CoRaçãO BaKaNnA: Como Domar o Frizz dos Cabelos
Image Map

Como Domar o Frizz dos Cabelos

Oi! Meus Corações!!
Se você convive com frizz nos cabelos no verão, é bem provável que a situação piore ainda mais no inverno. Além dos fatores nocivos do dia a dia, como: poluição, vento, sol, umidade é comum usar, nos dias frios, secadores e chapinhas, para secar o cabelo mais rápido, domar o fio. E sem falar dos banhos quentes e demorados, que além de ressecar a pele, ativa a oleosidade do couro cabeludo, e também resseca.  Mas, para conquistar seu liso perfeito, os fios arrepiados precisam sair de cena o quanto antes e os tratamentos devem entrar em ação. Apesar do inverno ter acabado e ter sido quente, a primavera começou fria aqui no Sul do Brasil, e os cuidados com os fios não param apesar das estações mudarem, ainda mais hoje em dia, o tempo está muito maluco. E os fios como ficam com tudo isso? Ficam em pé!


A estrutura que mais sofre é a cutícula, a camada mais superficial. Ela regula a entrada e saída de água da fibra capilar e oferece função de barreira contra agentes externos. Nos cabelos saudáveis, a cutícula apresenta um padrão regular, preservando as moléculas de água e proteínas, e mantendo o fio resistente, hidratado e com brilho. As madeixas danificadas exibem escamas abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. A superfície da célula se torna rugosa e o fio fica poroso. O resultado disso tudo é cabelo opaco, frágil, com pontas que se separam em partes (a famosa ponta dupla) ou que se quebram facilmente. Como a cutícula está prejudicada, sujeira e resíduos podem se alojar entre as escamas. O problema que atinge qualquer tipo de cabelo, seja ele liso, cacheado ou crespo, basta estar com os fios ressecados e sem tratamento. Entendeu porque o quebradiço deixa o visual arrepiado?

COMO DOMAR O FRIZZ?

Hidrate bem os fios. Condicionadores e máscaras contêm compostos com a função de neutralizar as cargas negativas acumuladas, além de reduzir a eletrostática, o efeito anti-frizz melhora a penteabilidade e flexibilidade. Alguns bons ativos hidratantes: óleos de argan, de coco e de amêndoas doces, d-pantenol e manteiga de karité.

Vale recorrer a produtos com capacidade reconstrutora, que devolvem massa à fibra. Os fios alisados, descoloridos,....que passam por processos químicos sofrem muito. Lista de componentes com a função de reconstruir: colágeno, ceramidas, queratina, creatina, cisteína e sericina. 

Abuse de protetores térmicos, especialmente se for inevitável o uso de secador e chapinha. Nestes casos, aplique o leave-in termoativado, que oferece substâncias hidratantes ao serem aquecidas e formam uma película em volta do fio, protegendo-o.

A textura do fio faz toda a diferença. Para os bem rebeldes e secos, os produtos em creme são mais eficientes. Quem tem cabelo fino e sem forma pode se beneficiar dos finalizadores mais fluidos.

Essas foram algumas dicas para você domar os seus fios, nesses dias malucos do dia a dia e do tempo, clima do ar. Gostou? Conte!






Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *