CoRaçãO BaKaNnA: Removedor de Esmalte - Qual é o Melhor?
Image Map

Removedor de Esmalte - Qual é o Melhor?

Oi! Meus Corações!!
Já faz bastante tempo que a cor do esmalte e a decoração das unhas ganharam papel de destaque no visual. As mulheres usam as unhas como um novo espaço para expressar seu estilo. Entretanto, um personagem fundamental na hora da manicure tem sido deixado de lado: o removedor de esmalte.


Quando ainda era conhecido apenas por acetona, o removedor chegou a ter sua venda proibida para menores de 18 anos, por conta dos efeitos alucinógenos provocados por sua inalação. Depois disso, ganhou nova roupagem e pode ser encontrado no mercado em sua tradicional versão líquida (com óleos hidratantes), lenço e caneta. Entretanto, a polêmica sobre o uso do produto ainda permanece.

De acordo com a dermatologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), qualquer removedor de esmalte possui solvente em sua fórmula e, por isso, vai ter algum tipo de prejuízo para unha. Quanto mais forte for o solvente, como é o caso da acetona, mais rápido será seu efeito de remoção do esmalte, ao mesmo tempo que sua ação danificadora na unha também é mais potente, explica. O problema mais comum causado nas unhas é a desidratação, mas podem ocorrer danos mais sérios, como inflamação da cutícula e surgimento de fungos. Não se deve fazer a unha mais do que uma vez por semana. Assim você evita a exposição às ações do solvente.

Já o farmacêutico especialista em cosmetologia, é mais radical. O ideal seria fazer as unhas apenas duas vezes por mês. Qualquer solvente pode causar dermatite e ele vai atacar a cutícula, explica. Retirar a cutícula é uma agressão à pele e a constante inalação dos removedores de esmalte é extremamente perigosa para saúde, afirma. Na hora de escolher o melhor produto, o farmacêutico recomenda optar pelos produtos mais caros. Empresas maiores e mais conhecidas tendem a usar matérias-primas de melhor qualidade.

A versão de lenços do removedor é a menos prejudicial. Eles tem uma textura levemente oleosa, que protege as unhas, possuem menor quantidade de solvente e são descartáveis. Todas as formas de removedores disponíveis no mercado, a menos vantajosa é a caneta. Acabam ficando resíduos entre uma vez e outra que você usa o produto e, quando a ponta da caneta é muito dura, agride a cutícula. Embora todos sejam removedores, suas novas versões possuem menor quantidade do solvente.

Muitas mulheres acham que têm alergia ao removedor, quando o problema está com o fixador de esmalte. Para quem tem alergia, é indicado usar esmaltes à base de água que, embora sejam mais saudáveis, demoram para secar e são mais caros.

DICAS PARA RETIRAR O ESMALTE SEM CAUSAR DANOS À UNHA

Jamais arranque o esmalte com o dente ou com a unha. Ao tirar o esmalte com força, você acaba retirando uma camada protetora da unha;
Procure tirar o esmalte antigo no dia anterior à sua visita na manicure. Após o uso do removedor, não esqueça de hidratar suas unhas;
Sempre que for usar acetona procure um produto que tenha óleo ou vitamina E em sua fórmula
Não economize na compra do removedor. Produtos mais caros ou mais renomeados costumam usar matérias-primas de melhor qualidade;
Uma vez por semana é o limite máximo para fazer as unhas. Desta forma, você evita dermatite e outras agressões à cutícula;

Quando aprendi a fazer as minhas unhas em casa não estava tão preocupada em qual marca de acetona usar. Usava a que tinha e às vezes pensava: “Nossa! Foi fácil tirar os restinhos hoje;” ou: “Puxa, porque fui pintar de vermelho, justo hoje esse esmalte insiste em não sair,.....etc. Desistia até de usar cores escuras.

Durante anos de testes, no assunto acetona/removedor, posso assumir com toda certeza que:
- não são todas que tem cheiro insuportável e poluem a casa toda;
- umas são como água: apenas vão poluir o ambiente e nada de tirar das unhas;
- umas deixam marcas brancas e deixam as unhas e os dedos totalmente ressecados;
- outras vão tirar com facilidade, sem grandes danos, a nossa saúde e das unhas;

A dica é testar, comprar uma marca, depois outra, e assim vai até achar alguma legal pra você.

Hoje em dia vejo que não era a culpa do esmalte escuro, que não queria sair, podia ser da acetona ou removedor, a culpa, ou dos dois. Aprendi também que removedor é muito melhor e menos agressivo para unha. Usando uma vez por semana as unhas ficam mais resistentes, bonitas. Apesar de eu gostar de trocar de esmalte, me policio pra não acontecer de trocar muito a cor, as vezes troco duas vezes por semana, mas procuro usar uma cor por semana. E você tem esse cuidado?




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. ótimas dicas sobre os removedores :DD

    Vamos ao São Paulo Fashion Week Juntas? Veja no blog como participar!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog

    ResponderExcluir
  2. Ah se eu morasse perto, eu iria hahaha.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *