CoRaçãO BaKaNnA: Dicas para escolher seu Óculos de Sol ou Grau
Image Map

Dicas para escolher seu Óculos de Sol ou Grau

Oi! Meus Corações!!
Redondos, quadrados, estilo aviador ou borboleta, em massa ou armação fina, grandes, pequenos, em múltiplas cores, com ou sem aplicações, os óculos de sol fazem tão parte do guarda-roupa hoje, como os nossos jeans preferidos. Quando procurar os seus próximos sunglasses, há três regras de ouro a ter em conta: excelente proteção para os olhos, conforto e, claro, muito estilo!

Muito mais do que um acessório de moda, os óculos escuros existem para proteger os nossos olhos dos perigosos raios solares, tanto no Verão, como no Inverno (mesmo os dias mais frios podem ter uma luminosidade muito intensa!). Da mesma forma que protege a pele contra a intensidade do sol, deve proteger os olhos contra o envelhecimento prematuro, o câncer de pele e uma variedade de lesões ou doenças oculares. Existem 3 tipos de raios ultravioletas: UVA, UVB e UVC. São todos invisíveis e, enquanto o UVC é o menos preocupante (é absorvido pela camada do ozônio antes de afetar nós!), o UVA não lhe fica muito atrás (sendo atualmente alvo de vários estudos relativamente à sua perigosidade!). Resta a radiação UVB, a que queima a nossa pele quando estamos demasiado tempo exposto ao sol sem protecção, ou seja, a mais perigosa. Quando comprar óculos de sol, certifique-se que estes consigam bloquear, pelo menos, 70% da luz UVB e 60% da luz UVA. Para não correr riscos, uma proteção de 98% contra ambos os tipos de radiação será o ideal.

Os óculos tem o poder de mudar totalmente nosso rosto, a principal parte de nosso corpo e de nossa imagem. A armação certa pode ajudar a destacar alguns pontos da face, alargar ou afinar, enquanto a armação errada poderá deixá-la sem expressão ou até deformá-la. Por isso, cuidado ao comprar o óculos da moda ou levar sem provar, pois nem sempre aquele modelo “lindo”, que todos estão usando, combinará com você.

Rosto Oval - Se tem um rosto oval, pode considerar-se uma sortuda, porque, como tem uma cara simétrica, praticamente todos os estilos favorecem-lhe! Há apenas uma recomendação a fazer: não escolha modelos muito largos, porque podem sair fora do rosto, parecendo, obviamente, desadequados!

Rosto Redondo - Quem tem um rosto redondo, deve procurar óculos que dê a ilusão de uma cara mais fina e longa. Prefira armações da mesma largura da sua face ou maior (aqui é permitido que os óculos saiam fora do rosto!), com linhas retas e angulares, para um perfil mais elegante e suave. Esqueça os modelos redondos, porque redondo com redondo não combina!

Rosto Quadrado - Se tem um rosto quadrado, já dá nas vistas, por isso, os óculos que mais favorecem este tipo de cara são as armações curvilíneas, redondas ou ovais, assim como as lentes com corte de nylon (sem armação inferior) para suavizar e definir o rosto.

Rosto Retangular - Quem tem um rosto retangular pode optar por modelos redondos, os mais recomendados para equilibrar faces com queixos ou testas proeminentes.

Rosto Triangular - Se tem um rosto triangular, tem uma cara mais larga em baixo do que em cima. Para equilibrar, o ideal são óculos com uma armação superior estreita e lentes redondas ou ovais, caso do modelo aviador, que lhe vai assentar na perfeição!

Rosto Triangular Invertido - Se, ao contrário, tem um rosto triangular invertido, tem uma cara mais larga em cima do que em baixo. A harmonia é conseguida com uma armação que assente abaixo das têmporas, de preferência sem aros.

Rosto Diamante - Para quem tem um rosto em forma de diamante, as recomendações passam pelos estilos ovais ou sem aros, para emprestar largura acima das maçãs do rosto, complementando assim as bochechas mais salientes.

Para um look perfeito, escolha os óculos de sol (ou de grau, para pessoas que gostam de ousar) na cor que melhor combina com o seu tom de pele: se for morena, o preto, embora um favorito de sempre, pode conferir um ar muito pesado, ao contrário das armações metalizadas, douradas ou âmbares; se tiver uma pele clara, opte pelas armações azuis, verdes, em padrão de tartaruga ou leopardo; pode ganhar outra luminosidade com uns óculos beges, âmbares ou com um toque de rosa.

Relativamente à cor das lentes, engana-se se pensa que quanto mais escuras, mais protegem! Na realidade, são as lentes castanhas aquelas que permitem uma melhor qualidade de visão e de contraste entre a luminosidade e a escuridão. Já os óculos de grau não tem muita escolha nas lentes.

Dicas na horas de escolher um óculos:

  • Suas pupilas precisam estar bem centralizadas na armação.

  • O apoio do nariz deve se encaixar confortavelmente, sem apertar ou marcar.

  • As hastes não devem apertar as têmporas, apenas se encostar nelas, e devem ficar confortáveis e bem ajustadas atrás das orelhas, sem que os óculos fiquem apertados nem frouxos.

  • A armação deve acompanhar a sobrancelha. Não deixe espaços entre a parte superior dos óculos e a sobrancelha, nem deixe-a dentro da armação. No caso de óculos de sol, é possível esconder as sobrancelhas sem problemas.

  • A armação não deve se mover quando você sorrir. Faça o teste quando estiver experimentando os modelos.

  • Não escolha um óculos com pressa. Pesquise bastante para encontrar o que mais se harmoniza com seu rosto e não considere apenas as dicas de formato. Leve em conta as cores (pense nas roupas e acessórios que têm e se eles irão combinar), seu jeito de se vestir e ouse se quiser, lembrando sempre do conforto que os óculos devem proporcionar.

Acho muito lindo usar óculos de grau estilosos, pra quem precisa usar o óculos. E claro, óculos de sol para todos pois não pode faltar, protege os olhos.



facebook Comentários
8 Blogger Comentários

8 comentários:

  1. Adorei as dicas, os modelos dos óculos faz toda a diferença no rosto da pessoa, Simone tenha uma ótima semana beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Acho que sempre escolhi os meus da forma errada. Já vou escolher o meu!

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava querendo comprar mas não sabia o modelo ideal agora sim com essa dicar vai dar super certo obrigada Simone .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz, que as dicas tenham ajudado, espero que encontre seu óculos. HeHe!

      Excluir
  4. bem esclarecedor, todos nos deveriam estudar bastante nosso formato do rosto para não errar.
    Já vi muita gente ficar feia ao escolher suas armações, muda tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah muda muito, a armação certa faz a diferença pra melhor.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *