CoRaçãO BaKaNnA: Manchas Faciais, as Inimigas!
Image Map

Manchas Faciais, as Inimigas!

Oi! Meus Corações!!
Nem sempre as rugas e a flacidez são os primeiros sinais que geram incômodo com relação à aparência do rosto. Os distúrbios da pigmentação, como manchas e sinais de acne, lideram as queixas nos consultórios dermatológicos. As causas desse drama são as mais variadas. Podem ser por cicatrizes de acne, excesso de sol, manchas de gravidez, fatores genéticos e hormonais e até depilação. Estas agressões dão início a um processo inflamatório que altera a produção de melanina, ela é responsável pela pigmentação da pele, que quando alterada pode resultar na formação de manchas, claras ou escuras. Aproximadamente até os 25 anos de idade, existe maior homogeneidade da distribuição dos melanócitos  responsáveis pela produção do pigmento na pele. Depois disso, a cor do rosto começa a ficar irregular.


O nível em que a melanina fica desregulada, dimensiona o estrago na pele, que determina o sucesso de um tratamento. O que vai definir a dificuldade de tratar uma mancha é a sua causa, não sua cor. Manchas claras ou escuras podem ser fáceis e difíceis de tratar. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento é fundamental fazer um diagnóstico preciso com um dermatologista, para, assim, garantir que seja adequado e eficaz.

Mesmo que uma pessoa não tenha sido exposta aos fatores de risco, isto é, não tenha acne, nunca ficou grávida, não tem herança genética, nem disfunção hormonal, ela não consegue escapar de um elemento agravante: o sol, que atinge a todos, indiscriminadamente. Por isso o protetor solar é fundamental para prevenir e amenizar as manchas de pele, mas ainda assim não é 100% eficaz, pois não impede completamente a passagem da radiação. O sol tem efeito cumulativo sobre a pele, muitas manchas são causadas pela exposição solar repetitiva, de longo prazo.

Dependendo dos tipos de manchas, é possível fazer com que desapareçam, ou pelo menos, com que sejam atenuadas. Quanto mais cedo for adotado um mecanismo contra seu surgimento, melhores serão os resultados.

O tratamento deve ser feito de forma gradual. As manchas têm células de memória. Isso quer dizer que os tratamentos para clareá-las até funcionam, mas tendem a voltar. Quanto mais rápido o tratamento, mais rápido a mancha volta, portanto o clareamento deve ser progressivo e lento.

As manchas de pele são motivos frequentes de consultas dermatológicas. Elas podem surgir em várias partes do corpo em cores e formatos diferentes. Conheça os principais tipos de manchas e o tratamento mais adequado para cada uma delas.

Ptiríase Alba - São brancas, ásperas, arredondadas e, às vezes, coçam. Podem surgir nos braços, costas e face (locais mais frequentes). São causadas pelo ressecamento da pele. Atenção: não confunda com psoríase. Tratamento: É preciso recompor o manto hidrolipídico da pele, evitando o uso de sabonetes no local e empregando bons hidratantes à base de ácido lático, hialurônico ou ureia. Use água morna no banho.

Ptiríase Versicolor - São manchas brancas que, às vezes, agregam-se formando manchas maiores. Podem assumir, algumas vezes, uma cor acastanhada, daí o nome versicolor. Surgem com frequência no pescoço, tronco e face. É mais comum no verão. É contagiosa, e, por isso, o melhor é usar uma toalha para proteger a pele nas cadeiras de praia e piscina. Tratamento: É necessário usar antifungos sempre prescritos pelo médico.

Leucodermia Solar - São sardinhas brancas que atingem braços e pernas principalmente e são causadas pela exposição solar repetitiva ao longo de muitos anos. O sol tem efeito cumulativo sobre a pele que mancha com o tempo. Tratamento: A prevenção é o melhor deles, mas é possível tentar o nitrogênio líquido. O médico faz um teste prévio para avaliar a resposta do paciente, pois nem todos apresentam o mesmo resultado. Este tratamento deve ser feito após o verão.

Vitiligo - Manchas brancas nacaradas que podem surgir ao redor da boca, olhos e genitais. A causa é desconhecida e 30% dos casos têm predisposição familiar. Tratamento: É preciso avaliar a extensão das lesões para instituir o tratamento adequado. Consulte o dermatologista.

Melasma - São manchas acastanhadas que surgem na face. Frequente na gravidez (chamada de cloasma quando acomete somente as bochechas) e pelo uso de contraceptivos, mais comum entre as mulheres, mas os homens também são acometidos. Não há tratamento definitivo, mas tratá-las ajuda a suavizar a cor e manter uma aparência melhor. Tratamento: Clareadores e renovadores cutâneos são usados em concentrações que variam de acordo com o tipo de pele e sensibilidade. Os principais são a hidroquinona, ácido kógico e ácido fítico. Os peelings químicos são ótima associação para o tratamento, e a vitamina C usada diariamente sob o filtro solar, tem ação clareadora. Na praia, uso de chapéu com abas reforça a proteção do filtro solar (que sozinho não é suficiente).

Sardas - É o nome popular da melanose solar. Pode surgir por predisposição genética em indivíduos claros, mas na grande maioria dos casos ocorre por efeito cumulativo da radiação solar. Presente mais frequentemente na face, ombro e colo. Tratamento: O uso de filtro solar de amplo espectro impede que elas piorem. Para removê-las pode-se lançar mão de clareadores, peelings ou laser. O tratamento varia de acordo com o tipo de pele e a extensão das sardas.

Hiperpigmentação pós-inflamatória - Surgem manchas acastanhadas em pessoas de pele morena após picada de inseto, região onde o pelo encrava, após uma espinha e queimadura (de escapamento de moto, por exemplo). Tratamento: O melhor é prevenir para que não aconteça. No caso dos insetos, procure usar repelentes nas áreas expostas quando for à praia ou ao campo. Evitar coçar, espremer ou inventar tratamentos. O melhor remédio só poderá ser prescrito pelo dermatologista. Regra básica para todos os casos: uso de filtro solar diariamente.

Fitofotodermatite - Manchas marrons com fundo avermelhado que surgem na pele após contato com frutas como limão tahiti, figo, caju e plantas associadas à exposição ao sol. Dependendo do caso pode surgir até bolha. Tratamento: É recomendado o uso de filtro solar diariamente e uma pomada antialérgica prescrita pelo médico. De um modo geral, regride em 4 a 8 semanas sem deixar sequelas.

Veja a seguir os tratamentos mais eficazes para as manchas e outros sinais pontuais, como as cicatrizes de acne:

Luz Pulsada e Laser – Tem como alvo o pigmento da mancha, são bem específicos e seguros, pois não afetam a pele normal, sem manchas. A energia desses equipamentos, ao entrar em contato com o pigmento, promove sua explosão e posterior absorção pelo organismo. Deve ser feito por dermatologista, caso contrário há o risco de queimaduras, cicatrizes e piorar as manchas. De um modo geral, não precisa de recuperação em casa, o dia a dia segue normalmente. Nos casos mais graves, após o procedimento as manchas podem ficar um pouco mais escuras ou ocorrer a formação de casquinhas, mas depois de uma ou duas semanas a pele já estará recuperada.

Peeling Químico – Pode ser feito com diversas substâncias, dependendo da profundidade que se deseja atingir. O efeito principal é removeras camadas superficiais da pele, para assim eliminar as manchas. Além disso, também ajuda a reorganizar as camadas da pele, que podem se manter sem manchas. Os peelings superficiais promovem descamação fina, que dura em média dois dias e não é preciso ficar em casa nos dias que sucedem o procedimento. O peeling médio, que trata manchas mais profundas, remove uma camada mais espessa da pele, o que leva à formação de cascas escuras, que se soltam em uma semana. Nesse caso, é necessário ficar esses dias em casa, pois o aspecto da pele fica nesse período de recuperação fica feio e muito sensível.

Cremes clareadores, ácidos e protetor solar – Os cremes e os ácidos podem ser industrializados ou manipulados, são tópicos e devem ser usados em casa. O protetor solar é essencial para proteger a pele e prolongar os tratamentos feitos em consultório, pois filtra a passagem da radiação solar, que (ao contrário dos cremes) estimula a produção de melanina.

Não existe tratamento para manchas sem manutenção com cremes no dia a dia e, claro, distância de sol. Por isso a dupla cosmético clareador e protetor solar são indispensáveis. Vale destacar que a proteção solar não se limita ao uso de filtros solares. Daí a importância de usar chapéus e roupas adequadas para cobrir totalmente as áreas afetadas.

A prevenção ainda continua sendo a melhor alternativa para se garantir uma pele livre de manchas. Portanto, o uso diário de protetor solar, ainda que não haja exposição direta ao sol, é essencial. Se as manchas já apareceram, um especialista saberá o melhor tratamento para o tipo de problema.




facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. Amiga eu tenho melasma depois da gravidez do menino ficou bem pior, mas é aquilo, tem que usar creme pra "amenizar" e quando para elas voltam e não sai mesmo com laser o dermato explicou que com o tempo elas voltam... :/

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  2. nossa que legal super bacana a sua resenha bem explicada viu.... esta rolando mais um sorteio lá no blog
    Beijos e abraços
    http://www.estilopropriobysir.com/2012/11/sorteio-estilo-proprio-by-sir-vitrine.html

    ResponderExcluir
  3. Ah como eu amo ler seus posts, porque são sempre bem explicativos e completos!
    Alguns eu já conhecia e outros ainda não, adorei saber!

    Tem que se cuidar mesmo não é!! É a melhor forma...

    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Seus posts são sempre completíssimos. Parabéns! :)
    Beijos, beijos.

    Visite: Querida G.A.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *