CoRaçãO BaKaNnA: História do Rímel (Máscara de Cílios)
Image Map

História do Rímel (Máscara de Cílios)

Oi! Meus Corações!!
Uma das melhores invenções de maquiagem foi sem dúvida a máscara de cílios, tão básico quanto um batom ou o pó é impossível imaginar qualquer make sem esse produto. Vamos conhecer um pouco da história.
Rímel ou Máscara de Cílios - é um cosmético usado para escurecer, clarear ou colorir os cílios, e também para engrossá-los, alongá-los e defini-los. O rímel é comercializado em três formas: líquido, em creme e em pasta. Vem também em muitas fórmulas, tonalidades e cores. O produto é disponibilizado em tubos com bastões de aplicação. Sua composição inclui um pigmento hidrofóbico, um agente espessante solúvel em água, uma resina para formação de película, um umectante e água. Os bastões de aplicação podem ser retos ou arqueados, para curvar os cílios, com cerdas finas ou grossas. Alguns bastões contém fibras de nylon ou de seda sintética para aumentar os cílios.

Para se ter uma ideia, os cílios começaram a ter importância lá no antigo Egito, época de Cleópatra. Ela pintava seus olhos com pó de khol para não olhar diretamente para o Deus Sol. Como quase todas as cinzas podiam fazer uma boa base de pigmento, eram usadas diversas receitas para fazer diferentes tipos de pinturas nos olhos. E para manter o produto nos olhos, os egípcios apostavam em uma mistura bem nojenta: cocô de crocodilo e mel.

Já para os antigos romanos os cílios eram importantes porque caso uma mulher praticasse sexo em excesso, seus cílios caiam. Então cílios bem grandes e pretinhos eram o sinal do valor de uma dama. Foi criado uma mistura de pétalas de rosa, cinza e fuligem.

O produto se popularizou tanto que no ano 900 D.C, um escritor persa conhecido como Ziryab abriu uma escola para ensinar como fazer e aplicar o rímel corretamente. Chegou no ano de 1500 e a igreja resolveu cortar o barato, impedindo o uso da máscara. Mas como toda regra está para ser quebrada, muitas mulheres continuaram a usar o produto que tinha na fórmula cascas de nozes trituradas. Em 1837 começou a Era Vitoriana e como todo mundo queria servir de musa para os pintores, elas acreditavam que se tivessem cílios longos e negros seriam as escolhidas. Porém o produto ainda era feito de cinzas.

O cosmético foi inventado por Eugene Rimmel, um talentoso perfumista francês, fundador da House of Rimmel, no século 19. O rímel moderno, por sua vez, foi criado em 1917 por um químico chamado T.L. Williams depois que sua irmã Maybel lhe pediu que criasse um produto fácil de usar. Este novo rímel foi feito misturando vaselina e pó de carvão. Ele fez tanto sucesso que Williams começou a vender seu novo produto pelo correio. Anos depois, sua pequena empresa, chamada Maybelline Company, se tornou uma das líderes na indústria de cosméticos .

O surgimento do tubo com bastão de aplicação o tornou ainda mais atrativo para o mercado do que a antiga pasta de rímel. Max Factor foi a primeira a utilizar esse tipo de recipiente para o cosmético. Essa mudança deu início aos produtos que estão disponíveis atualmente.

Algumas super dicas:

O rímel deve ser aplicado nos cílios, dos cantos interiores para os exteriores, podendo a aplicação ser em várias camadas, intensificando, assim, o seu efeito.

O aplicador deve ser mergulhado no produto e imediatamente passado nos cílios, como se os penteasse, do início de sua base até suas pontas, espalhando o produto de forma uniforme. O resultado são cílios mais sensuais e um olhar mais marcante.

O rímel deve ser RETIRADO com demaquilante apropriado após o uso, ok! Não durma com ele, tá?

Eu amo essa bela invenção, não saio sem ele, e você?


Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *