CoRaçãO BaKaNnA: Dicas para tratar Lábios Secos/Ressecados...
Image Map

Dicas para tratar Lábios Secos/Ressecados...

Oi! Meus Corações!!
No inverno é a hora perfeita para exibir os casacos bonitos, botas, cachecóis... A moda agradece, mas a saúde nem tanto. Quem sofre muito é a pele, ainda mais a dos lábios, mais fina e exposta. A pele dos lábios é muito mais sensível e vulnerável às mudanças climáticas do que a pele do rosto, por isso merece atenção redobrada. O problema se agrava, já que o ar mais frio faz com que ressecam e rachem, arde e descame mais ainda.
Através dos lábios, perdemos até dez vezes mais umidade do que em qualquer outra parte do nosso corpo. E muitos fatores podem causar o ressecamento excessivo, como o vento, ar seco, frio, sol e até alergia a batom e gloss.

Se você acha que só recorrer aos hidratantes labiais já não tem ajudado muito, aqui vão dicas, para aliviar os sintomas e refazer a pele.

- Hidratantes labiais são importantes e não devem ser dispensados. Prefira os mais cremosos, feitos com manteigas. karité, cacau, lanolina, vitamina E e pantenol são ótimos ingredientes neste caso. Se não achar, procure os feitos à base de água. Vale usar creme de própolis ou bepantol são ótimos. Amo!

- CUIDADO! Não fique molhando os lábios com a língua. Num primeiro momento, alivia o ardor, mas logo depois resseca ainda mais. A saliva é ácida e tem enzimas digestivas que agridem os lábios.
 
- Nada de puxar as “pelinhas” que ficam soltando. Eu sei que incomoda e que dá uma vontade incontrolável de arrancar, mas isso irá causar uma ferida, que pode sangrar e, até mesmo, infeccionar ou desencadear herpes labial.

- Troque o creme dental. Um ou outro ingrediente mais ácido ou concentrado é capaz de irritar a boca. Os cremes dentais para clareamento, dentes sensíveis ou outros tratamentos costumam ser mais fortes. Por isso, prefira os comuns.

- Esqueça as frutas cítricas quando está rachado. Isso vale para balas e sucos também! Laranja, limão, acerola, morango, kiwi e outras podem irritar a pele rachada e descamar ainda mais essa região.

- Algumas borrifadas de Água Termal hidratam e cicatrizam.

- Lembre-se: beber água é fundamental para hidratar a pele.

- Embora possa parecer meio estranho, esfoliar ajuda a remover as células mortas e facilita a penetração dos hidratantes. O ideal é esfoliar uma vez por semana com um produto específico para os lábios. Pode ser feita também com uma escova de dente bem macia como as de bebê. Deve ser feita com movimentos circulares e suaves para não agredir essa pele tão sensível.

- As soluções caseiras também são aliadas no combate ao ressecamento dos lábios. Se sentir ardência, a sugestão é fazer uma compressa com chá de camomila gelado por dez minutos. "Outra dica é fazer uma mistura homogênea e pastosa de água mineral com amido de milho, aplicar nos lábios e deixar agir por 10 a 15 minutos. Além de hidratar e amaciar, acalma a região e ajuda a remover de modo delicado as peles que estão se soltando.

- Para uma máscara noturna altamente reparadora, espalhe nos lábios uma pomada hidratante com vitamina B5 e adicione uma gota de óleo de amêndoas. Basta massagear bem essa misturinha antes de dormir e deixar agir durante a noite toda. Ou use a pomada bepantol é maravilhosa.

OBS: Sempre que alguma lesão labial não melhorar em 3 dias, apresentar secreção, sangramento que não se resolve, inchaço, vermelhidão intensa ou qualquer outro sintoma persistente não usual, procure seu dermatologista para uma avaliação.





Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *