CoRaçãO BaKaNnA: Guardar sapato sujo, não rola
Image Map

Guardar sapato sujo, não rola

Oi! Meus Corações!!
Quando sujamos as roupas, colocamos na máquina de lavar e nosso problema está resolvido. E quando sapato está sujo, o que fazer? E se ele molhar, quando não pode?


Veja essas dicas para aumentar a vida útil dos seus calçados e mantê-los bem longe do mau cheiro e da sujeira.
  • É importante limpar os sapatos para evitar o acúmulo de bactérias e outros micro-organismos que podem causar mofo e chulé.
  • Retire o excesso de sujeira da sola com uma escovinha, e com uma esponja macia na parte superior. Depois, arremate com um pano seco de algodão, deixe na sombra e em local arejado. É importante manter escovas, panos e esponjas separados somente para esse fim.
  • Para evitar o mau cheiro, é importante retirar a umidade do sapato. Para isso, preenchê-lo com jornal ou papel absorvente e deixar de um dia para o outro.
  • Se aparecem manchas por causa da água, espere secar totalmente e somente depois esfregue um pano de lã. Caso o tecido seja camurça, escove delicadamente com uma lixa fininha, específica para esse material, mas sempre após estar completamente seco.
  • Se o sapato ficou rígido e áspero. Se o material é couro, aplique uma fina camada de vaselina ou faça uma mistura de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 50 ml de água, 1 colher (sopa) de sal de cozinha e aplique no avesso para amaciá-lo.
  • Evite expor seu calçado ao sol ou altas temperaturas, para secá-lo ou por qualquer outra razão. Além de ter alterada sua cor, ele perderá a maciez. Se o calçado estiver molhado, o sol é ainda mais perigoso. Deixe-o secar à sombra, em local bem ventilado.
  • Para manter o seu calçado com aparência de novinho, coloque dentro dele bolas de papel amassado sempre que dor guardá-lo.
Limpando sapatos de camurça - Para tirar sujeira de lama, use as costas de uma faca para limpar o excesso, depois limpe com uma escova, fazendo movimentos circulares o restante da sujeira. Pisões e amações devem ser limpos com esponja molhada e sabão. Para sujeiras difíceis de sair, use produtos apropriados para a camurça. Lembre-se de seguir à risca as indicações do fabricante. 

Sapatos de lona e tênis - Com os sapatos secos, escove o pó e a lama dos mesmos. Manchas devem ser lavadas à mão.

Limpando sapatos de couro - Estando limpos, você deve apenas passar uma escova no seu sapato. Caso ele esteja muito sujo, o ideal é lavá-lo usando um sabão especial para couro. Para engraxar use cera ou graxa da cor dos sapatos. Deve-se esfregar o produto usando um pano macio ou uma escova macia. Por fim passe um pano limpo.

Lembrando ainda que o couro é um material transpirante, ou seja, permite a passagem de um determinado percentual de umidade (produto não impermeável). Assim sendo, sempreque molharmos nosso calçado com água em abundância (em demasia), ou seja, imergi-lo em baldes, bacias ou mesmo em máquinas de lavar roupa, estaremos comprometendo e ou alterando a característica do couro. Isto fará com que o calçado fique entre outros, sem a sua cor original, iniciar processos de descolagem e deformação.

Para calçados em nobuck, camurça, tecidos, cordas e afins - Estando o calçado seco, sem umidade, passe uma escova para calçado e ou esponja (espuma) isto não irá danificá-lo. Fazendo movimentos circulares lentamente para remover a sujeira mais grossa primeiro e sucessivamente até remover toda a sujeira. Após, se seu calçado for em couro tipo napa, aplique sobre ele um creme próprio para calçado (lojas de calçados e afins). Nobuck e camurça são os tipos de couro que mais sofrem com a umidade. Como é difícil estar sempre evitando água, você pode comprar um produto impermeabilizante, que muitas lojas oferecem, em embalagens do tipo spray.

São várias dicas dos especialistas, eu sei, mas na verdade eu lavo com água e detergente de roupa pelo menos um mês de uso no caso do couro, vai pra água, mas se for tênis, lavo mais vezes, gosto de sapato cheiroso limpo e nunca fiz estragos nos sapatos, sempre duraram muito, até não ter mais solução. Com certeza se eu seguisse todas as dicas dos fabricantes duraria mais, ok! Mas quem aí segui tudo na risca, atire o sapato pro alto, kkkkkk, não vi ninguém, mas sou poucos que jogaram eu acho. Deixe no comentário se jogou ou não.

Eu não guardo sapato sujo de jeito nenhum, limpo sempre antes de guardar, é essa dica que deixo. Está com preguiça é melhor deixar o calçado em qualquer lugar arejado mas na sapateira limpa NÃO.


Gostou das dicas? Recomende e comente!





facebook Comentários
1 Blogger Comentários

Um comentário:

  1. Adorei as dicas!!!! Muito usuais!!!
    Bjs
    Tacyanne
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *