para nós mulheres!

    http://depoisdosvinte.webnode.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei essas preciosas dicas!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. também tenho raiz oleosa e sofro muito.....

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *