CoRaçãO BaKaNnA: Os riscos da Automedicação
Image Map

Os riscos da Automedicação

Oi! Meus Corações!!
Existe uma expressão muito conhecida que diz “de médico e louco todo mundo tem um pouco”. E ela parece ter mesmo um fundo de verdade, afinal, quem nunca se pegou indicando aquele “remedinho infalível” para o colega com resfriado, o parente com dor de cabeça ou o vizinho que sofre de azia? Basta alguém relatar o problema e pronto, rapidamente o diagnóstico e o tratamento são apresentados. E as receitas são as mais variáveis, vão desde a tradicional sopinha quente e o chá de ervas da vovó, até aquele medicamento que promete deixar a pessoa novinha em folha do dia pra noite. HaHaHa! Loucura!


Muitas pessoas tomam remédios por conta própria, sem receita médica. Também os indicam a outras pessoas. Mesmo um comprimido para febre ou resfriado, tem riscos, contra indicações e efeitos colaterais, pode até matar se caso tenha alergia ou sei lá, agravar mais o seu caso. Mas a realidade brasileira impede que isso aconteça, pois é difícil, especialmente para as classes mais baixas, conseguir uma consulta médica, é o bicho!

Pouca gente imagina, mas os medicamentos são o principal agente causador de intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando, desde 1994, o primeiro lugar nas estatísticas do Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas (SINITOX). As crianças menores de 5 anos representam cerca de 35% destes casos de intoxicação. O problema não está na medicação em si, mas na prática abusiva e combinações perigosas. Fora o perigo de mascarar sintomas e agravar doenças.

A automedicação leva a riscos que vão desde reações alérgicas, diarreia, tonturas e enjoos, até anular eficácia de medicamentos ou potencializar efeitos colaterais. Outro risco é dependência física e psicológica, como nos casos de psicotrópicos (antidepressivos, ansiolíticos) que, tomados acima da dose, afetam sistema nervoso. Remédios vendidos sem necessidade de receita - ácido acetil salicílico, paracetamol, dipirona e fitoterápicos, parecem inofensivos. Porém, o uso indevido causa danos, principalmente no fígado, se tomados em excesso. Já a aspirina tem ação anticoagulante e, se ingerida inadequadamente, pode acarretar úlcera. Quanto aos remédios para emagrecer como: anfetaminas, laxantes e diuréticos. Anfetaminas oferecem mais risco. Só fazem perder fome e capacidade de o organismo perder gordura. Diuréticos e laxantes só estimulam eliminação de líquidos. Aí cria-se uma falsa ideia de emagrecimento. E até filtro solar deve ter aval médico. A eficácia de cada medicamento varia de pessoa para pessoa.

MISTURAS PERIGOSAS 

- Anticoagulante (warfarina) + Remédio para controle do colesterol (sinvastatina) = A warfarina aumenta chances de efeitos colaterais da sinvastina, como dor muscular, e a combinação pode piorar problemas como úlceras e outros tipos de sangramento.

- Antibióticos + Antiácidos = Antiácido diminui até em 70% a absorção do antibiótico.

- Antibióticos +Anticoncepcionais = O antibiótico reduz concentrações hormonais, diminuindo eficácia da pílula.

- Ansiolíticos + Sedativos + Álcool = Mistura aumenta o efeito depressor do sistema nervoso, podendo causar depressão respiratória, hipotermia e falência cardiovascular.

- Analgésicos + Ansiolíticos = O ansiolítico fortalece efeitos de analgésicos, podendo causar baixa no ritmo cardíaco .

- Niacina (vitamina B3) +Atorvastatina ou Sinvastatina (ambos para controle do colesterol) = A mistura aumenta a chance de dores musculares e morte de células do tecido muscular.

- Lisinopril (para controle de hipertensão) + Suplementos de potássio = O uso combinado aumenta o risco de níveis elevados de potássio no sangue, podendo provocar ataques cardíacos e até a morte.

- Corticoides + Anti-inflamatórios = Podem causar dores de estômago e maior risco de úlceras.

- Antidepressivos + Inibidores de apetite = Antidepressivos potencializam efeitos colaterais de remédios para emagrecer, podendo causar irritabilidade e psicoses.

É essencial conhecer os efeitos de uma substância antes de ingeri-la. Leia a bula!
Os profissionais capacitados para receitar medicamentos a fim de melhorar a saúde dos pacientes são os médicos. Por isso, não é bom sair tomando remédios sem a mínima orientação, só porque um amigo ou vizinho disse que vai fazer bem, ok. Afinal, é a sua saúde que está em jogo.

Se com acompanhamento médico já devemos ficar atentos a possíveis efeitos colaterais, imagine o indivíduo que toma medicamento como se fosse água?




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *