CoRaçãO BaKaNnA: Como parar de roer unhas
Image Map

Como parar de roer unhas

Oi! Meus Corações!!
Como fazer para parar com esse hábito que, por incrível que pareça, é mais comum do que a gente pensa. O outro, é que eu mesma, quando tinha meus 12 anos de idade roía minhas unhas das mãos e sei bem como é angustiante ter que esconder os dedos dos outros de vergonha…pois é horrível ver isso. Logo parei de roer aí depois que parei de roer as unhas comecei a roer o esmalte e próxima etapa, disse "agora chega vou parar com isso" e pronto parei. Pra mim foi fácil parar pois quando digo que paro com algo, paro mesmo, sou determinada e cumpro que prometo.


Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia ou roeção de unha) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O termo onicofagia crônica é utilizado clinicamente.

Roer unhas pode resultar num transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. Como muitos patógenos têm a habilidade de viver dentro da unha, o hábito de roer unhas pode potencializar as chances de danos à saúde.

Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.

Roer unhas também pode ser negativo por restringir o uso das mãos. Um roedor de unhas compulsivo pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta.

Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas.


Bom, nem preciso falar mais sobre os malefícios de roer as unhas, né? Fora o lado estético que é horrível, também tem a parte da saúde que é totalmente afetada. Sem falar que é bem nojento! Imagina, pegamos em dinheiro o tempo todo, maçanetas de portas, canetas, cabelos, etc…pensem no “vuco-vuco” de bactérias que levamos para a boca o tempo todo? Eca!

A maioria dos casos, o hábito começa na infância. Principalmente em famílias onde os adultos não dão muito espaço para elas manifestem suas próprias opiniões ou digam o que querem.
A longo prazo, roer as unhas e puxar com a boca a pele da cutícula causam a chamada paroníquia crônica (infecção da pele ao redor das unhas, caracterizada por inchaço, vermelhidão e aumento da sensibilidade) . A doença interfere no formato das unhas e até comprometer o seu crescimento, porque é debaixo da cutícula onde está a matriz da unha, ou seja, onde ela é gerada.

Pintar as unhas de vermelho, no caso das mulheres, ou manter um chiclete na boca podem até servir como paliativos. Muitas meninas também experimentam as unhas postiças na fase em que buscam conquistar mais segurança, porque a maioria rói até o esmalte. Mas, dificilmente, essas atitudes resolvem o problema.

A solução é mesmo criar segurança para se expor suas aflições. Você pode, inclusive, manter um bloco de anotações no bolso para escrever a hora e a situação em que teve vontade de roer as unhas. Isso ajuda a identificar onde estão seus focos de ansiedade, dando pistas de como aliviar esse sentimento.


Parar de roer as unhas vai mais além de apenas um fato. Depende apenas e, exclusivamente de duas coisas: força de vontade e você querer! Então diga agora mesmo pra você "Vou parar" e pare já com essa mania terrível, e teja unhas lindas.




facebook Comentários
9 Blogger Comentários

9 comentários:

  1. NOOOOOOOOSSA, que agonia dessas unhas roidas! D:
    ainda bem que eu consegui parar de roer! :D
    amei o blog e ja estou seguindo!
    xo, www.ourbag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente é horrível roer unhas.
    Que ótimas dicas! Parabéns pelo blog!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Aíii que hábito ruim deve ser difícil largar!
    Espero que suas dicas sejam úteis!

    Bjaks

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu comecei esse mal costume á cerca de 1 ano, mas percebi que so fazia isso quando assistia tv, então agora quando preciso ver tv, uso luvas ou então procuro deixar minhas unhas esmaltadas,pois assim não faço,bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu parei aos 15 anos,meus marido agora esta conseguindo parar,bjs
    Luciane oppelt

    ResponderExcluir
  6. Eu roí as unhas durante muito tempo, infância, adolescencia e na vida adulta mesmo.
    É bem do jeito que vc falou: o mau hábito está diretamente relacionado à insegurança e tensão, com uma infância onde a criança não tem espaço para interagir com a família. Tanto eu como meus irmãos temos/tínhamos este hábito. É uma compulsão, vc nem nota que está roendo as unhas.
    Hoje não rôo mais as unhas como roía quando criança, mas ainda nos momentos de grande tensão me vejo com a mão na boca.
    O que me ajudou muito foi tentar manter um posicionamento mais tranquilo com a vida e manter as unhas feitas serve como uma barreira que impede de levar as mãos à boca.

    ResponderExcluir
  7. Nossa! aquelas fotos das unhas roídas me deu até nervoso rsss sempre tive unhas longas rss ;)

    http://theredlilshoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse hábito é péssimo mesmo! Teve uma época na minha adolescencia que roia todo meu esmalte, mas graças a Deus parei logo com isso rsrs
    bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse hábito horrivel, e estou tentando parar ... parei uma vez há 5 anos atras e ficaram lindas, mas dois meses depois q estava sempre grandes roi td de uma vez, arrancando aos pedações mesmo, e desde entao nao consegui mais parar, agora decidi q quero parar ... tenho vergonha de mostrar as mão principalmente qdo tem alguem com a unha bonita perto ou algum homem.. obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *