CoRaçãO BaKaNnA: Cauterização Capilar - O que é Isso? Como faz?
Image Map

Cauterização Capilar - O que é Isso? Como faz?

Oi! Meus Corações!!
A cauterização é uma reestruturação capilar. A cauterização ou plástica capilar, como também é chamada é um tratamento que faz a cicatrização das cutículas do cabelo através de hidratações com produtos especiais.

A principal função da cauterização é recuperar a elasticidade do cabelo, já que o tratamento age do córtex até as cutículas, por dentro do fio. Ou seja, a cauterização é uma hidratação profunda que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos.
A cauterização é recomendada para quaisquer tipos de cabelos, principalmente para fios muito danificados, ressecados, com pontas duplas, quebradiços, desidratados por tinturas ou por uso excessivo de secadores e escova definitiva.

A cauterização capilar tem como principal substância a utilização de queratina para repor os nutrientes perdidos com o passar do tempo. Por ser o componente essencial de cada fio de cabelo, a queratina age diretamente nele, repondo seus nutrientes e aminoácidos, deixando seu cabelo com aspecto totalmente rejuvenescedor.

Como é feita a cauterização capilar?

O tratamento de cauterização pode ser feito em salão de beleza ou em casa. Para obter um resultado mais eficiente, principalmente em cabelos mais ressecados, o ideal é que seja feito por profissionais em salão. Para manter os cabelos sempre hidratados, o procedimento pode ser feito em casa com kits de cauterização disponíveis no mercado.

No salão, a cauterização é feita por etapas:

  • Os cabelos devem ser lavados duas vezes com xampu anti-resíduos para abrir as escamas e prepará-lo para a máscara de hidratação.

  • Antes de receber o creme, é importante secar com uma toalha para tirar o excesso de água.

  • Depois, os cabelos são separados em mechas para receber o creme reestruturador (reconstrutor) à base de colágeno. Deixe agir por 20 minutos e então enxague.

  • Após retirar todo produto, é aplicado um composto a base de queratina.

  • Assim que todo o cabelo receber a queratina, passa protetor térmico, novamente mechas serão separadas para serem secas com secador. Em seguida, passa-se a chapinha para a queratina penetrar nos fios com maior eficiência.

  • Para finalizar, os cabelos recebem óleo de silicone para abaixar ainda mais os fios, principalmente os fios novos.

Separe um xampu antirresíduos, queratina líquida, uma touca, um protetor térmico, secador e chapinha. Pulverize por toda a extensão dos fios, até as pontas, evitando apenas que vá parar queratina no couro cabeludo. Enfim siga as instruções conforme está na embalagem da sua queratina, e deixe o tempo certo, faça tudo certinho que terá bons resultados.
Dica! Faça SUAVES massagens nos fios, de cima para baixo, sempre na direção do crescimento dos cabelos. Não friccione em hipótese alguma em nenhuma das etapas. Aliás, não friccione NUNCA o seu cabelo.

Por quanto tempo dura o efeito? Em geral, uma boa cauterização mantém o resultado por cerca de 30 dias. Agora, se seu cabelo estiver muito danificado, pode ser preciso fazer uma a cada 15 dias até que ele fique saudável. No final das contas, com todo esse cuidado, você ganhará fios com brilho, porém com volume e frizz reduzidos. E que fique claro: a cauterização não alisa.

Vale lembrar que cada cabelo requer um tipo diferente de hidratação, pois cada tipo pode apresentar diferentes graus de ressecamento ou estrutura. O profissional deve analisar, e avaliar as necessidades do fio e determinar o método a ser usado. Recomendo fazer a primeira cauterização no salão, é essencial. O profissional pode de dar até umas dicas pra você. Legal, né?

Eu já fiz em casa e seguindo as instruções da super certo, e o resultado é ótimo. E vocês já fizeram?




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Adorei a dica.
    Não sei se meus cabelos
    estão precisando,mas é sempre bom
    saber dessas receitinhas.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *