CoRaçãO BaKaNnA: O poder do Chá Mate
Image Map

O poder do Chá Mate

Oi! Meus Corações!!
Esta erva, conhecida como Ilex paraguariensis originária do Brasil, Argentina e Paraguai, sempre foi usada pelos índios, sendo difundida em todo o Brasil, onde sua forma de consumo muda em cada região.


Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, um estudo mostra que a ingestão de chá-mate retarda o envelhecimento celular. (evitando o envelhecimento das células). Ainda é cedo para afirmar qual substância específica da erva está por trás da ação pró-juventude. Por enquanto, a hipótese é de que o ácido clorogênico é o maior responsável pela façanha. É o principal antioxidante encontrado no mate. Além disso, sabe-se que este composto presente na planta é antioxidante e lhe dá a capacidade de proteger o organismo contra o surgimento de tumores. Pelo menos foi o que notaram os estudantes do curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, em Santa Catarina.

O nocaute no colesterol ruim não foi exatamente uma surpresa para o pessoal da UFSC. Em outra ocasião, eles mostraram que o mate é tiro e queda contra esse inimigo silencioso. Até agora, evidências levam a crer que as saponinas são as principais oponentes das moléculas gordurosas que entopem as artérias. "Trata-se de um grupo de fitoquímicos que rouba as gorduras e toxinas do nosso corpo, retirando-as do fígado e do sangue para serem eliminadas pela urina ou fezes".

A equipe Univali identificou uma tendência à perda de peso em relação ao grupo que não tomou mate. Ao que tudo indica, a substância amiga da silhueta é a cafeína, que aparece em níveis consideráveis na planta e possui ação lipolítica. Isto é: dá uma baita força à quebra daquelas gorduras teimosas, afinando a silhueta. A cafeína ativa o sistema nervoso central, devendo ser evitar tomar após as 17h para evitar insônia e também pode elevar a pressão arterial, devendo ser usada com cautela em indivíduos hipertensos, ok.

Ainda se observou uma queda nos níveis de glicose circulante, tendo este efeito sido comprovado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC. Muio bom pra ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue em diabéticos.

O ideal é consumir de 500 mililitros a 1 litro de chá-mate todo o dia. Beba o chá no café da manhã, no lanche da manhã, uma hora após o almoço e no lanche da tarde, sempre um copo grande e cheio. ATENÇÃO! Ingerir a bebida junto com a comida reduz a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo. Se sofrer de insônia, não tome o mate depois das 17h, pois a erva contém cafeína, um estimulante natural. Grávidas também devem evitar a bebida.

Atenção: tome o chá quente ou frio, desde que em até 24 horas. Depois, ele perde as propriedades.

Eu amo e bebo muito, todos os dias um litro e faz mesmo a diferença. Sinto meu corpo mais hidratado, menos inchado, é muito bom. Ah! Não vale tomar com açúcar ou adoçante o negócio pra dar efeito, o indicado é tomar natural, ok! Eu amo, não uso açúcar nem adoçante (odeio esses dois), gosto do gosto das coisas naturais. Fica a dica! E você toma chá mate?




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *