CoRaçãO BaKaNnA: Bolsa Térmica - Usar Água Quente ou Fria?
Image Map

Bolsa Térmica - Usar Água Quente ou Fria?

Oi! Meus Corações!!
Quando sentimos dor a nossa primeira reação é querer extingui-la do nosso organismo, afinal sentir dor é incômodo e interfere diretamente nas nossas ações rotineiras. Porém não há como prever a dor, tão pouco como adivinhar que ela chegará, por isso nós já fomos pegos de surpresa inúmeras vezes. Bater a perna, braço, dedo, joelho ou dormir e acordar com aquela dor por causa de mau jeito, travesseiro alto demais ou baixo demais, colchão diferente, enfim, há muitos motivos pelos quais podemos ser surpreendidos pela dor.
Há muito tempo as bolsas de água são usadas para aliviar dores. A termoterapia tem como função principal a analgesia na região afetada. A sua aplicação pode aliviar de dores de dente e cabeça, cólicas, lesões musculares, portanto, é sempre bom ter uma em casa para emergências.
Devem ser aplicadas durante 20 a 30 minutos, mas nunca sobre a pele, pois podem causar vermelhidão e queimaduras. Use a bolsa envolta em uma toalha de tecido fino.

Qual é a temperatura adequada para cada problema?

Bolsa de Água Fria - É indicada para proporcionar o relaxamento muscular. Auxilia bastante nos casos de tensão, contraturas, rigidez articular ou até mesmo para driblar possíveis cãibras. Deve ser utilizada somente em casos em que não há inchaço na região afetada. É ideal para lesões musculares (contusões, distensões e entorses), febre, hematomas e dores de cabeça e de dente. Essa compressa de água fria serve, especialmente, para as primeiras 48h de uma pancada ou queda. Sua ação é anestésica e evita que o inchaço da região aumente.

Bolsa de Água Quente - Deve ser utilizada após a incidência de lesões musculares como distensões e traumas direto no músculo. Se aplicada até 48 horas após a lesão, diminui a dor, o risco de inflamação e a quantidade de sangue no local, evitando o inchaço. Compressa de água quente deve ser usada dois dias após distensões, contraturas e torcicolos. Ela também alivia dores na região lombar, cervical e dores causadas por hérnia de disco. Também é eficiente para dores de ouvido, estresse muscular, dores reumáticas e cólicas menstruais. A compressa quente serve para estimular a circulação sanguínea e relaxar a musculatura, o que também evita que a inflamação aconteça.

Há ainda a opção da alternância de compressas frias e quentes. Esta forma é usada em tratamentos pós-imobilização e pós-cirúrgicos. O processo de contraste, um choque nas temperaturas funciona como uma bomba que estimula a circulação de sangue, ajudando em casos de imobilização após uma cirurgia ortopédica, especialmente quando acontece em membros inferiores.

Eu uso muito essa técnica principalmente nas cólicas menstruais, pois é sofro de cólicas terríveis e a bolsa de água quente é um santo remédio, alivia a dor. E você usa ou já usou?




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Sim, já usei as duas...
    Tive cólica menstrual por muitos anos, aquelas de te deixar na cama e usava muito a quente, sei bem o que é isso.
    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que todo mês é diferente, pois tem mês que incho feito um balão, outro dói nariz, arcada dentária, dentes sensíveis, dor de cabeça, cólicas, febre,......ufa, é muita coisa de uma vez só.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *