CoRaçãO BaKaNnA: Evite e Acabe com as Pontas Duplas
Image Map

Evite e Acabe com as Pontas Duplas

Oi! Meus Corações!!
Você realmente aproveitou tudo o que podia nesses meses de verão, foi à praia, à piscina, fez muita chapinha para a balada, passou longe do cabeleireiro e ainda deixou de lado os cuidados com os fios? Sua louca! Agora o resultado é pontas duplas, e agora o que fazer?


O fio de cabelo é uma haste proteica formada por queratina e melanina. Ele envelhece a partir da raiz em direção às pontas. Portanto, suas extremidades são a parte mais desgastada. Isso se dá por uma série de fatores, que os deixam cada vez mais frágeis. A queratina que protege a estrutura capilar diminui, especialmente na cutícula (parte externa). Sem essa proteção, o fio se abre, não apenas em duas, mas em várias partes.

Os culpados das pontas duplas:

  • SOL, MAR E PISCINA - Sal, cloro e raios UV são grandes responsáveis pelo ressecamento dos fios. 
  • ESCOVAÇÃO EM EXCESSO - Usar a escova muitas vezes, de maneira vigorosa, traciona os fios e os deixa fragilizados. 
  • SECADORES, CHAPINHAS E QUÍMICAS EM GERAL - Eles roubam a hidratação natural do cabelo. 
  • XAMPUS INADEQUADOS AO SEU TIPO DE CABELO - Se o seu é seco, por exemplo, evite limpá-lo com um xampu para oleosos, ou vice-versa. Assim, você não afeta a hidratação natural do cabelo. 
  • ENXAGUAR OS FIOS COM ÁGUA MUITO QUENTE - Ela também resseca e muito, deixando-os frágeis e quebradiços.
  • HIDRATAÇÃO - Esquecer ou simplesmente deixar de hidratar os cabelos é problema na certa.
  • QUÍMICA - deixam os fios ressecados e quebradiços, o que gera pontas duplas. Hidratação com queratina a cada 15 dias já ajuda bastante.

ACABANDO COM AS PONTAS DUPLAS - Aposte em produtos à base de silicone para “selar” as pontas. Sabe aquele reparador de pontas, ele ótimo. Mas essa selagem, no entanto, é temporária. Basta lavar o cabelo para seu efeito desaparecer, sim é tudo uma ilusão. Só há uma solução de finitiva: a tesoura! Isso mesmo, não há “cura” para as pontas duplas. Cortar, minha amiga. É o jeito. Quando você pega um fio de cabelo e ele parece mais uma espiga de milho, com o fio dividido em duas, três, quatro pontas… hora de passar a tesoura correndo, antes que o fio vá se partindo mais pra cima e seu cabelo fique ainda pior.

Quem está deixando o cabelo crescer pode apostar em reparações capilares com queratina ou ainda na cauterização, feita em salão, serve para acabar com pontas duplas, fios arrepiados (com aspecto palha) ou danificados por causa de químicas pesadas. Além disso, aplique produtos sem enxágue ao longo do dia, apenas nas pontas, em pequenas quantidades.

PREVENINDO AS PONTAS DUPLAS

Como maneira de prevenção, aposte em cuidados especiais, hidrate as madeixas semanalmente em casa e quinzenalmente no salão. Além disso, repare as pontinhas de três em três meses, cortando as pontas, no máximo. Mesmo que a pessoa cuide muito dos fios, eles não deixam de sofrer o efeito do envelhecimento e do desgaste natural. Sendo assim, o corte frequente é necessário para todas. Se a pessoa manter a saúde dos fios sob controle, certamente no período de três meses vai precisar aparar no máximo um centímetro do fio, sim, o corte é preciso.

- Durante a lavagem, não deixe cair água quente no couro cabeludo. Isso pode irritá-lo, gerar feridas, piorar a oleosidade do couro cabeludo e deixar os fios mais ressecados.

- Proteja as pontas dos cabelos com leave-in hidratante de preferência com FPS. O leave-in é um ótimo aliado contra o ressecamento das pontas. É bom usar sempre.

- Seque os cabelos com no mínimo 15 centímetros de distância entre o secador e os fios e procure passar um protetor térmico nos fios antes de secá-los.

- Lave os cabelos no mínimo em dias alternados, se tiver cabelos secos. Mas se forem oleosos temos a necessidade de lavar todo dia, sim, e isso evita o acúmulo de impurezas e mantém o fio sempre limpinho, além de evitar o ressecamento e crescimento dos mesmos. É mito que lavar todo dia faz mal, não faz mal não, lave sim todos os dias.

- Procure pentear seus cabelos começando pelas pontas e depois subindo, de preferência com um pente de madeira.

- Jamais prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos ou molhados, isso detona os fios.

- Se você faz chapinha, descolore, é adepta da escova progressiva, dos alisamentos e dos relaxamentos, e frequentemente tinge os fios, melhor cuidar melhor deles. Procure produtos específicos para cabelos quimicamente tratados e hidrate uma vez por semana.

- Mesmo que seu cabelo seja o que chamamos de “virgem”, não deixe de fazer hidratações em casa. Uma vez a cada quinze dias é suficiente.

VALE LEMBRAR - que cada pessoa nasce com um tipo de cabelo: alguns são mais sensíveis, outros mais resistentes. E é por isso que, para algumas mulheres, deixar o cabelo crescer não é problema, enquanto outras enfrentarão o incômodo das pontas duplas. O melhor a fazer é hidratar sempre seu cabelo, nunca descuidar.


Fica a dica! Gostou? Recomende e comente! [cool]






facebook Comentários
6 Blogger Comentários

6 comentários:

  1. Eu amei as dicas! Ja sofri muito com pontas duplas e conheço muito bem a cura! kkkk Cortei bem curtinho para poder começar a hidrata-los.
    Beijos Monnyii, arrasou no post!

    ResponderExcluir
  2. Otimo post! Otimas dicas. Com certeza vou colocar em pratica!.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, me amarrei nas dicas, valeu,boa semana, beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Ai...
    sempre que vejo sobre pontas duplas lembro da minha tragédia a uns 13 anos atrás:

    Eu, cabelão ondulado virgem e quase na cintura, que nunca tinha visto nada de tintura, descolorante etc, foi ao salão em um sábado. O cabelereiro me convenceu a fazer mechas. Tranquilo.
    Só que o cabelereiro passou descolorante e simplesmente esqueceu!!! Não fez teste de mecha nem nadaaaaaa. Meu cabelo é super fino, e eu não tinha esperiência para saber o que era certo e errado..
    Meu cabelo caia aos montes em casa e só a tesoura deu jeito..

    Tive que cortar no ombro!! Chorei horrores...

    Cuidem meninas!!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas Monnyii!
    Parabéns pelo post, super detalhado e com certeza tirou algumas dúvidas que sempre a gente tem :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dicas de cabelos são sempre boas!!Adoro!!

    Bjkas

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *