CoRaçãO BaKaNnA: Como escolher os Sapatos!
Image Map

Como escolher os Sapatos!

Oi! Meus Corações!!
Objeto de desejo para umas, missão impossível para outras, escolher sapatos perfeitos é uma missão que todas já vivemos. Saiba que detalhes, além dos óbvios, deve prestar uma atenção particular para andar nas nuvens, em qualquer ocasião.


Segue algumas dicas, para você escolher seu sapato:

* Não há nada como chegar ao fim do dia, tirar os sapatos e por de molho os nossos pobres pezinhos! Quando isso acontece ( penso andar de havainas o resto da vida!), a culpa pode ser mesmo dos sapatos. Muitas vezes o barato sai caro e, no caso do calçado, o caro são as bolhas nos pés e muitas dores! Quando o calçado não apoia confortavelmente e adequadamente aos nossos pés, o corpo é que paga, neste caso as pernas, costas, ombros e pescoço, num esforço conjunto para equilibrar o corpo que está a ter um “dia não” nas “fundações”. Um sapato bom e de elevada qualidade não nos vai empurrar para uma vida de chinelo no dedo, é antes um mimo para os nossos pés, um mimo (se não um milagre!) para cada centímetro do nosso corpo!

* Viver em harmonia com a nossa sapateira começa numa escolha acertada. Claro que o estilo e a cor são o que nos seduzem primeiro, mas temos que olhar para além da beleza. Sempre que possível, escolha calçado em pele – a melhor matéria-prima a ser aplicada aos sapatos, o couro permite uma excelente circulação do ar, o que vai beneficiar os pés de várias maneiras: vão respirar melhor, o que significa menos probabilidades de suor, infecção e maus odores.

* Inspeccione os sapatos… literalmente! Se conseguir dobrar o sapato por completo, não é bom sinal – ele deve “ceder” um pouco, mas não virar o sapato “contorcionista”! A estrutra do próprio sapato não deve permitir que este se dobre para além da zona da bola do pé. Pressione a zona dos dedos do pé debaixo para cima – esta zona frontal deve ser bastante flexível para permitir um bom movimento dos dedos e bola do pé.

* Investigue com igual minúcia o interior dos sapatos (isto quer dizer com as mãos!) para assegurar que a sola interior é macia e forrada, ou seja, sem costuras fora do lugar ou recantos ásperos. Se for um sapato de cordão, este deve ter uma “língua” bem almofadada para quando apertar os cordões, não sentir os apertos no pé!

* Veja à lupa todas as costuras – estão alinhadas e costuradas uniformemente? A pele (couro) é macia? Agora vire o sapato ao contrário e esteja atenta à sua etiqueta (aquele autocolante transparente colado à sola) para ficar a saber se possui uma estrutura em aço e uma sola em couro, porque estas são as melhores apostas para pegadas firmes. O sapato está realmente bem acabado ou parece que vai começar a descolar no primeiro passeio?

* Se ainda não experimentou, então experimente e de preferência aos dois pés! Sabia que a melhor hora do dia para adquirir calçado é no final da tarde quando os pés já incharam tudo o que tinha para inchar? A vantagem? Um melhor ajustamento entre pé e sapato.

* Quando experimentar calçado, vá sempre preparada com as meias adequadas, ou seja, não vai experimentar uma bota de camurça sem meias?

* O conforto sente-se logo à primeira, o que quer dizer que se sentir algum aperto ou desconforto (por mais pequeno que seja!) não compre pensando que vão alargar! Um sapato de qualidade não alarga e para aquelas aí em casa com toneladas de sapatos arrumados nas suas caixinhas porque apertam, procure a salvação junto do seu fiel sapateiro que tem uma máquina de alargar sapatos ou faça um bazar com as amigas!

* A parte da frente do sapato deve ser suficientemente espaçoso para poder mexer comodamente os dedos dos pés – não quer estrangulá-los, nem estragar seu esmalte, né?

* O seu calcanhar deve encaixar confortavelmente no sapato e não sair do lugar com cada passo que dá – não são chinelos, são sapatos!

* O chamado “peito” do pé não deve ser, em nenhuma circunstância, maior do que o próprio sapato – o objetivo do calçado é acolher os pés e não vê-los a tentar fugir!

* Os nossos pés também alargam com a idade (é verdade, até os pés!), quando em dúvida, peça para ver o tamanho acima ou abaixo e compare. Por vezes, por ser um modelo diferente ou por ser sapatilhas em vez de sandálias, vamos automaticamente passar para outro número. Vai haver um par com o qual se sente muito melhor e assim está feita a escolha!

* Faça da sapataria (loja) uma verdadeira passarela e leve os seus futuros sapatos (ou não) para um test drive completo, avaliando o grau de conforto, apoio e estilo. Com todas estas preocupações na cabeça, não se esqueça de os admirar ao espelho para ter a certeza que são a sua cara!

* Se estiver à procura de uns saltos altos (com salto de 5 cm ou mais) para saídas ocasionais, vai ser um prazer. Não há sapato mais feminino, mais poderoso! Depois de encontrado o par perfeito vai querer andar com eles todos os dias – ESQUEÇA – ou então prepare-se para dores de pés e coluna diárias, para não falar em possíveis entorses e uma postura cada vez pior. São especiais, por isso, guarde-os para ocasiões especiais… não vão faltar com certeza!

* Para o dia a dia no escritório, opte por uns saltos médios, ou seja, até 2 cm, para uma elegância e conforto. Em alternativa aos saltos, temos ainda os sapatos com anabela (que voltaram ao top das tendências) e que, apesar de emprestarem uma maior estabilidade ao tornozelo, mantêm o pé numa posição de esforço. Não são aconselhados para quem passa grande parte do dia de pé ou a andar de um lado para o outro!

* Cada vez mais aplaudidos, os saltos rasos (que ganharam ainda mais popularidade com a multiplicação das fabulosas sapatilhas!) são os melhores amigos dos nossos pés em termos de estabilidade e aconchego. No entanto, e para não sacrificar a planta do seu pé, um salto de pelo menos um centímetro é o ideal! Divirta-se a conjugar este gênero de sapato com roupa formal e casual – combina com quase tudo!

* Se a aventura for a busca de uma sapatilha – seja para exercício físico ou para completar a sua roupa desportiva de fim de semana – escolha sempre sapatilhas com sola de borracha.

* Curiosamente, os sapatos também influenciam as nossas silhuetas. Não sabia? Então tome nota: se tem pés e pernas largas, tornozelos grossos ou pouco definidos, escolha calçado com uma biqueira bicuda para alongar a silhueta; se tem tornozelos finos, pés e pernas estreitas, escolha calçado com uma biqueira redonda ou normal para encurtar a silhueta.

* Não se esqueça que há sempre um período de adaptação a um recém-adquirido par de sapatos. Se comprou umas botas de couro que lhe parecem muito rígidas, experimente amaciá-las com um bocadinho de creme hidratante espalhado no seu interior. Se forem saltos altos ou sandálias para uma festa ou cerimônia especial, treine em casa alguns minutos, todos os dias, antes do evento.

* A qualidade paga-se e, no caso dos sapatos, a qualidade compensa! Um bom par de botas ou de saltos altos pode durar uma década… se forem bem tratados e enviados periodicamente para um sapateiro de confiança.

Já sabe, da próxima vez que for comprar sapatos: design e conforto de mãos dadas, se possível. Se não, conforto em primeiro lugar, estilo depois. Os seus pés, sua perna, a coluna,....agradecem!




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Olá, boa noite tudo bem??
    Ah, que assunto interessante!!!!!!!!!!!
    Eu amo sapatos, há alguns anos atrás, eu optava por qualquer estilo que fosse bem alto, porém não ligava muito para o conforto dos meus pés.
    Conforme o tempo foi passando, hoje em dia, opto por aqueles de palmilha confortáveis, que agridem menos os pés.
    O preço pode ser até mais salgado, mas compensa e muito.

    Amei o post :-)
    Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quando somos mais novas não damos muita bola pra conforto só olhamos o tamanho do salto, mas conforme o tempo vai passando e vamos aprendendo, as ideias mudam, mudam pra melhor, pensando na saúde.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *