CoRaçãO BaKaNnA: Pare de roer as unhas, já!
Image Map

Pare de roer as unhas, já!

Oi! Meus Corações!!
Como fazer para parar com esse hábito que, por incrível que pareça, é mais comum do que a gente pensa. O outro, é que eu mesma, quando tinha meus 12 anos de idade roía minhas unhas das mãos (conheci gente que roía até as dos pés) e sei bem como é angustiante ter que esconder os dedos de vergonha…pois é horrível ver isso. Me pus uma meta e logo parei de roer, aí depois que parei de roer as unhas, comecei a roer o esmalte e próxima etapa, disse "agora chega vou parar com isso" e pronto parei com tudo. Pra mim foi fácil parar pois quando digo que paro com algo, paro mesmo, sou determinada e cumpro que prometo. Dê um intimado a você mesma, que da certo.
Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O termo onicofagia crônica é utilizado clinicamente. Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.

Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas. Um roedor de unhas compulsivo pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta. A maioria dos casos, o hábito começa na infância. Principalmente em famílias onde os adultos não dão muito espaço para elas manifestem suas próprias opiniões ou digam o que querem.

Bom, nem preciso falar mais sobre os malefícios de roer as unhas, né? Fora o lado estético que é horrível, também tem a parte da saúde que é totalmente afetada. Sem falar que é bem nojento! Imagina, pegamos em dinheiro o tempo todo, maçanetas de portas, canetas, cabelos, etc…pensem no “vuco-vuco” de bactérias que levamos para a boca o tempo todo? Eca!

DICA! A solução é mesmo criar segurança para se expor suas aflições. Você pode, inclusive, manter um bloco de anotações no bolso para escrever a hora e a situação em que teve vontade de roer as unhas. Isso ajuda a identificar onde estão seus focos de ansiedade, dando pistas de como aliviar esse sentimento.

- O chiclete não é solução, mas ajuda a dar uma folga para as unhas. O movimento repetitivo, quase inconsciente, também pode funcionar como uma válvula de escape para a ansiedade. Mas a solução definitiva só vem quando você entende o que desperta a ansiedade e descobre maneiras de aliviar as crises. 

- Encontre outro foco para aliviar a ansiedade e o estresse. A prática de esportes é uma ótima opção. Conversar com as amigas, ouvir música, ver tevê…vale encontrar qualquer atividade para “escapar” quando bater a vontade de roer as unhas.

DEPOIMENTOS

Parar de roer as unhas vai mais além de apenas um fato. Depende apenas e, exclusivamente de duas coisas: força de vontade e você querer! Então diga agora mesmo pra você "Vou parar" e pare já com essa mania terrível, e teja unhas lindas.

Se a sua compulsão é muita, a ponto de você não conseguir nem tentar deixar de roer as unhas, ou roí até se machucar, é necessário procurar a ajuda de psicólogo ou psiquiatra. Após uma avaliação desses profissionais, eles poderão até mesmo indicar um tratamento feito com medicamentos que vão ajudá-la a deixar esse hábito de lado.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *