CoRaçãO BaKaNnA: Dicas para usar o Óleo de Argan nos Cabelos
Image Map

Dicas para usar o Óleo de Argan nos Cabelos

Oi! Meus Corações!!
A variedade de marcas de óleo de argan nas lojas de cosméticos está cada vez maior, e os preços também. Para fazer um litro de óleo são necessários cerca de 30 quilos de sementes originárias do Marrocos. Mas não é só a qualidade da matéria-prima e o transporte do produto até aqui que interferem no valor. O processo de cultivo da árvore (orgânico ou não), a extração e a manipulação do óleo também somam nessa conta. Outro aspecto relevante é a concentração de óleo de argan na fórmula. Um bom produto tem que ter pelo menos 10% do ativo, diz especialista. Mas nem todos os rótulos trazem essa informação. Cheque, então, se o ativo (escrito dessa forma: Argania Spinosa Kernel Oil) está entre as substâncias da composição. Se descobrir que ela também contém silicone, não se assuste. Ele é usado para diluir a matéria-prima, difícil de manipular em seu estado natural. O silicone possibilita que o produto seja usado antes do secador e da chapinha, pois forma um filme protetor que impede que o calor frite o cabelo, como aconteceria com o óleo puro.
Dica: Na hora de escolher, faça a prova da textura: coloque duas gotinhas em uma mão e esfregue na outra. O óleo não pode deixar a pele melada, tem que ser absorvido rapidamente.

Algumas formas de uso:
  • Aqueça 1 colher de sobremesa de óleo de argan no micro-ondas por cinco segundos e passe no cabelo, ainda secos, massageando mecha por mecha. Espere uma hora e lave o cabelo. O cabelo fica mais nutrido e bonito.
  • Nos fios molhados, aplique o xampu que usa no seu dia a dia, enxague e, em seguida, massageie o óleo levemente aquecido (em banho-maria ou no micro-ondas) nos fios. Repita a cada 15 dias. Depois, lave os fios normalmente. A aplicação frequente traz mais força e revitalização aos cabelos.
  • Lave os cabelos com seu o xampu preferido. Escolha uma máscara de tratamento para o seu tipo de cabelo e misture algumas gotas de óleo levemente aquecido (em banho-maria ou micro-ondas). Aplique nos fios e deixe por cinco à dez minutos. Enxague, seque e passe um leave-in, e penteie. Os fios ficarão mais nutridos e leves.
  • Depois da escova ou da chapinha, aplique o óleo puro nas pontas, como finalizador. Ele da maciez e elimina o frizz indesejável. 
  • Depois de enrolar os fios no babyliss, coloque uma gota do óleo de argan nas mãos e espalhe no cabelo, soltando os cachos, assim abaixa o frizz.
  • Use como finalizador, aplique de duas a cinco gotas (de acordo com o comprimento e o volume dos fios) no cabelo úmido e deixe secar naturalmente. Assim evita o frizz e o cabelo fica mais nutrido, com brilho.
  • Como reparador de pontas, coloque duas gotas na palma das mãos e esfregue uma na outra. Depois, aplique nas pontas, espalhando bem. Assim as pontas ficam livres de pontas duplas, e nutridas.
  • Para driblar os danos da coloração, coloque três gotas do óleo na mistura da tintura que será aplicada no cabelo.
  • Na hora de modelar os cachos, junte a quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos do seu creme para pentear com quatro ou cinco gotas de óleo de argan. Espalhe nos fios e retire o excesso de umidade com a toalha, amassando as mechas. Deixe secar naturalmente.
  • Antes do mar ou da piscina, aplique 1 colher de chá do óleo no cabelo seco antes de entrar na água para blindá-lo dos danos do sal e do cloro.
  • Para valorizar as luzes, passe 1 colher de sopa de óleo de argan nos fios antes de aplicar a química.
  • Óleo podem ser adicionado em alisamentos, pois facilitam a aplicação da mistura, fazendo com que o produto deslize com mais facilidade sobre o fio. Vale lembrar que eles não alteram o resultado do procedimento, pois sua ação se restringe à superfície da fibra capilar.
Devo usar nos fios secos ou úmidos?
Se o objetivo for regenerar a fibra capilar e revitalizar o couro cabeludo, recomenda-se o uso no cabelo úmido, com massagem. O resultado é brilho, disciplina, emoliência, reestruturação e controle do arrepiado. Se a aplicação for feita nos fios secos, a função será reparação das pontas. Eles ficarão luminosos e livres de frizz.

São tantas utilidades, não sei se esqueci alguma, se alguém souber mais alguma, me conte! Eu sinceramente amo óleo de argan, desde que usei a primeira vez, me apaixonei, meus fios até pedem por ele, rrsrssss, foi a melhor coisa que inventaram até o momento.




facebook Comentários
6 Blogger Comentários

6 comentários:

  1. Eu já testei um e não gostei do resultado, ficou oleoso... mas deve ter sido problema na qualidade do produto.

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade também conta pois se abusou um pouco o cabelo já pesa. Eu tenho de várias marcas e amo usar de tudo quanto é jeito. O bom é testar, e escolher um que seja mais natural, que não teja na fórmula parafina.

      Excluir
  2. Ótimas dicas!!Essa é um "santo remédio"!

    Bjos

    www.miinteressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Sim é uma ótima salvação para os cabelos.

      Excluir
  3. Tem que ser usado com moderação se não pesa mesmo nos fios.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesa sim se abusar na quantidade.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *