CoRaçãO BaKaNnA: Relaxamento X Progressiva
Image Map

Relaxamento X Progressiva

Oi! Meus Corações!!
Mesmo com todo o charme dos cabelos cacheados, a maioria das mulheres ainda prefere fios lisos, afirmando que dão menos trabalho para cuidar, e isso não é verdade, pois fios lisos também dão trabalho. Se você não foi agraciada com lisos perfeitos, os tratamentos químicos como: relaxamento e progressiva, estão aí para dar uma ajuda. Mas afinal, qual desses tratamentos agride menos os fios?


Os especialistas são unânimes, para quem alisa com frequência, o ideal é fazer hidratações periódicas. Reconstruções constantes, além da reposição de queratina e aminoácidos, também são necessárias.

Cada processo tem uma característica bem distinta com relação ao tratamento dado ao fio. Veja: 

O RELAXAMENTO é uma química de transformação do fio. Ele trata mais, tira o volume e acaba com o frizz. O relaxamento é um dos tratamentos que menos agride os cabelos. Com a maioria dos produtos a base de amônia, o mesmo usado para o alisamento, porém em menor concentração e tempo de fixação. O tratamento não alisa o cabelo totalmente, sua função é dar maleabilidade aos fios, reduzindo o volume e espaçando as ondas, por isso é indicado para cabelos não muito cacheados. Não se iluda, suas ondas ainda vão continuar ali, firmes e fortes. É um procedimento mais suave, que tem uma finalização mais natural, mas assim como o alisamento, penetra definitivamente nos fios, modificando a estrutura interna deles para sempre, não sendo possível retornar ao estado natural, a não ser cortando. O retoque também deverá ser feito apenas na parte crescida natural. 

Já a PROGRESSIVA é uma química de fechamento do fio temporário. Mas, danifica mais o fio em relação ao relaxamento. Se a intenção é ter aquele cabelo liso, o melhor tratamento é a escova progressiva. O procedimento ganhou este nome porque quanto mais é aplicado, mais os fios ficam finos, lisos e com menos volume. Seu efeito é temporário e vai saindo com as lavagens, porque não há nenhuma modificação na estrutura interna dos fios, o que ocorre é uma sedimentação de queratina por fora deles, que é fixada pelo formol, deixando os fios mais pesados e por conta disso, reduzindo o volume e as ondas. A reaplicação do produto é sempre no cabelo inteiro, por não haver diferença entre o crescimento da raiz e o restante dos fios, uma vez que ela sai do cabelo igualmente. É o único procedimento compatível com praticamente todas as outras químicas como tintura, descoloração, mechas, alisamento, definitiva e relaxamento. O ideal é que sejam feitas com intervalos mínimos de 2 meses entre as aplicações, mas cada caso é um caso, o cabelo deve ser avaliado por um profissional. Para voltar aos cabelos naturais, é só deixar de fazer progressiva e com o tempo os fios vão voltando a ser como eram.

Em cabelos virgens ou grossos, praticamente não faz nenhuma diferença em relação ao quesito "liso" pois nesses cabelos as escamas são bem seladas. Da melhor resultado em cabelos com químicas, justamente por estes já terem as escamas mais abertas e fissuras na estrutura capilar, facilitando a fixação da queratina da progressiva.

Qualquer um desses procedimentos pode garantir um aspecto de cabelos lisos quase naturais, mas o fato é que, com o tempo, a raiz começa a crescer, resultando num aspecto feio e de cabelo que precisa ser retocado. Se alisa, é porque tem química. Não existe mágica, infelizmente. Se existisse um alisador 100% natural e que não estragasse o cabelo, a pessoa que descobriu estaria milionária. E nesse cenário, eu acho que é melhor apostar nos procedimentos mais seguros, que não fazem mal a saúde.

Não faço nenhum dos dois procedimentos, tenho cabelos lisos e finos, eu quero mais volume! 




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Você pinta os cabelos? A tintura deixa os fios mais grossos e, automaticamente, com mais volume!

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tingi, mas não faço mais, só faço umas luzes nas pontas pra iluminar.
      Tingir não da volume não, é só uma ilusão de ótica.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *