CoRaçãO BaKaNnA: Doar ou Desapegar faz bem, saiba mais:
Image Map

Doar ou Desapegar faz bem, saiba mais:

Oi! Meus Corações!!
Além de desentulhar o armário e beneficiar os outros, doar faz um bem danado à própria saúde do doador. Pesquisas feitas mostram que realizar boas ações estimula a região do cérebro que nos dá prazer, e tem mais, se for feita com frequência, essa atitude diminui o estresse e pode até melhorar o funcionamento do sistema nervoso e do coração, além de aumentar a expectativa de vida.


Se uma peça não combina com você, não tem porque mantê-la no armário. Eu sei como é, estava com um preço ótimo, na hora pareceu linda, mas ela simplesmente não combina com nenhuma roupa que você tem ou use. Nesses casos, vale a pena assumir a má compra e doar para alguém que possa aproveitá-la melhor. Se ela estiver nova, você pode até mesmo tentar vendê-la.

Se uma peça não serve mais em você, não há motivo para mantê-la. Talvez você guarde aquela calça jeans que servia quando você era adolescente porque ainda tem esperança de que volte a servir. Ok, é até saudável manter UMA peça nostálgica para servir de estímulo para emagrecer,  outra coisa é manter um guarda-roupa inteiro. Tenha somente peças que te sirvam, tá?

Como evitar compras desnecessárias:

- Compre quando estiver precisando de algo específico. Dessa forma, fica mais fácil comprar, pois você terá um foco e não gastará seu dinheiro com outra peça, ou pelo menos deixará essa iniciativa mais difícil.

- Quando precisar comprar, escolha peças de boa qualidade. Como você vai estar comprando menos, compensará o dinheiro investido.

- Não compre uma peça que servirá quando você “perder 3kg”. Compre somente roupas que sirvam perfeitamente.

- Com raríssimas exceções, evite comprar peças de roupa que sejam muito diferentes do que você usa no dia a dia. Mesmo que você queira mudar completamente o seu estilo, sempre é melhor ir com calma, mude devagar. 

- Compre peças com modelos ou estilo parecidos com as que você já tem e que sabem que vestem bem. Provável que, se você não tem um vestido cheio de babados, todo romântico, ele até fica legal no seu corpo mas não faz seu estilo, então não invente para não deixar a peça encostada depois.

- Compre peças de roupas que combinem com as suas. Uma boa regra ao pegar uma peça na loja é pensar se ela combina com pelo menos três peças do seu guarda-roupa. Se combinar, a compra vale a pena porque você sabe que terá como usar.

Quando passamos adiante coisas inúteis para a gente, que podem ser úteis para outras pessoas, compartilhamos um pedacinho do nosso mundo, e ajuda quem tem dificuldade financeira,  para se realizar. Faz a gente sair do próprio umbigo e olhar o mundo ao redor. Tem estímulo melhor para deixar a preguiça de lado do que esvaziar os armários e saber que alguém ficará quentinho, bem vestido, e muito feliz com suas peças. Doar é legal para você e para quem ganha.

A gente vive em uma cultura do desperdício que acaba prejudicando o meio ambiente. Ao doar tudo o que está em bom estado e sem uso, você evita que várias peças terminem no lixão. Se todo mundo adotasse essa ideia, nos aterros sanitários sobrariam apenas trapos, papéis rasgados e pedaços retorcidos de plástico. Ou seja, ali só haveria lixo mesmo.

Quanto menos pertences você acumula ao longo da vida, mais percebe que não depende tanto assim de coisas materiais para sobreviver! Doar ensina a valorizar outras coisas na vida e não só o material. Como o respeito pelo próximo.

COMO DOAR:
  • Procure instituições de caridade na sua cidade.
  • Se a sua cidade não tiver essas instituições, informe-se nas igrejas, que geralmente costumam recolher doações. Faça a doação pessoalmente e terá uma grande satisfação. Caso prefira, realize a doação através de campanhas e sem sair de casa (algum voluntário poderá retirar a doação). 
  • Se a peça for de marca reconhecida ou quase nova, você pode tentar vendê-la em um brechó ou pela internet. Geralmente as pessoas dão muito valor a "marca".
  • Organize um bazar com as suas amigas e incentive-as a desentulhar o guarda-roupa também.
  • Aproveite aquelas campanhas de farmácias, supermercados, bombeiros,... quando estiverem recolhendo doações de roupas, para doar a sua parte.
Você não precisa de drama, precisa de espaço. E outras pessoas precisam das roupas, sapatos,....que você não usa mais. Desapegue! Doe!



facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post, amei ler sobre o assunto :)
    Aqui em casa sempre doamos para o bazar beneficiente que a igreja faz :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisas que são difíceis de desapegar, mas faz um bem danado depois que a gente consegue.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *