CoRaçãO BaKaNnA: As mãos revelam sua idade...
Image Map

As mãos revelam sua idade...

Oi! Meus Corações!!
O rosto pode estar impecável, o corpo em forma, os cabelos sedosos e brilhantes, mas, e as mãos? Elas são capazes de trair até a mais vaidosa das mulheres. A mão é a parte do corpo em que é mais difícil disfarçar as marcas do tempo.

É por meio das mãos que conseguimos identificar com mais facilidade a idade das pessoas. Muita gente já frequentou clínicas de estética para cuidar do rosto, das coxas, do abdômen, da celulite, mas quase nunca se preocupa em cuidar das mãos. Ao menos não na mesma frequência que as outras partes do corpo. Assim como todas as áreas do corpo, as mãos precisam de cuidados especiais. Então, do mesmo jeito que passamos creme após o banho, massageamos todo o corpo, as mãos também precisam desta atenção para evitar o envelhecimento precoce, já que é por meio delas que apresentamos os primeiros sinais da idade.
Essa parte do corpo sofre mais a ação do tempo por alguns motivos, além de ter a tendência natural de perder gordura e elasticidade com o avanço da idade, fica extremamente exposta a agentes externos, tais como poeira e produtos químicos e é muitas vezes esquecida pelo dono(a) com os cuidados diários. A pele da mão tem pouca sustentação, porque os fibroblastos, que produzem colágeno, estão presentes em menor quantidade. De quebra, sofre o envelhecimento determinado pela idade e genética, e o extrínseco, por conta dos principais agressores externos, como sol, cigarro e agentes de limpeza. 

As manchinhas escuras, chamadas melanoses, são causadas pela exposição ao sol. Para evitá-las, é preciso passar o filtro solar de forma adequada. O importante é proteger a pele das radiações UVA e UVB, durante todo o dia, o filtro seja aplicado de duas em duas horas. Para aqueles que ficam em ambientes fechados, a indicação é de três vezes ao dia: pela manhã, na hora do almoço e no meio da tarde, parece muito, mas conte quantas vezes você lava as mãos por dia. O produto, mesmo à prova d' água, tende a ser eliminado.

É necessário que diariamente tenhamos uma rotina de cuidados com as mãos.
Confira abaixo algumas dicas:

- Utilizar sabonete de PH fisiológico na hora de lavar as mãos, para não ressecá-la. Essa informação pode ser encontrada no rótulo do produto.

- É preciso passar filtro solar diariamente nas mãos, com fator 30, no mínimo. Se for à praia ou piscina, opte pelo fator 60.

- Hidratar as mãos é imprescindível. Cremes à base de ureia, óleo de uva, e ácido glicólico são a grande salvação contra mãos ressecadas e sem vida.

- Utilize luvas quando fizer uso de produtos químicos e de limpeza.

- As pessoas que transpiram muito têm um risco maior de desenvolver patologias, então o cuidado é redobrado.

Para deixar suas mãos longe do envelhecimento precoce, experimente fazer esfoliações com cremes, uma vez por semana. 

Mas se o estrago já foi feito, há várias opções de tratamentos, veja alguns:

Para manchas - Geralmente, os dermatologistas recomendam cremes clareadores formulados com ácidos, como kójico, alfa arbutin e vitamina C. A utilização de ácidos deve ser muito cuidadosa, por isso, consultar um dermatologista é indispensável.

Falta de elasticidade - É possível combatê-la com a estimulação da produção de colágeno, por meio do peeling químico, por exemplo, promove a troca de células mais velhas por outras mais jovens e dá um aspecto mais viçoso à pele.

Veias saltadas e vasinhos - Para eliminar vasinhos mais superficiais, é possível usar o laser. Mãos com veias saltadas podem ter o aspecto melhorado com preenchimentos à base de ácido hialurônico ou hidroxiapatita, que devolvem a uniformidade à pele, com resultados que podem durar dois anos ou mais. O laser pode ser utilizado como um estimulante ao preenchimento da pele, por meio de uma reação natural.

Os peelings renovam a aparência da pele, mas devem ser usados com cuidado e com muita paciência por serem muito agressivos, a pele escama, fica vermelha e muito sensível  A escolha depende da avaliação dermatológica e, em todos os casos, deve-se evitar exposição solar nos dias seguintes ao tratamento. É preferível fazer mais vezes e menos fortes, tanto peelings quando aplicações de laser.

Os tratamentos podem contribuir para que o tônus das mãos volte, deixando-as mais bonitas, hidratadas e bem longe do envelhecimento. É importante consultar um especialista para que ele indique o tratamento mais adequado às reais necessidades de cada pessoa.
A boa notícia é que proteger a pele das mãos não é complicado. É apenas questão de hábito!




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *