CoRaçãO BaKaNnA: Como tingir o cabelo em casa?
Image Map

Como tingir o cabelo em casa?

Oi! Meus Corações!!
Quase 80% das mulheres tingem o cabelo em casa, segundo dados de um grande fabricante de tintura. Baixo custo, variedade de cores e a promessa de colorir e tratar os fios ao mesmo tempo são algumas das justificativas das brasileiras que optam por tingir seus próprios cabelos sozinha. Tem ainda a praticidade de uso, já que os kits vêm com o tubo de coloração e o frasco de creme revelador nas doses exatas para serem misturados; sem contar que alguns trazem ainda pente aplicador, luvas de plástico ou silicone e sachê de tratamento para aumentar a durabilidade da cor. Se você é uma delas, siga estas dicas para não errar na aplicação e tirar melhor proveito do produto.


Apesar de tantos benefícios, é bom lembrar que tinta não clareia tinta. E se insistir em usar uma coloração mais clara do que o seu tom atual, corre o risco de ficar com a raiz de uma cor e o comprimento de outra.

O primeiro passo é escolher uma coloração na tonalidade desejada. Uma boa dica para acertar a nuance, é eleger um tom mais claro que o que você quer usar. Isso porque nosso cabelo nunca é tão escuro quanto ele aparenta. Mais: se você não gostar do resultado, é mais fácil escurecer do que clarear.

Faça o teste de alergia cutânea - As colorações em caixinha podem provocar reação alérgica. Daí a importância de fazer a prova de toque 48 horas antes de cada utilização. Para isso, retire os brincos e passe o colorante atrás da orelha em uma área de um centímetro quadrado. Reaplique três vezes, deixando secar a cada intervalo. Se depois disso a pele da região não ficar vermelha nem coçar ou descamar, pode aplicar a química sem problema. Em tempo: o teste deve ser feito mesmo que você já tenha usado anteriormente a marca e também se fez tatuagem de hena preta em algum momento da vida, pois pode ter se tornado sensível à química sem saber. E não aplique a tintura se já apresentou alguma sensibilidade a ela ou está com o couro cabeludo irritado ou lesionado.

Calcule quantas caixinhas de coloração você vai precisar - O cálculo é feito de acordo com a espessura, a quantidade e o comprimento do cabelo. Para os finos, curtos ou médios, um kit é suficiente enquanto que para os longos, grossos ou volumosos são necessários de dois a três.

Tire a prova de que escolheu o tom certo - Lembre-se que os quadros impressos na caixinha mostrando três resultados de antes e depois do uso da coloração são apenas uma referência. Na dúvida se escolheu a cor certa, separe uma mecha de cabelo de espessura média da região da nuca e aplique a mistura, deixando agir pelo tempo estipulado na bula. Depois de enxaguar os fios, seque com secador para verificar se o tom é mesmo o que você deseja.

Evite manchas na pele - Para os pigmentos da tinta não penetrarem na pele é preciso criar uma barreira. Espalhar óleo de amêndoas ou de cravo, ou algum creme hidratante ao redor do rosto, na nuca e nas orelhas evita manchas, que demoram até dois dias para desaparecer, além de não interferir na ação da coloração nem irritar a pele.

Não lave a cabeça antes da aplicação, pois a oleosidade natural protege o couro cabeludo. Agora siga o passo a passo para uma tintura uniforme:

1. Passe a mistura no comprimento, massageando os fios como se estivesse aplicando xampu. Deixe a raiz (quatro dedos) por último. Se tiver muitos fios brancos comece por eles. Por não terem pigmento, a tinta demora mais a agir nos brancos, que geralmente estão localizados na parte da frente e nas laterais da cabeça. Se é retocar comece pela raiz. Se for mudar de cor, comece pelas pontas. Em cabelos virgens como o couro cabeludo é quente, a raiz pigmenta mais rápido do que o restante do cabelo. Daí a importância de passar a tinta primeiro nas pontas, depois no comprimento e, por último, na raiz.

2. Espere o tempo de ação recomendado pelo fabricante, nem mais nem menos. ATENÇÃO! Não abafe o cabelo enquanto a tinta age. Muita gente gosta de colocar touca plástica na cabeça para evitar que a coloração escorra. Não precisa, pois os produtos de hoje têm textura creme. Além disso, o calor provocado pela touca acelera a ação da química, aumentando as chances do cabelo manchar. Bom mesmo é deixar os fios ‘respirarem’, prendendo-os em coque com uma garra ou mantendo-os soltos, nesse caso, forre as costas com um tecido que possa manchar ou um plástico para não manchar a pele ou roupa.

3. Capriche no enxague, só pare de jogar água quando notar que ela sai cristalina do cabelo. Dessa forma, você evita manchas tanto nos fios quanto na toalha, na roupa e na pele.

4. Faça hidratação! Para recuperar os estragos feitos nos fios, e assim também a cor durará mais tempo. Pegue o creme que vem na caixa ou um pote de creme para hidratação. Deixe o tempo que diz o fabricante.

5. Enxague com a toalha, passe o leave-in, penteie e deixe secar naturalmente.

Pronto seus fios já estão coloridos, agora é só cuidar do tom com produtos específicos, para manter-los lindos,  com maciez, com brilho, hidratado, saudável e com a cor viva.

Curtiu as dicas? Compartilhe e comente! Tem alguma dica? Me conte!




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Nunca tingi meu cabelo, até porque só faço mechas e não consigo fazer em mim mesma!!! :p

    Mas sempre pinto o cabelo da minha mãe, as dicas vão ajudar!!

    Passa lá no blog! Tudo está novo, reforma geral!! :)

    http://frescurasessenciais.blogspot.com.br/

    Beijinhos!! :g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já colori meus fios, alguns anos atrás mas agora só faço algumas luzes para iluminar.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *