CoRaçãO BaKaNnA: Como cuidar da Tatuagem...
Image Map

Como cuidar da Tatuagem...

Oi! Meus Corações!!
Tatuagem e sol não combinam. Além de queimar a pele, os raios solares agem sobre os pigmentos alterando o tom e o brilho das cores.
Cuidados específicos devem ser tomados com as tatuagens, especialmente nesta época do ano. Hidratação é fundamental, pois a pele ressecada gera descamação, prejudicando seu desenho. A fotoproteção também é essencial sempre, para que a tatuagem não desbote ou mude de cor (tons escuros tendem a ficar esverdeados com a exposição solar). Escolha um produto com fator de proteção (FPS) entre 50 e 100 e reaplique a cada duas horas.

Se for uma TATUAGEM NOVA, os cuidados devem ser redobrados. No primeiro mês, a pele ainda está se recuperando, portanto é preciso prestar atenção na higiene para evitar infecções e utilizar cremes cicatrizantes. O ideal é lavar apenas uma vez ao dia, utilizando apenas água e sabonete neutro. E evitar praia e piscina. A proteção contra o sol deve ser reforçada nesse período. Existem alguns produtos específicos para tatuagens, outros cuja consistência ajuda na hora da aplicação. Caso você entre no mar ou na piscina, certifique-se de que ele é resistente à água. De resto, é só curtição!

Qual o jeito certo de lavar a área tatuada nos primeiros dias?
Lavar com sabonete antisséptico e secar com papéis descartáveis. Nos primeiros 30 dias após a tatuagem pronta, o ideal é lavá-la com sabonete antisséptico de duas a três vezes ao dia, sem esfregá-la. Na hora de secar, use papéis descartáveis ou uma toalha de uso próprio, sempre com suavidade.

Existe algum produto que deve ser usado na tatuagem durante os primeiros dias para mantê-la por mais tempo?
Sim. Deve-se manter a tatuagem coberta por uma fina camada de pomada cicatrizante durante a primeira semana. É importante fazer uma camada fina, pois o excesso de pomada também pode prejudicar a tatuagem, que vai expelir tinta e comprometer o resultado final da arte.

A tatuagem, depois de feita, cria cascas?
Sim. É importante, inclusive, não coçá-las ou arrancá-las. A coceira faz parte do processo de cicatrização e retirar as cascas pode abrir portas para a entrada de bactérias. Recomenda-se, inclusive, o uso de filme PVC na área tatuada por um período de três a sete dias, trocando o filme a casa seis horas, para evitar a exposição a doenças e facilitar a cicatrização.

A pessoa recém tatuada pode entrar no mar ou piscina?
Não. Essa prática não é recomendada. A água do mar e de piscina podem ser veículos de infecções e micoses. Por isso, é bom evitar mergulhos, pelo menos nos primeiros 30 dias.

Durante a cicatrização, devemos evitar quais alimentos?
Alimentos gordurosos, como carne de porco e frituras. No período de cicatrização, que pode levar até três meses, a alimentação adequada se faz muito importante. Por isso, recomenda-se evitar o excesso de comida gordurosa, como carne de porco, frituras, chocolate, frutos do mar, comida japonesa e pimentas. A ingestão de alimentos gordurosos pode causar alergias no período de cicatrização, pois, em algumas pessoas, a pele pode adquirir um comportamento reativo.

Os pigmentos usados para fazer a tatuagem podem causar alergias?
Sim. A incidência de alergias é pouco comum, devido ao controle de qualidade rigoroso das tintas feito no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Porém, sempre pode haver a chance. Para garantir nenhuma reação, o tatuador pode recomendar uma visita ao médico para fazer um teste de alergia.

Qual cuidado deve ser tomado para manutenção da tatuagem após o período de cicatrização?
Uso de protetor solar e cremes hidratantes. Para a tatuagem ficar mais bonita por muito mais tempo é simples. Use cremes hidratantes regularmente e protetor solar sempre que expor a tatuagem ao sol.

Uma tatuagem bonita e bem cuidada chama a atenção das pessoas e revela aspectos importantes da sua personalidade. Cuide dela!



Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *