CoRaçãO BaKaNnA: Exercício Físico no Inverno
Image Map

Exercício Físico no Inverno

Oi!! Meus Corações!!
Sair da cama com aquele friozinho gostoso, pra não sair debaixo das cobertas, e ir para a academia não é tarefa nada fácil. Por isso, para muita gente, exercício físico é sinônimo de verão e calor. Mas essa não é a melhor opção. No inverno, os resultados dos exercícios são potencializados por mudanças no corpo geradas pelo frio. Essa época do ano pode ser uma forte aliada na hora de queimar gorduras e, além disso, ninguém quer começar tudo de novo quando chegar o verão, né? A melhor ideia para buscar o corpo perfeito é que a prática de atividade física seja sempre contínua.



Motivos para não desistir da academia no inverno. O inverno é um termogênico natural, o gasto calórico nos meses frios pode aumentar até 30%, uma vez que o corpo vai precisar queimar mais calorias para aumentar o seu próprio calor. Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem essa época para iniciar suas atividades físicas.

Alimentação no inverno é mais calórica, saladas e alimentos mais leves tem a cara do verão. É muito mais difícil manter uma alimentação saudável no inverno, quando a preferência é mesmo por comidas quentes e gordurosas. Para não acumular essa gordura toda é preciso se movimentar, certo? Se você conseguir manter a alimentação saudável e a prática de atividades físicas... melhor ainda!

Exercício físico te deixa mais disposta, depois que você conseguiu acordar cedo, praticou o exercício que mais gosta, é inegável que a sua disposição aumenta e fica muito mais fácil encarar as atividades do dia a dia mesmo nas horas mais frias! Menos problemas respiratórios, práticas desportivas com moderação e contínuas melhoram a imunidade e evitam doenças respiratórias típicas do inverno.

Atenção para a intensidade dos exercícios. Exercícios com intensidade leve a moderada, se durante o exercício você ainda sente frio, há um gasto energético maior. Exercícios de intensidade alta, nesse caso, a queima de carboidratos será elevada. Mas essa queima poderá criar um forte desejo de repor essas calorias. É preciso tomar cuidado para não comer de maneira exagerada, principalmente os alimentos muito calóricos. É importante nunca esquecer que a prática esportiva deve estar sempre associada à alimentação saudável para garantir perda de peso.

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a frequência, o volume e a intensidade da atividade física, que é de seu costume, não deve se alterar durante o inverno. Isso significa que você deve continuar praticando seus exercícios de costume de três a cinco vezes por semana. Que o exercício deve ocupar entre trinta minutos e uma hora (com exceção de atletas, em que o tempo da prática de atividade física é maior) e que nesse período de prática você deve manter a quantidade do exercício que costuma fazer no seu cotidiano.

As lesões chegam a ser até 30% mais frequentes. No frio a musculatura se torna menos elástica, e dessa forma uma distensão muscular é uma das lesões mais comuns. Alongando e aquecendo a musculatura, preparamos o corpo para uma melhor resposta ao movimento, diminuindo assim a probabilidade da lesão. Por isso no inverno, o aquecimento para começar o treino ganha ainda mais importância. Além de aumentar a temperatura corporal, ele lubrifica as articulações, o que ajuda a prevenir eventuais lesões. Uma excelente maneira de aquecer é combinar um alongamento dinâmico, que são movimentos corporais que exploram toda a amplitude articular, realizados de forma lenta e em diversos planos. Combine isso com o tradicional trabalho cardiovascular, na esteira ou bicicleta com intensidade leve a moderada, por 10 a 15 minutos.

Não deixe o inverno "levar" todo o trabalho do verão, alguns meses parada pode prejudicar todo o condicionamento físico conquistado. Cada vez que paramos a prática física, temos todos aqueles impactos do recomeço como: preguiça, dores musculares, risco de lesões, etc. Além disso, o ganho de peso pode significar um recomeço de sacrifícios dobrados, como uma dieta mais restrita.

Definição muscular leva tempo, quanto mais cedo você começar a malhar, mais rápido estará com o corpo que deseja exibir nas praias e piscinas durante o verão.

E aí ficou com vontade de sair correndo ou de ficar da cama?




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Ontem mesmo minha médica me deu uma bronca: esse colesterol aqui não está dos melhores, Dona Vanessa. Vá fazer exercício! rsrs
    Vamos lá então. Estou curtindo muito o seu blog. Bjo!

    Vanessa
    http://dicasobremaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk embora fazer exercício, então.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *