CoRaçãO BaKaNnA: Cuide das suas Cutículas
Image Map

Cuide das suas Cutículas

Oi! Meus Corações!!
Elas não são inimigas, não! As cutículas não representam uma parte inútil da estrutura dos dedos. Ajudam a proteger as novas células de queratina de danos enquanto elas amadurecem e estendem o comprimento das unhas. A maneira pela qual a cutícula se sobrepõe, ajuda a selar a brecha entre a pele e as unhas. Sem essa vedação, os dedos ficariam mais suscetíveis a intrusões e subsequente infecção por vírus e bactérias.
 Removê-la completamente pode causar infecções e até distrofias, distorção no formato da unha. Portanto, está na hora de convencer a manicure, e botar na sua cabeça também: é melhor não tirá-las.


As cutículas (também conhecidas como eponíquios) se sobrepõem à lâmina ungueal na base da unha. À medida que as células que compõem a unha envelhecem, elas endurecem. Depois, são empurradas para fora, por sob a cutícula, e você pode ver as células mais velhas que compõem a porção visível das unhas.

A cutícula intacta, em sua forma natural não tem nenhum desnível em relação à unha e é reta, não é funda. A mulher que retira sempre a cutícula tem um “vão” entre a pele e a unha, a famosa “cutícula fundinha” que nada mais é a cova que se forma de tanta pele que se retira, a cada dia mais e mais. Pior que da diferença mesmo, vejo um pouquinho de diferença das minhas mãos para meus pés, nos pés não tiro a cutícula. O fato de se retirar as cutículas não é somente uma frase “retirar as cutículas faz mal”, é alertar para as mulheres e os homens que esse hábito tão comum no Brasil é proibido em países do primeiro mundo e ficar mexendo nas cutículas nada mais é do que ter uma inflamação crônica em seus dedos, para sempre.

O procedimento de empurrar e hidratar é o ideal para manter as unhas e cutículas saudáveis. No mercado existem vários produtos para diminuir e hidratar as cutículas. Aproveite alguns produtos hidratantes, que evitam que elas fiquem secas e cheias de pontinhas.

O ideal seria que a pele de proteção da unha nunca fosse cortada, somente hidratada. Só corte mesmo as cutículas em caso de unhas encravadas que podem causar uma inflamação mais séria no dedo. Ou quando tiver muito excesso de pele, até conseguir parar de vez. Para obter mãos lindas e tratadas, com cutículas saudáveis, veja o passo a passo:

1- Use esfoliante nas unhas, cuidadosamente massageando-as, para que as células mortas se desprendam. Após este procedimento, os dedos ficarão mais hidratados e sem nenhum fiapo de cutícula levantado;

2- Experimente polir suas unhas. Elas ficam lisinhas e o esmalte adere melhor à superfície. A lixa polidora remove saliências, dá polimento e brilho às unhas. O efeito é indicado também para homens que gostam de manter as unhas bem cuidadas, mas acham exagero passar base;

3- Empurre as cutículas, sem cortá-las, para que se condicionem a serem retraídas. Use o amolecedor de cutículas e uma espátula arredondada. Evite instrumentos afiados ou pontiagudos, que podem furar ou cortar a cutícula;

4- O último passo é massageá-las com uma cera nutritiva para unhas e cutículas.

Eu confesso estou tentando parar, mas tá difícil, sempre acabo tirando um excesso de cutícula, oh mania difícil! E você tira a cutícula ou hidrata?






Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *