CoRaçãO BaKaNnA: Você sabe limpar a escova de cabelos?
Image Map

Você sabe limpar a escova de cabelos?

Oi! Meus Corações!!
Com o passar do tempo, as escovas acabam acumulando resíduos de cosméticos, células mortas, oleosidade e poeira, formando um ambiente que facilita o surgimento de ácaros, fungos e bactérias que podem ser transportados para os cabelos e afetar seriamente o couro cabeludo, dando origem à caspa ou outras doenças.

Mais do que uma questão de beleza, limpar as escovas de cabelo regularmente faz bem à sua saúde. Então confira estas dicas para saber como higienizar adequadamente suas escovas de maneira prática, rápida e eficiente.


Frequência da limpeza - Quando falamos em higienização de escovas, existe uma regrinha básica que, se devidamente seguida, facilita muito a limpeza desses acessórios: retirar os fios de cabelo sempre após o uso. Infelizmente, muitas mulheres ou homens têm o hábito de deixar que os fios se acumulem ao longo de vários dias na escova para então limpá-las de uma única vez. Além de errado, esse costume danifica o acessório e diminui sua durabilidade, já que os fios emaranhados forçam e enfraquecem as cerdas na hora da retirada. Sempre que pentear ou desembaraçar os cabelos, gentilmente, com as mãos ou com o auxílio de um pente, retire os poucos fios que ficarem depositados na escova e descarte-os. Uma vez por semana, lave suas escovas em água corrente e, a cada dois meses ou sempre que sentir necessidade, deixe-as de molho em água morna por alguns minutos.

É importante lembrar que cabeleireiros e outros profissionais de beleza precisam higienizar suas escovas com mais frequência, pois seu trabalho faz com que o acessório tenha contato com muitas pessoas, cabeças diferentes. Com a vantagem de que a limpeza regular contribui para a durabilidade e conservação das escovas, ou seja, mesmo com o uso intenso, os profissionais terão seus acessórios por mais tempo.

Como lavar as escovas de cabelo?

O primeiro passo da limpeza é eliminar todos os fios de cabelo que possam estar presos no acessório. Para facilitar esse processo, você pode utilizar um pente. O mais comum é que os dentes sejam utilizados para retirar os cabelos, mas essa prática pode acabar danificando o pente, então reserve um acessório somente para essa finalidade, pode ser um pente, mas use esse pente só para limpeza das escovas ou prefira limpar a sua escova com o cabo fino do pente.

Para a limpeza semanal, você vai precisar de uma esponja macia, sabão ou shampoo neutro e água corrente. Umedeça a esponja e passe uma pequena quantidade de sabão ou shampoo neutro. Coloque a escova sob a água corrente e esfregue-a gentilmente até eliminar todos os resíduos, tomando cuidado para não danificar as cerdas. Enxágue bem, elimine o excesso de água e deixe secar naturalmente.

Os especialistas alertam que acelerar a secagem das escovas com secadores de cabelo pode estragar os acessórios. O calor excessivo lançado diretamente sobre as cerdas diminuiu a vida útil das escovas.

Para a limpeza que deve ser feita a cada dois meses ou sempre que você notar que a escova está com uma grande quantidade de poeira e oleosidade acumuladas, você vai precisar de uma esponja macia, água sanitária ou sabão neutro, sabonete líquido e água quente. Escolha uma bacia que permita mergulhar completamente a escova, encha-a com água quente, pingue algumas gotinhas de água sanitária e coloque a escova. Adicione ainda uma colher de chá de sabonete líquido na água e deixe a escova repousar de molho de 15 a 30 minutos, dependendo da quantidade de sujeira que estiver impregnada no acessório. Essa é pra desintoxicar mesmo.

Após essa etapa, lave a escova seguindo os passos da limpeza semanal e deixe secar naturalmente. É importante que essa higienização completa seja feita com uma escova de cada vez para garantir a eficiência da limpeza. Sempre que for repetir o processo, elimine toda a água utilizada antes de lavar uma nova escova.

Escovas especiais, pedem cuidados especiais - As recomendações de limpeza descritas acima servem para escovas confeccionadas em madeira. Elas podem ser mergulhadas na água sem nenhum problema, pois seu material recebe um tratamento para suportar a umidade sem estragar o acessório. Mas existem tipos especiais de escovas que requerem cuidados diferenciados. É o caso das peças com detalhes metálicos, plásticos ou em porcelana. Saiba mais como higienizar cada uma delas:

Metálicas - As escovas metálicas não são resistentes à umidade, pois podem acabar oxidando e inutilizando o acessório. Então, para evitar a oxidação, redobre os cuidados na hora de higienizar suas escovas. Sempre que lavar os acessórios, procure minimizar o contato da peça com a água. Não se recomenda deixá-las de molho, por exemplo. Por isso, lave-as rapidamente e enxugue bem as escovas com um pano seco e limpo para retirar todos os rastros de água.

Porcelana - As escovas de porcelana são bastante delicadas e merecem mais atenção durante a limpeza. Com um algodão levemente umedecido, limpe toda a peça, especialmente entre as fileiras de cerdas. Se achar necessário, utilize uma pequena quantidade de sabão neutro para ajudar a eliminar a sujeira.

Plástico - As escovas almofadadas possuem partes confeccionadas em plástico que também não podem ser mergulhada na água. Para higienizá-las, esfregue as cerdas com o auxílio de uma escova de dente ou uma esponja macia umedecida com água e sabão neutro. Enxague cuidadosamente e deixe o acessório secar naturalmente.


Gostou das dicas? Sabe uma diferente? Conte!!!





Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *