CoRaçãO BaKaNnA: Dicas para manter a coluna saudável
Image Map

Dicas para manter a coluna saudável

Oi! Meus Corações!!
Pesquisas apontam que oito entre dez pessoas vão apresentar ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. Como prevenir é sempre o melhor remédio. Leia as dicas!



A coluna vertebral suporta o peso do corpo, contém e protege a medula espinhal que conduz todos os estímulos nervosos do cérebro para os membros superiores, tronco e membros inferiores, permitindo e controlando todas as funções músculo-esqueléticas, viscerais, do abdômen e estrutural do tórax (pulmão e coração). Qualquer doença que comprometa a coluna vertebral pode colocar em risco todas as estruturas e funções descritas. Na prática, os principais problemas da coluna vertebral são os degenerativos (desgastes) dos discos e articulações da coluna.

O que fazer e o que não fazer quando suas costas estiverem doendo? Além de fazer exercícios e movimentar-se corretamente, através de pequenos detalhes, pode-se evitar o stress e danos ao pescoço e à coluna. Veja o que fazer:

TRABALHO - Muitas vezes é a má postura que desencadeia a dor. Dê uma circulada ao longo do expediente ou alonga-se para mudar de posição, tirar a tensão e não sobrecarregar suas costas. Se não houver opção, sente direito, mantenha a coluna encostada na cadeira, os dois pés apoiados no chão, o monitor do computador na altura dos olhos, os ombros relaxados e os antebraços apoiados sobre a mesa ou no encosto da cadeira.

BOLSAS PESADAS - Bolsas muito pesadas também podem ser consideradas vilãs. As maxibolsas, bastante utilizadas nos últimos tempos, contribuem para o aparecimento frequente das dores, isso depende do peso que tiver levando. Carregar bolsas muito pesadas, sempre no mesmo ombro, ocasiona dores na lombar, nos ombros e no pescoço. Levar a bolsa no antebraço também gera um desequilíbrio na postura corporal, alterando seu eixo central. O certo é...Opte por bolsas que tenham uma alça longa e ajustável, na transversal. Isso facilita a distribuição de peso sobre os ombros. No caso de mochilas, carregue-as com as duas alças nas costas e prenda a cinta abdominal. Leve somente o necessário. O peso desses acessórios não deve ultrapassar 10% de sua massa corporal ou seja, se você pesa 60 quilos, não carregue mais do que 6 quilos.

DORMIR/LEVANTAR - Lembre-se que o colchão tem validade e o modelo deve respeitar o peso e a altura das usuários, não deve ser muito duro e nem muito macio, precisa estar no meio termo. Deite-se de lado, com uma perna sobre a outra ou de barriga para cima. Em ambos os casos você vai precisar de um rolinho (ou entre os joelhos ou abaixo deles). Deitada de lado com travesseiro em baixo da cabeça e um outro (fino) entre as pernas, para que, a permanência nesta não venha apresentar incomodo nos joelhos e para mante-lo no mesmo nível da bacia De barriga para cima com um travesseiro, que não force para cima sua cabeça, e com um outro travesseiro de baixo do joelho, na dobra. Nestas posições sua coluna, pescoço e joelhos ficarão em posição confortável, podendo descançá-los sem forçá-los. Na hora de acordar, aja com calma. Ao se levantar todos os dias, você já parou para pensar que poderá estar agredindo sua coluna. Você antes de levantar gira o corpo para o lado, depois coloca as pernas para fora da cama, apoiando-se nos braços e por último levanta-se. PARABÉNS porque é uma raridade as pessoas levantarem desta maneira correta. Para assistir à TV na cama, sente-se e apoie as costas na cabeceira.

LEVANTAR/EMPURRAR PESO - Deslocar objetos pesados. Empurrar é melhor do que puxar. Utilize os seus braços e pernas para iniciar o movimento. Caso o objeto a ser deslocada seja pesado, solicite sempre auxílio. Quando for levantar algum peso, aproxime-se ao máximo dele antes de pegá-lo. Não curve a coluna ao abaixar. Use os joelhos, que devem ser flexionados até a altura desejada.

EM CASA - Tendo em vista, que a nossa casa corresponde ao local onde relaxamos, física e emocionalmente, conseqüentemente descansamos também nossas posturas. Porém quase nunca estamos totalmente sem fazer nada, apenas relaxando, sempre existe algo para ser feito, como por exemplo as atividades realizadas dentro de casa. Você já observou alguma dor nas costas ou até mesmo no corpo todo após fazer um arrumação (arrastar um armário, esfregar ou varrer o chão, limpar suas janelas...) em sua casa? E quando se queixou da dor para alguém, este lhe respondeu que era a idade. Se isto aconteceu significa que você e uma pessoa normal, pois envelhecer e uma vontade de DEUS, mas não é normal sentir dores. Já parou para pensar que você embora tenha feito um bom trabalho dentro de casa, você poderá ter feito mal a sua coluna. Por estes e outros motivos que devemos constantemente preocupar-nos com nossa postura, mantendo-a sempre que possível ereta e realizando atividades ergonomicamente corretas.

VESTIR-SE - Procure se vestir sentado. Calçar meias e sapatos e mesmo vestir uma calça em pé, dobrando-se para a frente, pode causar dores nas costas e na região lombar devido à torção que a coluna precisa realizar, então sente-se.

FAÇA EXERCÍCIO - Exercite-se regularmente! E a hora de fazer o exercício físico para trabalhar todos os músculos, esticar, alongar, respirar, descansar nossa mente, de uma maneira natural…ficou sendo uma opção, um estilo de vida a ser readotado. Controle seu peso corporal. É essencial, pois, quilos adicionais sobrecarregam a sua coluna.

BEBA ÁGUA - É para lubrificar as articulações e manter os músculos viçosos, tomar em abundância aquele presente da Mãe Natureza, a água. Ao longo do dia a somatória é mais saúde. Só de levantar e ir tomar um copo d’água, ao invés de bebericar da sua garrafinha, já significa uma pequena quebra no trabalho, seja ele sentado, em pé ou carregando alguma coisa.

Enfim se cuide em tudo que fizer, no movimento, na postura, faça do melhor jeito possível, para não sobrecarregar nenhuma parte do corpo, e viva a saúde.




facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. Ótimas dicas. Só quem tem dor é que sabe. Passei por maus bocados e ainda sinto dores. Adorei a postagem.

    Bjks.

    http://rita-nailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, só quem já passou ou sofre do mau da dor, que sabe o quanto dói.

      Excluir
  2. Amei o texto! Isso mesmo, devemos tomar cuidados com nossa coluna.
    Eu por exemplo em frente ao computador as vezes fico com uma má postura!!
    E quando começa a doer, me conserto kkkk
    Bjoo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também relaxo as vezes na postura, aff que mal isso.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *