CoRaçãO BaKaNnA: Tomar Anticoncepcional com outros Remédios faz mal?
Image Map

Tomar Anticoncepcional com outros Remédios faz mal?

Oi! Meus Corações!!
A Pílula - como são popularmente conhecidos os contraceptivos orais - possivelmente é o método de contracepção mais comum no mundo: calcula-se que nada menos que 90 milhões de mulheres no mundo todo façam uso da Pílula! Os anticoncepcionais atuam evitando que ocorra a ovulação - liberação de óvulo pelos ovários, que se dá por volta do 14º dia do ciclo menstrual.

Com esse número de usuárias, não é de se espantar que os anticoncepcionais orais, façam parte do seleto grupo de medicamentos mais exaustivamente pesquisados desde o seu surgimento, há cerca de 35 anos.


Mais de 400 substâncias podem influenciar a eficácia da pílula. Para não se surpreender com uma gravidez, porém, não se esqueça de mencionar que usa anticoncepcional quando um médico lhe receitar algum outro medicamento.

Antibióticos - Vários interferem, mas os "campeões" são aqueles que contêm rifampicina, indicados para tuberculose, que reduzem em 50% o efeito da pílula. Sabe-se que a ampicilina, por exemplo, um antibiótico bastante comum e utilizado no tratamento de infecções urinárias, faringo-amigdalites e pneumonias, entre outros, pode reduzir a eficácia.

Barbitúricos e anticonvulsivantes - Os mais conhecidos são o fenobarbital (que compõe o Gardenal, para convulsões) e a carbamazepina (do Tegretol, para epilepsia).

Antifúngicos - Até remédio para micose pode reduzir o efeito do anticoncepcional! É o caso daqueles que contêm a substância griseofulvina.

Erva de São João - É considerado um "antidepressivo natural" e por isso tomado muitas vezes sem receita médica. Cuidado!

 

Caso esteja fazendo algum tratamento médico, junto ao uso do anticoncepcional utilizar outros métodos contraceptivos, como a camisinha pra não acontecer uma gravidez indesejável e doenças também. O bom é sempre usar camisinha mesmo tomando o anticoncepcional, essa dupla é perfeita, pois esse remédio não previne contra doenças transmitidas pelo ato sexual sem proteção. O remédio só evita a gravidez.


Lembre-se sempre de avisar o médico que estás tomando algum remédio, não esqueça!





facebook Comentários
1 Blogger Comentários

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *