CoRaçãO BaKaNnA: Queda de Cabelos! Me Salve!
Image Map

Queda de Cabelos! Me Salve!

Oi! Meus Corações!!
O cabelo é uma componente fundamental da imagem de qualquer mulher ou pessoa e ao qual dedicamos imenso tempo para que ele esteja sempre no seu melhor. Agora, quando começa a cair, fio por fio, à frente dos nossos próprios olhos, é o suficiente para partir o coração de qualquer um. Veja o que fazer para não perder o seu!

Sabia que...

Cada fio de cabelo nosso pode viver até 6 anos, hora que paralisa durante cerca de três meses e depois cai, só para ser imediatamente substituído pelo crescimento de novo cabelo.

A queda de cabelo, em certas quantidades, é normal, até porque todos os dias caiem entre 50 a 100 fios de cabelos do nosso couro cabeludo.

Nas mulheres, a queda de cabelo acontece, entre os 25 e os 40 anos de idade, sendo que metade das “quarentonas” vive fases de queda de cabelo excessiva. Também 75% das mulheres com mais de 65 anos passam pela mesma situação.

A queda de cabelo pode ser uma predisposição genética, passada para você pela sua mãe ou mesmo pelo seu pai.

Queda livre


O nosso cabelo é um autêntico reflexo da nossa vida e do ambiente onde vivemos e isso se vê em cada fio que tem na cabeça. A simples mudança de estação, uma alimentação menos equilibrada, um período de trabalho mais estressado, uma fase mais emocional, um problema de saúde, a tomar certos medicamentos ou a própria forma como tratamos (ou não) a cabeleira, é o suficiente para colocar o nosso cabelo em queda livre. Felizmente, encontrada a raiz do problema é resolvida ou ultrapassada a situação, o cabelo voltará, lentamente, ao seu estado normal entre três a seis meses.

Os principais sinais


Ao contrário dos homens (que desenvolvem “entradas” e ficam progressivamente mais carecas), a queda de cabelo numa mulher manifesta-se de outra forma – uma redução no volume e na densidade de cada fio. Terá que tratar seriamente esta questão quando: confrontada com excesso de cabelo na almofada, na toalha que usa para o secar e no seu pente ou escova; oleosidade, caspa ou coceiras crescentes; verifica zonas da cabeça (nomeadamente a parte frontal e superior) onde o cabelo se torna cada vez mais raro; os cabelos novos crescem mais finos do que os que caíram; passa os dedos pelo cabelo e o volume é muito menor do que era.

Casos temporários de queda de cabelo


Existem três fases na vida das mulheres que podem contribuir significativamente para a queda de cabelo, ainda que temporária. A primeira é quando se inicia a toma da pílula, isto devido à inevitável alteração dos níveis hormonais. Se a situação não estabilizar após alguns meses, fale com a sua médica e considere mudar de pílula ou de método anti-contraceptivo. A segunda verifica-se na fase do pós-parto e por uma razão muito simples. Durante a gravidez, o aumento dos hormônios dá um descanso ao cabelo, sendo que os fios que deviam cair e regenerarem-se não o fazem, até depois do parto. Ou seja, há uma acumulação de cabelo, que acaba caindo tudo ao mesmo tempo. A situação regulariza-se até ao máximo de seis meses depois de dar à luz. A terceira fase é quando a mulher vive a menopausa e é alva de uma nova e significativa alteração das hormônios.

Alimente o seu cabelo

Um cabelo forte e saudável terá, naturalmente, menos tendência para a queda, por isso, à hora das refeições escolha sempre alimentos ricos em zinco e proteínas (peixe, frango, peru, ovos, queijo, leite, banana); ferro (carne vermelha magra, frutos secos, brócolis, tofu, feijão de soja e ostras); beta caroteno (vegetais alaranjados como as cenouras e de folhas verde escura como as couves e os espinafres); e vitaminas do complexo B (cereais integrais, grãos, nozes, legumes).

Cuidados capilares


Trate o seu cabelo com muito carinho, o que quer dizer: o uso de um xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo, que deve ser massageado suavemente em cada lavagem; substitua os seus produtos capilares no início de cada nova estação; se possível, deixe o cabelo secar naturalmente, se não, utilize o secador na sua posição mais baixa; penteie-se apenas quando o cabelo estiver seco, trabalhar um cabelo molhado vai esticar e partir inúmeros fios; se quiser pintar ou fazer um tratamento químico, entregue-se nas mãos de um especialista, porque se forem mal executados, podem levar à quebra e consequentemente queda de cabelo.

Recorrer ao seu médico


Existem muitos tratamentos eficazes para a queda de cabelo, desde produtos capilares específicos a suplementos vitamínicos. No entanto, se o problema persistir, deve marcar uma consulta com o seu médico para averiguar se existem motivos de saúde por de trás da perda de tanto cabelo.

Disfarçar uma cabeleira rara


Enquanto realiza um tratamento adequado ou se o seu problema é genético e terá de aprender a viver com menos cabelo, existem vários truques que podem dar volume à sua cabeleira. Pode aplicar extensões (não servem apenas para fazer “crescer” o seu cabelo, servem para dar volume também!); pintar mais claro (se aplicar uma cor próxima do seu tom de pele, o seu cabelo vai “aumentar”!); corte em camadas (vai dar-lhe mais movimento e volume!) ou experimentar um corte curto (se estiver curto, ninguém vai reparar que está fino).


Sempre tem umas épocas que acontece isso comigo, e esse momento infelizmente está caindo, mas acho que já sei o motivo, fiz cirurgia grande, tive muito triste, e não tenho me alimentado direito, falta de apetite. Mas já tô fazendo um checape geral, e vou me tratar e tudo fica normal, e eu mais forte pra enfrentar mais coisas que vem por aí.




facebook Comentários
3 Blogger Comentários

3 comentários:

  1. :n uau amada estava precisando adorei as dicas..sofro muito com quedas de cabelos ..beijinhos

    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi amada,valeu muito este post,estou perdendo bastante cabelo,mas agora fiquei mais tranquilha,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  3. que post bem legal! apesar de não estar com uma queda importante de cabelos, achei muito interessante as dicas, principalmente em relação à alimentação! parabéns! Existem doenças como o hipotireoidismo que causam a queda também!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *