CoRaçãO BaKaNnA: Melhor usar Pente ou Escova nos Cabelos?
Image Map

Melhor usar Pente ou Escova nos Cabelos?

Oi! Meus Corações!!
Se você vive se perguntando diante do espelho se deve usar pente ou escova, saiba que essa escolha é muito importante na hora de ajeitar os fios. Basicamente, a principal diferença de função entre escova e pente, é que a escova modela e o pente desembaraça.


As ESCOVAS, além de manter os cabelos penteados possuem outra função, que é a de manter as madeixas limpas. É, isso mesmo. Escovar os cabelos oxigena os fios e ativa a circulação no couro cabeludo, levando mais nutrientes para os cabelos. Também elimina resíduos como cremes e poluição. No entanto, deve ser feito sempre com os cabelos secos, do contrário quebra os fios. Sempre penteie as madeixas da raiz para as pontas, para não quebrar os fios.

Segundo especialistas, o que determina qual escova usar, é a espessura do fio, quanto mais grosso, maior deve ser o diâmetro da escova e o espaçamento das cerdas. Para evitar que o cabelo fique arrepiado, use uma escova com íons nas cerdas, pente ou escova de madeira, também são indicados, pois seu atrito com os fios não gera eletricidade. Além do formato da escova, as cerdas também tem diferentes funções, e podem ser sintéticas ou naturais, mas a maioria, cerca de 99% são de cerdas mistas: pelo de javali e nylon, já que o nylon é resistente ao calor; o pelo de javali elimina a eletricidade e distribui a oleosidade do cabelo até as pontas. Pra quem tem o couro cabeludo sensível, as indicadas são as almofadadas.

Mas existem muitos modelos de um e de outro no mercado. Para decidir qual o melhor para o seu caso, você precisa levar em conta o seu tipo de cabelo.

FORMATOTAMANHOMATERIALCERDASESPAÇAMENTO ENTRE AS CERDAS
Escovas redondas são para cachear ou ondular os fiosEscovas grandes alisam o cabeloEscovas de aço inox aquecem e alisam os cabelosNaturais, de crina ou pelos de cavalo, diminuem a eletricidade e não quebram os fios. As naturais de javali têm o pelo com escamas, que distribuem a oleosidade naturalCerdas espaçadas possibilitam a passagem do ar do secador, agilizando o tempo de secagem, deixando o cabelo mais solto, natural e com mais volume
Escovas retas servem para desembaraçar, alisar e controlar a eletricidadeEscovas pequenas são para cachear os fiosEscovas de cerâmica retêm o calor por mais tempo e facilitam a escovação e o cabo de madeira evita a condução da eletricidadeCerdas de plástico são ideais para fios crespos, cacheados e ondulados, porque realçam o volume. As de nylon sem bolinhas são para fios menos volumosos. Já as com bolinhas são para cabelos grossos e volumososO espaçamento entre as cerdas também agiliza o tempo de secagem, deixando o cabelo mais solto, natural e com mais volume
















Veja abaixo alguns modelos de escovas que você pode encontrar:

- Escovas de madeira são para quem tem cabelos mais finos.
- Escova tipo jacaré que tem as cerdas bem separadas deve ser usada para desembaraçar os cabelos mais crespos.
- Escovas com cerdas bem espaçadas devem ser usadas por pessoas com cabelos cacheados ou ondulados, mas quem tem esse tipo de cabelo deve evitar escovar os fios com frequência.
- Escovas com base de cerâmica e metal dão melhores resultados na escovação.
- Escovas térmicas absorvem mais a temperatura do secador e ajudam a alisar os fios.
- As escovas ovais são melhores para modelar os fios.
- As do tipo quadrada e retangular são mais indicadas para fazer penteados.
- As cerdas de nylon são mais resistentes e flexíveis.
- Escovas com cerdas de javali eliminam a eletricidade durante a escovação.
- As cerdas mistas (sintéticas e de javali) são perfeitas para distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo até os fios.
- Escovas de madeira são mais indicadas para abaixar os fios rebeldes e eriçados.
- As cerdas naturais são mais indicadas para alisar os cabelos crespos, uma vez que as sintéticas costumam quebrar esse tipo de fio.
- Modelo com íons de prata antibactericidas e anti-frizz. Ideal para alisar cabelos médios e longos. Sua base ventilada de alumínio deixa a escova mais leve, evitando o cansaço na sua utilização.
- Os modelos almofadados amortecem o atrito da escova com os fios, proporcionando uma agradável sensação na escovação.
- Ideal para alisar cabelos ondulados e crespos, essas escovas possuem base de cerâmica que retém o calor do secador por mais tempo. As cerdas são de pêlos de javali e possuem pinos ionizados com turmalina para neutralizar a eletricidade estática dos fios.

Quem gosta de domar os fios debaixo do secador deve apostar nas escovas redondas, que facilitam na hora de alisar as mechas. Quanto mais longo o cabelo, maior deve ser o diâmetro da escova. Hoje, existem modelos bem modernos com base de cerâmica, material que absorve o calor do secador e agiliza o processo de modelagem. Dê preferência aos tipos com cerdas mistas, que unem crina de cavalo ou pelo de javali e nylon. E escolha aqueles de cabo emborrachado, que ajudam a dar firmeza na hora de segurar e facilitam bastante no movimento de "estica e puxa".

Os PENTES têm o papel de desembaraçar os fios sem quebrá-los. Apesar de estarem cada vez mais modernos e funcionais, os pentes são indicados apenas para pentear os cabelos após a lavagem. Dê preferência aos pentes de madeira ou os ionizados, uma vez que amenizam a estática existente nos fios. Para quem tem cabelo ondulado ou crespo, as escovas devem ser evitadas e, nesse caso, os pentes são a melhor opção.

No caso dos pentes, a atenção vai para os dentes e o cabo do objeto. Pentes com dentes largos ou cerdas espaçadas são perfeitos para cabelos crespos, ondulados, cacheados ou repicados, porque soltam os fios e mantêm o volume. Já os com dentes estreitos são indicados para cabelos lisos ou curtos, pois alisam e desembaraçam mecha por mecha. Os modelos com dentes fino e cabo comprido são ideais para dividir mechas na hora de hidratar, tingir ou alisar.

Entre os pentes, são muitas as opções:

Fino: o pente fino pode ser usado para dividir mechas, para os processos de alisamento e coloração dos cabelos; ideal para espalhar produtos no cabelo.

Fino tipo Garfo: por ter dentes mais longos são indicados para desembaraçar fios sensíveis, ótimos para serem usados por quem tem cabelos crespos, uma vez que soltos dão forma aos cachos.

Dentes Largos: facilitam o desembaraço de qualquer tipo de cabelo; dê preferência aos de pontas arredondadas que não machucam o couro cabeludo, por terem dentes largos não danificam o fio; perfeito para desembaraçar cabelos molhados.

Madeira: os mais indicados para quem sofre com o frizz - os fios eriçados que dão um aspecto de desarrumação aos cabelos, pois neutralizam a estática dos fios, ajudando a diminuir o aspecto arrepiado.

Modelação: ou pente jacaré, tem um desembaraçador no cabo o que facilita nos trabalhos com penteado, escovação ou modelagem. É próprio para esse trabalho, pois possui dentes específicos.

Ionizados: não derretem nem se danificam com o calor das chapinhas, e ainda ajuda a eliminar o frizz por que sela as cutículas.

Essas são as diferenças entre esses dois acessórios, e mais algumas dicas. Gostou?





facebook Comentários
6 Blogger Comentários

6 comentários:

  1. Eu so uso pentes de madeira, diminuem o frizz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada situação eu uso o acessório apropriado, as vezes escova, outras pente.

      Excluir
  2. sou adepta da escova, adoroo.

    #RT Quero ganhar o kit da Phytomare q/ @anitamakingof está sorteando no blog Divã da Gata Borralheria http://goo.gl/QW6MQ

    ResponderExcluir
  3. Tou usando escova de cerda de javali da Wildgood que comprei online e ē super fantāstica!!! Meu cabelo jā nāo ē tāo oleoso como era dantes, pois tenho o cabelo muito fininho!! Eu recomendo todas as meninas a usarem uma escova de cerdas de javali no dia a dia!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *