CoRaçãO BaKaNnA: Diferença entre Henna, Tonalizante, Tinta
Image Map

Diferença entre Henna, Tonalizante, Tinta

Oi! Meus Corações!!
Como queria saber a diferença entre esses três tipos de colorações, pesquisei bastante pra ver, o que eu achava sobre o assunto, e achei bastante coisa, achei bem interessante, e resolvi dividir o assunto com vocês.


TINTURAS em geral contêm uma substância chamada “Tioglicolato de amônia” que é chamada de amônia, essa substância tem como finalidade dilatar, isto é, abrir as cutículas do fio de cabelo é por isso a tintura tem o poder de clarear e colorir os cabelos. Por essa particularidade das tinturas, as cutículas após abertas, a coloração penetra na melanina do fio clareando (no caso das tintas claras) e ao mesmo tempo depositando a nova cor nos fios, isso mesmo a cor da tintura se fixa na melanina do cabelo, (por esse motivo que se passar todo mês tintura nas pontas,o mesmo desbota muito rápido, pois cada vez que você passa tintura nas pontas, mais melanina o cabelo perde). Por essa característica que é de extrema importância que se faça a neutralização desse processo químico através de produtos específicos, para que essas cutículas fechem novamente, mantendo os fios protegidos e assim os cabelos se manterão com brilho e a cor muito mais duradoura.

Temporária ou permanente? Coloração não é tudo igual! Existem dois tipos: temporária e permanente. As duas podem ser aplicadas em casa. A diferença está na fórmula: se contém ou não amônia e na quantidade de oxidantes. A embalagem não informa o tipo da coloração, quer dizer, algumas indicam se é permanente ou tonalizante, você precisa ler a fórmula pra saber.

COLORAÇÃO PERMANENTE - Contém água oxigenada e amônia, que conseguem penetrar na cutícula do fio e retirar uma boa parte dos pigmentos originais para depois fixar os corantes da nova cor. Elas modificam a estrutura capilar, por isso são as únicas que cobrem 100% os fios brancos. Também são boas opções para clarear, escurecer ou mudar radicalmente a cor dos cabelos. Outra vantagem é que mantém a nova nuance viva e brilhante por cerca de um mês.

O TONALIZANTE não tem o tioglicolato de amônia, isto é, não dilata as cutículas dos fios, não tem o poder de clarear os mesmos. O que acontece, é que o tonalizante envolve os fios pelo lado de fora das cutículas, é isso mesmo, ele “encapa” o cabelo com a nova cor. Aí você me pergunta! Então o tonalizante é mais suave para os fios, consequentemente é melhor? Depende do objetivo! Realmente o tonalizante é mais suave para os fios, mas no caso de clarear um cabelo "tonalizado" é bem mais difícil do que o "tingido" e esse é uns dos motivos que se deve analisar e algumas outras:

Se você quer escurecer o cabelo e não tem uma quantidade grande de brancos (abaixo de 20%), ou tem reflexo, luzes ou similares, o melhor é o tonalizante. Se quer clarear até cinco tons, deve ser usada a tintura.

Outra coisa a ser analisada e para isso você precisa do acompanhamento de um bom profissional, é a compatibilidade química. Por exemplo, se o cabelo tem algum tratamento forte como alisamento, relaxamento, escova definitiva (Alisamento japonês), permanente ou uma descoloração não muito intensa, precisa ser usado tonalizante, pois principalmente nos casos de alisamento e relaxamento com base de hidróxido de sódio, o tioglicolato de amônia é incompatível, e assim o risco de haver um corte químico (quebra) será muito grande, então nesse caso a melhor opção será o tonalizante.

Deve-se aplicar o tonalizante (no caso de retoque) somente na raiz, pois como ele encapa o fio, corre o risco de as pontas ficarem muito mais escuras que a o restante, pelo fato de ficarem camadas excessivas de tonalizante nos mesmos, deve ser passado na raiz e só no final do tempo massagear no máximo cinco minutos as pontas, isso a cada três ou quatro meses, quando isso não é respeitado, um tonalizante louro escuro pode carregar as pontas com um resultado castanho escuro ou preto pelo fato desse acumulo excessivo de tonalizante nas pontas.

A HENNA existe dois casos, as naturais sem componentes químicos, e as que contem metais em sua composição ( que é o caso também de algumas tintas e alisantes que tem escrito na embalagem “sem amônia”). No caso dos metais, este é incompatível com qualquer outra substância, isto é, quem passa esse tipo de substância fica condenado a não usar nem amônia nem sódio até o corte de toda a parte do fio que tem estes componentes (metais) tais como óxido de cobre ou de chumbo.
Ahhh, essas "tinturas sem amônia" com metais geralmente não se prepara com oxidante(água oxigenada cremosa) e sim com água quente.

A henna não contém amônia nem oxidantes, por isso a coloração dura pouco, já que o pigmento se deposita na cutícula dos fios. A duração é de 15 a 20 dias. Engana-se quem acha que ela não agride os cabelos: a henna deixa a fibra mais dura, menos maleável, facilitando a quebra.

CUIDADOS!

Todos os tipo de coloração deixam os fios mais sensíveis às agressões diárias, como sol, vento, secador e chapinha. Algumas tinturas já possuem ativos que tratam os cabelos ao mesmo tempo em que são tingidos, diminuindo os danos à saúde e beleza dos fios. Leia a caixinha da coloração para saber se o que ela oferece.

Você pode colorir as madeixas em casa mesmo, mas se estiver com alguma dúvida, procure um profissional colorista em um salão de sua confiança!




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *