CoRaçãO BaKaNnA: O Significado das Tarjas nos Medicamentos
Image Map

O Significado das Tarjas nos Medicamentos

Oi! Meus Corações!!
Sabe as tarjas vermelha e preta estampadas na embalagem dos medicamentos? Elas não estão lá pra embelezar a caixa não, cada faixa de cor diferente tem seu significado, para indicar a intensidade da ação da droga no organismo.



Os medicamentos possuem uma ampla ação e atuam em diversos sistemas no nosso organismo, desde os mais simples até os mais complexos. De qualquer forma provocam alterações no nosso organismo, portanto são classificados conforme o grau de risco que o seu uso pode oferecer à saúde do paciente.

Para esta classificação, foi adotado o critério de tarjas (faixas), que são facilmente identificadas nas embalagens dos medicamentos. Leia o significado:

TARJA PRETA - São os medicamentos que exercem ação sedativa ou que ativam o sistema nervoso central, portanto também fazem parte dos chamados psicotrópicos. Só podem ser vendidos com receituário especial de cor azul. Na tarja vem impresso "venda sob prescrição médica", o abuso deste medicamento pode causar dependência entre outros efeitos colaterais perigosos.

TARJA VERMELHA - Medicamentos que, em tese, necessitam da receita médica. Na tarja vermelha está impresso "venda sob prescrição médica". Estes medicamentos têm contra-indicações e podem provocar efeitos colaterais graves. Só que muitos deles são vendidos livremente. É o caso dos anticoncepcionais e hormônios de uso contínuo. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda coibir a venda sem prescrição, exigindo para valer a receita, que teria a validade de seis meses.

SEM TARJAS - Sua venda é livre. São medicamentos com poucos efeitos colaterais ou contra-indicações, desde que usados corretamente e sem abusos. Estes medicamentos dispensados sem a prescrição médica são utilizados para o tratamento de sintomas ou males menores, como: resfriados, azia, má digestão, dor de dente, pé de atleta e outros. É importante ressaltar que esses produtos estão isentos de prescrição médica, porque a instância sanitária reguladora federal considerou que suas características de toxicidade apontam para inocuidade ou são significativamente pequenas.

TARJA AMARELA - É utilizada para sinalizar que o medicamento é genérico, ou seja, possui as mesmas características (princípio ativo) de remédios mais caros (chamados remédios de referência) porém com preço inferior, a embalagem traz a letra G em formato grande e na cor preta. Outra característica desta embalagem é a inscrição Medicamento Genérico grafada em azul.

Todo remédio, até mesmo um analgésico comum, pode apresentar contraindicações e efeitos colaterais, dependendo da suscetibilidade individual. Daí a importância de evitar a automedicação, prática que faz do Brasil um dos campeões mundiais, melhor é o médico te receitar o remédio, menos riscos você corre.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *