CoRaçãO BaKaNnA: Aprenda usar os Finalizadores
Image Map

Aprenda usar os Finalizadores

Oi! Meus Corações!!
Para quem adora mudar constantemente o cabelo, mas não quer nem pensar na possibilidade de passar química ou tesoura nele, os finalizadores são uma excelente investida. Porém, na prática, a coisa não é tão simples assim. Muita gente deixa para usar mousse, pomada, sérum e companhia somente no salão porque não sabe manipular o produto sozinha, em casa.


Com funções variadas como dar brilho, proteger do calor do secador, definir cachos, fixar penteado ou estilizar os fios, os produtos finalizadores são chave para deixar os cabelos mais bonitos ou mesmo variar a aparência das madeixas. Veja a função de cada um, e quanto aplicar:

LEAVE - IN
  • Função: Esse creme sem enxague ganha em versatilidade. Isso porque ele hidrata, controla o volume, sela as cutículas do fio, elimina os arrepiados, facilita o desembarace, tira o amassado dos lisos causado pelo travesseiro, define as ondas e os cachos e melhora o aspecto das pontas espichadas. Há ainda versões com filtro solar, que ajudam a evitar que o cabelo perca o brilho e que o colorido desbote, e com ativos termoativados, que combatem os danos provocados pelo calor emitido pelo secador, pela chapinha e pelo babyliss.
  • Quanto aplicar: Distribua na palma o equivalente a uma moeda de 1 real de leave-in se o seu cabelo for longo, de 50 centavos se ele for médio e 10 centavos se ele for curto.
  • Como usar: No cabelo úmido, passe a mão lambuzada com o creme nas pontas e, depois, no comprimento, sem tocar a raiz. Na sequência, penteie os fios como de costume, se quiser amasse as pontas em direção à raiz, e deixe secar ao natural. Se quiser fazer uma escova, escolha um leave-in termoativado.

CREME OU FLUIDO TERMOATIVADO
  • Função: Como o próprio nome sugere, ele contém princípios ativos que são acionados com o calor do secador, da chapinha ou do babyliss. Essas substâncias não só formam uma película ao redor da fibra capilar, protegendo-a da alta temperatura, como fazem com que os aparelhos ou a escova deslizem com facilidade, sem arrebentar o fio.
  • Quanto aplicar: Se o produto for em creme, espalhe o equivalente a uma moeda de 1 real nas pontas e comprimento, ou dê entre seis ou oito borrifadas caso ele seja em spray.
  • Como usar: Aplique o cosmético sempre no cabelo úmido e, em seguida, comece a modelagem com o secador, a chapinha ou o babyliss.

CREME PARA PENTEAR
  • Função: Não se deixe enganar pelo nome, pois o produto vai muito além de facilitar o desembarace dos fios. Dependendo dos ativos que contém na fórmula, o creme para pentear tem o poder de, por exemplo, reparar o fio enfraquecido (para isso, deve ser elaborado com queratina) ou evitar que a coloração desbote, deixando o cabelo castanho avermelhado e o loiro amarelado (ação para o filtro solar).
  • Quanto aplicar: Quem tem cabelo fino ou crespo pode usar o equivalente a uma moeda de 10 centavos de creme ou de 1 real, se ele for volumoso ou longo.
  • Como usar: Espalhe o produto na palma das mãos e passe-as primeiro nas pontas e, depois, no comprimento, sem tocar a raiz. Na sequência, penteie ou amasse os fios e seque-os ao natural ou com secador.

GLOSS OU SÉRUM
  • Função: Por serem ricos em silicone, eles podem ser usados tanto para dar brilho imediato quanto disfarçar as pontas duplas, controlar o frizz ou impermeabilizar o cabelo, o que faz a escova durar mais tempo.
  • Quanto aplicar: Espalhe uma gota de gloss ou sérum nas mãos e esfregue uma na outra para aquecer o produto, o que facilita sua distribuição uniforme.
  • Como usar: Passe as mãos com os dedos abertos entre os fios, ‘penteando-os’. Comece sempre pelas pontas, depois vá para o comprimento e use o restinho que sobrou nas mãos para abaixar os arrepiados do topo da cabeça ou da franja. Se sentir necessidade de usar mais produto, repita o ritual.

ATIVADOR DE CACHOS
  • Função: Mais do que definir os cachos e as ondas, esse creme hidrata, ajuda a controlar o volume e o eriçado, facilita o desembarace e deixa o toque macio.
  • Quanto aplicar: Utilize o equivalente a uma moeda de 1 real.
  • Como usar: Distribua o ativador de cachos nas mãos e passe-as no cabelo úmido ou seco, sempre de baixo para cima. Deixe secar ao natural ou seque os fios no secador com difusor.

SPRAY DE BRILHO
  • Função: Seu papel é dar brilho instantâneo ao cabelo crespo, ondulado ou liso. Isso é possível porque o produto é elaborado com um tipo de silicone bastante leve, que envolve a camada externa do fio e facilita a reflexão da luz.
  • Quanto aplicar: Dê uma borrifada ao redor de toda a cabeça, inclusive na parte da frente, tomando o cuidado de não atingir os olhos.
  • Como usar: O spray deve ser usado nos fios secos e a cerca de 15 centímetros de distância da cabeça, para que não fique acumulado. Se quiser, pode reaplicá-lo quando sentir necessidade. Só não exagere para não pesar, ok?

POMADA
  • Função: Justamente por ser espessa, ela é usada para texturizar as mechas, valorizar as linhas do corte, eliminar o frizz e manter o liso bem retinho.
  • Quanto aplicar: Use o equivalente a uma moeda de 10 centavos.
  • Como usar: Coloque a pomada em uma palma, esfregue-a na outra mão e passe o produto com os dedos abertos, sem tocar a raiz. E comece sempre pelas pontas, depois siga para o comprimento e use apenas o restinho que sobrou nas mãos nos fios do topo da cabeça.

CERA
  • Função: Por ser leve, confere fixação suave e é boa pedida para valorizar a textura o cabelo e as linhas do corte, aumentar o brilho e prolongar o liso conquistado na base da escova ou da chapinha.
  • Quanto aplicar: Use o equivalente a uma moeda de 50 centavos.
  • Como usar: Aplique o produto numa mão, esfregue-a rapidamente na outra para aquecê-lo, e use a ponta dos dedos para distribuir a cera nas pontas e no comprimento.

MOUSSE
  • Função: Lance mão dele sempre que quiser texturizar os fios, fazer com que o liso conseguido na base da escova fique mais encorpado, definir os cachos e as ondas e aumentar ou diminuir o volume.
  • Quanto aplicar: Use o equivalente a uma ou duas bolas de tênis de mousse se o seu cabelo for longo, uma se ele for médio ou meia, se ele for curto.
  • Como usar: Espalhe o produto no comprimento e finalize como desejar, fazendo escova ou amassando as pontas em direção à raiz e deixando secar ao natural ou no secador com difusor.

SPRAY FIXADOR
  • Função: Com esse nome ele não poderia ter outra ação senão manter os fios (soltos ou presos) no lugar, fazendo o penteado durar a festa inteira.
  • Quanto aplicar: Dê uma borrifada em todo o cabelo.
  • Como usar: Aplique o produto depois de arrumar os fios, segurando a embalagem a cerca de 15 centímetros de distância da cabeça. Prefira o spray de fixação suave ou média, porque o forte deixa o cabelo muito duro. E se sentir necessidade, reaplique-o.

Ao entrar na onda dos finalizadores, é preciso também embarcar no uso do xampu antirresíduo. Aplicar o produto uma vez por semana ou a cada 15 dias ajuda a remover os acúmulos do mousse, da pomada e demais finalizadores, que podem deixar os fios pesados, sem brilho e sem balanço. Para a limpeza não deixar o cabelo ressecado ou com toque áspero, no lugar do condicionador aplique uma máscara hidratante.

E aí, amou as dicas?




facebook Comentários
3 Blogger Comentários

3 comentários:

  1. oi flor adorei vc participar do eu grupo eu não conhecia seu blog, então adorei essa postagem eu uso muita coisa nos belos aiaiaia só eu mesma
    amei as dicas bezossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    Eu sempre goto de mudar, mas sempre apanho um pouco na hora de usar principalmente o spray :)


    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. De todos esses o leave-in e o fluido termo ativado que mais usei.

    Mas usei muito creme para pentear e pomadas tmb.

    As pomadas tiram o volume do meu cabelo, que tenho muito.

    Amei as dicas como sempre... Bjoss

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *