CoRaçãO BaKaNnA: A importância do Protetor Solar
Image Map

A importância do Protetor Solar

Oi! Meus Corações!!
O protetor ou filtro solar é uma loção que tem como objetivo proteger a pele dos raios ultravioleta. Esses raios são prejudiciais a pele, pois provocam envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, o Câncer.
As marcas brasileiras responsáveis por esses produtos apresentam uma indicação sobre o FPS que varia de 2 a 60. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, os responsáveis por queimar a pele. A pele quando exposta ao sol demora um certo tempo para ficar avermelhada, o número indicado no FPS representa o número de vezes que a pele permanecerá protegida comparada a pele sem o uso de filtro solar. Por exemplo, um produto com FPS 30 protegerá a pele por um tempo 30 vezes superior a pele desprotegida. Porém, para que esse efeito seja atingido, é necessário que a quantidade aplicada do produto seja de no mínimo 2mg por centímetro quadrado de pele, do contrário, especialistas apontam que a proteção não chega nem a metade da indicada pela FPS.

Alguns cuidados devem ser lembrados para maximizar os efeitos desse importante produto. Independente do estado climático (dias ensolarados, chuvosos ou nublados, luz artificial, em frente o computador), o uso do protetor solar deve ser o mesmo, pois as nuvens não são capazes de reter os raios ultravioleta. Dentro de casa ou escritório exposta há muito tempo a luz artificial(lâmpada, fluorescente) ou em frente um computador provoca manchas. Outro fato importante contradiz o que algumas marcas veiculam em suas propagandas, a maioria dos pesquisadores afirma que após um mergulho em piscina ou no mar, cerca de 70% dos efeitos protetores são perdidos. Além do contato com a água, devemos nos atentar ao contato mecânico, que também remove o filtro solar da pele. Ou seja, quando a pessoa toma sol deitada na areia ou em outra superfície, grande parte do creme é removido da pele e quando isso acontece uma nova aplicação deve ser feita sobre a pele.

O último cuidado importante diz respeito sobre a forma de passar o filtro solar. Geralmente não é possível passar o protetor de forma eficaz sobre as próprias costas sozinho em razão da dificuldade de alcançar algumas regiões. Nesses casos e também em pessoas com reduzida mobilidade articular, o auxílio de uma pessoa próxima pode solucionar o problema. Em geral, deve-se dar preferência aos filtros Oil free (que reagem bem à pele oleosa) ou não comedogênicos, que evitam a erupção ou obstrução dos poros. É preciso reaplicar o protetor a cada duas horas.

Na verdade deveríamos usar protetor solar como parte de cuidados diários, como escovar os dentes e tomar banho. Cuide-se não importa a estação ou lugar!


facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. É MUITO IMPORTANTE SABER A IMPOTANCIA DO FILTRO SOLAR PARA NOSSA PELE !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih como é.
      Super mega importante usar protetor solar diariamente.

      Excluir
  2. É preciso usar diariamente , mas eu sempre esqueço quando lembro já foi rsrs.
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso todo dia, rosto e ombros principalmente.
      Queimo fácil, é uma merda.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *