CoRaçãO BaKaNnA: Mulher também sabe cuidar do CARRO
Image Map

Mulher também sabe cuidar do CARRO

Oi! Meus Corações!!
Mulheres que são motoristas hoje a dica é pra vocês. Como sei de umas dicas porque não compartilhar, né?Muitas de nós tem carro, dirige mas nem faz ideia de como cuidar do coração do carro. Então pra dar uma ajudinha, leia.


Além de fazer bem ao seu bolso, gastar menos combustível faz bem ao meio ambiente, porque evita o aumento da emissão de gases poluentes e diminui a produção de gasolina e de álcool. Por isso, conheça alguns truques para economizar combustível:

- Abasteça sempre de manhã cedo ou à noite, pois o sol forte pode provocar a evaporação do combustível no posto de gasolina.
- Evite andar muito tempo na primeira ou segunda marcha para não forçar o motor. Quanto mais o esforço, maior o gasto de combustível.
- Fique de olho no preço do álcool e da gasolina. Normalmente compensa mais abastecer o carro com a gasolina, que queima menos e dura mais.

Quando devo trocar o óleo?

A primeira dica é não cair na conversa do primeiro frentista que aconselhar a completar o óleo no momento em que você estiver abastecendo. O melhor é checar mais opiniões, caso o nível do óleo esteja realmente abaixo do recomendado, consulte a concessionária autorizada do seu veículo para fazer a troca. Isso porque não se deve misturar óleo novo com velho. Fique do lado se possível olhando o que eles estão fazendo.

Cada vez que o óleo é trocado, um adesivo com a data da próxima troca é colado no para-brisa, sendo que esse período pré-determinado depende da quilometragem do automóvel. Tem óleo para 5.000Km rodados o mais recomendável, mas tem com 10.000Km esse serve para quem anda muito mesmo, pois não é bom deixar muito tempo sem trocar óleo pois perde a validade A troca do óleo velho pelo novo deve ser feita com o motor do carro quente para que seja mais fácil retirar o líquido antigo. Nessa hora, você geralmente deve trocar também o filtro do óleo.

Lembre-se de checar ainda o óleo de freio e o fluido hidráulico na frequência.

De quanto em quanto tempo preciso medir a pressão dos pneus?

Os fabricantes são unânimes: a pressão é o item de maior importância para os pneus. Segundo a Michelin, um pneu que roda com pressão 20% abaixo do indicado tem desgaste 30% mais rápido e consome 2% a mais de combustível. Além disso, a pressão menor faz com que a lateral do pneu tenha contato com o piso, aumentando o risco de rasgos e furos. Rodar com pressão maior acentua o desgaste no centro da banda. A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias. Uma boa dica para lembrar desse item de manutenção é calibrá-los sempre que for abastecer. Calibre quando o carro não tiver rodado mais do que 3 quilômetros - isso porque o atrito gera calor, que expande o ar interno e "engana" o indicador de pressão. Ao invés de seguir a sugestão do frentista: use sempre o recomendado pela montadora no manual do veículo.

Geralmente em estrada de chão é uma calibragem e no asfalto é outra. Meu caso como exemplo: Carro Gol 1.0 /1997 que é o modelo bola, na estrada de chão uso calibre 23 e no asfalto 26. Por que essa diferença você vai me perguntar, né? Porque na estrada de chão tem mais valos, pedras, buracos, poeira, variações,...e no asfalto a estrada é lisa, provoca menos impacto com chão, fica mais leve, menos variações, quem já dirigiu nos dois tipos de estradas vai sentir a diferença.

Quando fazer o alinhamento e o balanceamento?

Os dois procedimentos impedem o desgaste irregular do pneu e devem ser realizados a cada 10.000 quilômetros ou quando as rodas sofrerem impactos fortes (passou por vários buracos, esqueceu de uma lombada física,...). Toda a troca de pneus ou de componentes da suspensão também exige um novo balanceamento. É fácil perceber que o carro está desalinhado: preste atenção se a direção está trepida ou "puxa" para um lado ou se os pneus "cantam" em curvas de baixa velocidade. Aí tá na hora de fazer o balanceamento e alinhamento.

E aí gostaram das dicas minhas motoristas? Quem souber mais, conte!




facebook Comentários
3 Blogger Comentários

3 comentários:

  1. Adorei!! Quem disse que mulher não sabe cuidar do seu veículo ne!! rsrs
    bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. tenho carteira, tenho carro mas não dirijo pois, assim que peguei minha carteira, dei uma leve batida e não quis pegar mais. Tenho um sonho de dirigir, achoque quem sabe, tem asas!

    ResponderExcluir
  3. `´E verdade eu fico super ligada em tudo,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *