CoRaçãO BaKaNnA: Sono Tranquilo com Travesseiro Certo
Image Map

Sono Tranquilo com Travesseiro Certo

Oi! Meus Corações!!
No antigo Egito era costume dormir em travesseiros feitos de pedra. A tradição se espalhou para todo o oriente, aos poucos. No século XII, as orientais colocavam uma espécie de tijolo sob a cabeça quando se deitavam. Segundo estudiosos, a prática era frequentemente adotada para não desmanchar o penteado das mulheres. Ao longo dos anos, o travesseiro evoluiu até se tornar macio e confortável, e confeccionado com diferentes materiais e formatos, para atender a cada tipo e gosto dos consumidores.


Muitas pessoas, como eu, quando vão viajar, carregam o próprio travesseiro. Isso até pode ser uma mania, mas é aí que está o segredo para uma boa noite de sono. 

O importante é saber que o travesseiro é parte fundamental na saúde da coluna e um dos principais componentes para termos sono de qualidade! Sua função mais importante é alinhar a nossa coluna cervical com o tronco, permitindo livre circulação sanguínea e dos estímulos elétricos enviado pelo cérebro aos órgãos do nosso corpo.

E se você ainda usa aquele velhinho, desgastado, cuja elasticidade e maciez estão comprometidas, faça um teste: ao dobrá-lo ao meio, ele deve voltar, devagar, à sua forma normal. Se não voltar tá na hora de trocar.

Por isso, saiba como escolher o melhor travesseiro para você, considerando altura e grau de conforto. Neste sentido, segue um Guia Prático sobre Travesseiros, para sua escolha!

Espuma compacta ou poliuretano - não cede facilmente ao peso da cabeça, o que não varia a altura do travesseiro durante a noite. Contudo, é pouco macio;

Flocos de espuma - este travesseiro apresenta um espaço entre os pedaços de espuma, deixando-o mais macio. Mas, os flocos soltos podem se deslocar para os cantos da fronha durante a noite;

Espuma viscoelástica ou com "Espuma da Nasa" - é um tipo de espuma de última geração, que se adapta ao contorno e à temperatura do corpo, facilitando a circulação sangüínea e prevenindo dores musculares; a sensação é de estar deitado com a cabeça sobre uma nuvem, pois não há pressão contrária da espuma. O mais moderno do mercado é o da Saúde e Conforto, que possui duas alturas e também os tratamentos Magnético e Infravermelho Longo.

Espuma látex - este material recebe tratamento antiácaro e, por ter uma estrutura perfurada, favorece a ventilação do travesseiro. Ele é confortável e dispõe de apoio ideal para todas as posições. Entretanto, como é de "borracha", exerce pressão contrária ao peso da cabeça, o que pode significar dores na cervical quando a pessoa costuma mexer-se na cama durante a noite.

Molas - Em meados de 1950, houve tentativas de introdução de travesseiros de molas no mercado. Porém, como esses travesseiros eram copiados dos colchões de molas, não obtiveram sucesso, pois eram duros e barulhentos. Com a evolução dos colchões, houve outras tentativas, utilizando molas ensacadas em tecido. Este tipo de molejo é muito eficiente para os colchões, pois as molas são separadas e permitem uma adaptação personalizada ao corpo, além de diminuir o ruído. Mas, novamente, como o travesseiro é um produto que sofre pressões em todos os sentidos e deve apresentar um formato não retangular, as molas ensacadas nunca funcionaram para um bom travesseiro.

Plumas e penas de ganso- estes são os modelos mais macios, moldáveis e leves de travesseiro. Eles se ajustam facilmente ao formato da cabeça e costumam estar presente nos ambientes mais sofisticados. Entretanto, são os que mais acumulam fungos, ácaros e bactérias, além de não serem estruturados o suficiente para alinhar a cervical com o tronco quando estamos deitados de lado (posição mais comum). Se sua opção for essa, troque-os com muita frequência.

Fibra e Microfibra - também conhecido como pluma sintética de poliéster siliconada, é um material bem flexível, mas por ser sintético pode gerar calor em demasia, bem como reações dermatológicas.

Ervas - utilizado pelos adeptos da aromaterapia, acredita-se que um travesseiro com ervas pode melhorar a qualidade do sono. O alecrim, por exemplo, amenizaria dores de cabeça; a camomila seria tranqüilizante e a macela combateria a insônia. Mas não há qualquer comprovação destes efeitos, senão quanto ao perfume em si. Pessoas alérgicas devem evitar este tipo de travesseiro. Além disso, não oferecem sustentação correta à coluna cervical, pois as ervas se movem para as laterais do travesseiro e deixam a cabeça em má posição durante o sono.

Travesseiro Viscoelástico - Com duas opções de altura, o Travesseiro Viscoelástico da Saúde e Conforto é fabricado com a mais pura matéria-prima do mercado. Sua densidade progressiva se envolve no pescoço e permite um alinhamento perfeito da cervical com o tronco. A sensação é de estar deitado sobre uma nuvem, em que o formato da orelha fica "desenhado" na espuma quando tiramos a cabeça do travesseiro. Além disso, é o único no mercado que oferece os tratamentos magnético e infravermelho longo em sua fabricação, que contribuem para o relaxamento muscular, combate a insônia e dores de cabeça.

Travesseiro com Regulagem de Altura - desenvolvido pela equipe médica da Saúde e Conforto, o Travesseiro Multicamadas, com Regulagem de Altura, permite que o usuário regule a medida exata que lhe dá mais conforto e alinhamento para a cervical. Tanto para quem dorme de lado, quanto para quem dorme de decúbito dorsal (barriga para cima), o Travesseiro Multicamadas oferece a altura ideal. Ortopédico, tem a firmeza necessária para suportar o peso da cabeça e evitar que a mesma se movimente durante a noite. O Travesseiro Multicamadas Saúde e Conforto vem com camadas de espuma sobressalentes, para aumentar a altura conforme a necessidade do usuário. Possui ainda os tratamentos magnético e infravermelho longo em sua fabricação, que contribuem para o relaxamento muscular, combate a insônia e dores de cabeça.

Dicas:

>A altura do produto deve ser igual à distância entre o pescoço e a parte interna do braço do usuário.
>Para quem costuma dormir de lado, o ideal é um travesseiro alto.
>Já para quem prefere dormir de barriga para cima ou de bruços, recomenda-se um travesseiro mais baixo.
>O travesseiro deve estar de acordo com o colchão utilizado. Um travesseiro firme sobre um colchão mole, por exemplo, não é adequado, pois eleva mais a cabeça do que o corpo;
>Para manter o formato do produto, procure sacudir ou batê-lo diariamente, além de deixá-lo em local bem ventilado com freqüência, para evitar odores;
>Fique atento às instruções de lavagem de cada travesseiro, pois nem todos podem ser lavados da mesma forma;
>Evite expor seu travesseiro ao sol, diretamente, pois isso compromete a resistência mecânica da espuma e acaba por diminuir sua vida útil;
>Recomenda-se trocar o produto no máximo a cada dois anos, para evitar fungos e bactérias, o ideal é a cada ano trocar.

Gostaram das dicas? Agora só falta escolher seu travesseiro e dormir.




facebook Comentários
3 Blogger Comentários

3 comentários:

  1. realmente, o travesseiro de penas de ganso não foi muito bom para mim, fiquei com dor no pescoço!adorei as dicas, bem interessantes!!!

    ResponderExcluir
  2. O meu é de viscoelástico..
    tudo de bom!!

    E lembrando que travesseiro tem prazo de validade!!

    Só para ter idéia, depois de 1 ano de uso, 10% do peso do travesseiro são ácaros vivos, mortos e suas fezes!!!

    O prazo de validade é de 5 anos, mas é recomendado que se troque a cada 2 anos..

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  3. Um travesseiro e um colchão certos são a garantia de uma noite abençoada.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *