CoRaçãO BaKaNnA: Xampu com Sal faz Bem ou Mal?
Image Map

Xampu com Sal faz Bem ou Mal?

Oi! Meus Corações!!
Poucos assuntos na beleza geram tanta discussão quanto o uso de sal na fórmula dos xampus. Há quem diga que o ingrediente é praticamente um veneno para os fios, enquanto outros afirmam que ele não é o único culpado da história. Para qual lado da história ir?
Para começo de conversa, o sal é incluído para dar viscosidade ao produto, o que nada mais é do que aquela espuma que se forma e que nos da a sensação de cabelo limpo. Quando não se usa sal, é preciso adicionar outro agente espessante. Sem esse ativo, o xampu fica totalmente aguado e escorre pelos dedos na hora do uso. O sal da fórmula do xampu não é o mesmo usado no preparo de alimentos. Pode-se dizer que eles são parentes. Ambos recebem o mesmo nome, cloreto de sódio. Porém o sal usado nos cosméticos para cabelos não contém iodo, o que o torna mais puro.

Se ele é um componente obrigatório e já é utilizado na maioria das vezes em sua porcentagem permitida, por que tanta polêmica? Na verdade, o que se discute agora é o efeito de sua permanência sobre os cabelos. Xampus de qualidade devem ter qualquer resíduo removido com o enxague. Caso contrário, o produto com sal pode, sim, danificar os fios, principalmente os submetidos a procedimentos químicos constantes, e também nos fios já ressecados, que poderiam ficar ainda mais desidratados. Nesse caso, é importante complementar o tratamento com leave-in ou máscara nutritiva.Vale destacar que o dano só ocorre se o sal não estiver em concentrações adequadas - os especialistas dizem que 0,2% é a quantidade usual e segura. Como todos nós sabemos. Tudo que é demais faz mal.

O sal encontrado no mar e no suor também pode comprometer a saúde dos fios. A água salgada e a secreção produzida pelo organismo têm efeito muito mais nocivo, pois ambas ficam mais tempo em contato com a fibra capilar do que o xampu, que é lavado. Se esse sal não for removido, fica acumulado, formando uma espécie de cristal, que retira a água disponível no fio, causando o ressecamento e impedindo a absorção dos agentes condicionantes. Na dúvida, incorpore a regra básica da gastronomia na hora do banho: sal demais pode levar sua receita para o ralo. Então, enxague, enxague e enxague.

Eu não olho no rótulo se tem sal ou não, por isso a minha regra é lavar e enxaguar...enxaguar...enxaguar. Manter sempre hidratado, cortar as pontas a cada 3 meses, não abusar chapinha ou secador, e o cabelo ficará cuidado e lindo. Já li alguns artigos e dizem que o xampu que diz não ter sal, tem sal também mas eles escrevem outra palavra em inglês nos ingredientes pra quase ninguém decifrar, pois é enganam nóis, se é verdade ou não, não sei, o negócio é sempre retirar bem os produtos dos cabelos. E você o que faz? Olha se tem sal?


Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *