2 Iogurte e seus poderes

Oi! Meus Corações!!
A rotina agitada e estressante das grandes cidades é capaz de produzir grande quantidade de cortizol, hormônio que é liberado pelo organismo em situações de ansiedade ou nervosismo. Em excesso, esta substância acaba destruindo as chamadas “bactérias do bem”, deixando o organismo suscetível a várias doenças. Sem elas, surge um grande desequilíbrio na ora intestinal e a capacidade do sistema imunológico abalada.

Entretanto, existe uma maneira fácil de devolver a saúde da ora intestinal e do sistema imunológico, basta acrescentar os alimentos probióticos (com micro-organismos vivos) na sua dieta. Eles estão presentes principalmente no iogurte e no leite fermentado e têm a capacidade de consumir a lactose (açúcar do leite) para ganhar energia. Nessa transformação, preservam a gordura, os minerais e as vitaminas, mas apresentam bem menos lactose. Eles também são os responsáveis por produzir as vitaminas do complexo B, como o ácido fólico e a vitamina B12, além dos ácidos graxos que umidifi  cam o bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes. As bactérias boas ainda reforçam as defesas do organismo, matando as células doentes que poderiam levar ao aparecimento de tumores. Com o intestino funcionando direitinho, os nutrientes são melhor absorvidos e o sistema imunológico trabalha bem.


Produtos com lactobacilos vivos são considerados funcionais porque protegem os receptores do intestino, evitando que as bactérias nocivas penetrem. Eles defendem a região das mais variadas doenças. Quando atingem o intestino, ainda encontram cerca de cem bilhões de inimigos que tentam atacar a nossa mucosa intestinal e causar diversos males. Podemos dizer que só são probióticos os iogurtes com micro-organismos que conseguem chegar em plena forma, prontos para combater e eliminar as bactérias nocivas que transitam pelo organismo. A diferença entre o iogurte e o leite fermentado é que no primeiro os lactobacilos são colocados no próprio leite, enquanto no outro são aplicados no soro do leite. Por isso a consistência é diferente!

Não é à toa que iogurte é um dos produtos que mais aparecem nas listas das dietas. Para se ter uma ideia, um recente estudo publicado pela Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriu que se você tomar cálcio (mineral presente em grande quantidade nesses alimentos) enriquecido com vitamina D (encontrada em alguns peixes e na gema) diminui o processo de estoque de gordura, ajudando a combater o ganho de peso e a obesidade. Eles agem no cortizol e atuam reduzindo a produção da gordura beta-3-adrenérgica, que dá origem à gordura localizada.

O ideal é que você consuma iogurte diariamente. Se for em jejum, melhor ainda. Assim as bactérias têm a chance de chegar sozinhas ao intestino, sem interferência de outras substâncias. Vencendo a competição, elas ativam o sistema imunológico, impedindo a entrada de micro-organismos doentes. Como algumas delas (as lactivas) são eliminadas pelas fezes, é preciso haver uma reposição diária, que pode ser feita ao consumir um pote de iogurte ou de leite fermentado. Mas lembre-se: é importante verificar o total de gorduras, açúcar e calorias. Não vale se encantar pela presença das superbactérias e se esquecer de preferir produtos magros. Afinal, ainda que os alimentos probióticos sejam o máximo, ninguém precisa acumular gordura com eles.

Qualquer iogurte, probiótico ou não, também é essencial para os ossos, para a contração muscular e para o bom funcionamento do sistema nervoso. Ingerir cerca de 1.200 miligramas de cálcio por dia ainda faz você evitar a osteoporose — doença que enfraquece os ossos. Ficar sem ele é meio caminho andado para a doença.

Faça em casa seu próprio iogurte - Basta colocar um litro de leite morno em uma jarra e acrescentar uma colher de sopa de coalho ou de iogurte natural. Misture bem, cubra com um pano e deixe agir por 12 horas fora da geladeira. Depois desse preparo você pode acrescentar uma fruta ou comer natural.

Como o lactobacilo transforma a lactose em ácido láctico, isso faz com que as pessoas sensíveis à lactose possam consumir um pote por dia. Já quem tem intolerância ou sofre com problemas gastrointestinais deve procurar um profissional antes. Como cada grama de creme de leite tem 9 calorias, contra 4 da mesma quantidade de iogurte, vale a pena fazer a substituição em algumas receitas. Abuse da sua criatividade. Bolos, massas de tortas e recheios ficam gostosos.

A essa altura, você já deve ter comprado a ideia de que consumir iogurte, é realmente saudável e vai colocá-lo na sua lista de compra do supermercado, não é mesmo? Mas não se engane, pois nem todo iogurte traz esse benefício de nutrir o organismo, prevenir e combater doenças. Veja alguns reconhecidos como probióticos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

> Lactobacillus acidophilus
> Lactobacillus casei shirota
> Lactobacillus casei variedade rhamnosus
> Lactobacillus casei variedade defensis
> Lactobacillus paracasei
> Lactococcus lactis
> Bifi dobacterium bifidum
> Bifi dobacterium animallis
> Bifi dobacterium longum
> Enterococcus faecium

Esses conselhos são feitos por vários especialistas no assunto (tirei de vários conselhos na net), e eu amei os conselhos, apesar de eu não ser muito amiga do iogurte (não só do iogurte mas de outros alimentos também) mas vou fazer um esforço maior pra encarar todo dia, gosto mais de iogurte de chocolate da Vigor, esse eu como todos os dias um potinho de manhã em jejum, já que não curto muito comer outras coisas, é uma das coisas que não enjoei ainda. Não estou grávida não, mas não sei que acontece comigo mas enjoo muito de comida boa, e das besteiras também. De um lado é bom pois mantenho meu peso mas para outro lado é ruim, pois não tenho aquele apetite de comer ou desejo (isso acontece raramente) de comer algo. Bem que eu queria sentir mais vontade de comer mas sou enjoada fazer o que? Já era enjoada antes mas depois desse acidente piorei, só o cheiro de comida já me dá ânsia, então cozinhar ou passar perto de uma cozinha nem pensar, isso é horrível, mas é verdade eu passo MAL mesmo.

Você é amigo do iogurte ou do leite fermentado?





2 comentários:

  1. Eu gosto muito de iogurte. De vez em quando faço este caseiro, mas acabo enjoando.

    Uma dica pra este iogurte caseiro ficar perfeito e colocar iogurte natural ou coalho quando estiver quase frio. Teste a temperatura separando uma pequena porção. Coloque o dedo e se resistir por um minuto sem queimar, claro, está no ponto para misturar o iogurte. Fica ótimo, bem cremosinho. Rsrsrsss.

    ResponderExcluir
  2. Oba!!!
    Eu amo iogurte,valeu o post.
    Bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir

Comentários!Eba! Adoro sua visita!!
Se você gostou ou não, deixe sua opinião ou dicas.
Juntos aprendemos muito mais, compartilhando experiências, dicas, resenhas,...e muito mais.
Beijos de Coração! E Volte Sempre que quiser!

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger