CoRaçãO BaKaNnA: Conheça a Técnica do Co-Wash...
Image Map

Conheça a Técnica do Co-Wash...

Oi! Meus Corações!!
É possível lavar os fios sem usar xampu? Apesar do produto fazer parte do kit básico para limpar e tratar as madeixas, uma técnica vem chamando atenção por apostar apenas no condicionador como o coringa dos cuidados capilares. O co-wash, redução do termo "conditioner washing" ou "lavar com o condicionador", em português, evita o uso do xampu durante a limpeza.
Para evitar o ressecamento, o cabelo passa a ser "lavado" com o condicionador, e recebe xampu normal apenas em dias programados, para evitar que as madeixas acumulem restos de produtos em sua fibra capilar. No método tradicional, sempre utilizamos primeiro o xampu que retira impurezas como óleos, gorduras, silicones insolúveis, entre outros. Posteriormente aplicamos o condicionador para promover o desembaraço, maciez e repor ativos benéficos ao fio, de acordo com sua necessidade. Já no método co-wash, as impurezas são retiradas apenas por meio mecânico, ou seja, através da fricção dos dedos. O cabelo também se beneficia com o produto, pois devido ao seu pH, o condicionador mantém a cutícula selada, apenas limpando-o e tratando.

O co-wash é indicado principalmente para mulheres com cabelos crespos ou cacheados porque, costumam ser mais secos. Esses tipos de madeixa têm características que se beneficiam da técnica sem deixar os fios oleosos. O indicado para evitar o aspecto de fios pesados é usar condicionadores mais leves e sem muitos ativos hidratantes. No exterior, já existem produtos específicos para essa técnica. No Brasil, o ideal é apostar em condicionadores para cabelos oleosos e normais e que não contenham silicone, parafina ou petrolatos.

Quem tem fios muito finos ou lisos não consegue ter uma rotina de tratamento tão eficiente com esta técnica, já que esse tipo de cabelo não precisa de tanta hidratação e tratamentos para ficar saudável. Para quem deseja experimentar o co-wash, o ideal é avaliar o grau de ressecamento, a espessura dos fios e se é possível "lavar" as madeixas com condicionador sem ter como resultado fios oleosos e com aspecto sujo.

Como funciona na hora de lavar os cabelos?

A técnica é parecida com o ritual feito no banho. Com os fios molhados, aplique a quantidade ideal de condicionador para o cabelo, a que normalmente é utilizada para o xampu, passando o produto da raiz às pontas, com uma massagem suave. O procedimento deve ser intercalado com a lavagem normal de acordo com a necessidade do cabelo. Para montar o calendário do co-wash, avalie a necessidade do cabelo e teste os períodos que o cabelo consegue ficar hidratado sem o aspecto de sujo ou pesado. A rotina de cuidado com o co-wash vem das experiências com o próprio cabelo, mas que, em caso de dúvida, é necessário uma indicação personalizada, o melhor é procurar sempre pela orientação de um profissional.

O maior problema com a técnica é a eliminação de substâncias como silicones e petrolatos, presentes em muitos produtos de tratamento, que não são solúveis na água e que só saem do cabelo com a ajuda de ativos detergentes, como os presente nos xampus. A técnica ainda pode afetar o aspecto dos fios porque ao ao usar o condicionador, a raiz ficaria oleosa pelo excesso de ativos hidratantes do produto. Na teoria, a prática deixaria os fios pesados, com aspecto sujo. Eu não aconselharia, mas muitas mulheres adotaram essa técnica, então pode ser que alguns tipos de cabelo reajam de formas diferentes.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *