CoRaçãO BaKaNnA: O frio chegou e a pele resseca,....
Image Map

O frio chegou e a pele resseca,....

Oi! Meus Corações!!
Basta a temperatura cair para a pele ficar seca, áspera e irritada. A perda da oleosidade na epiderme, causada pelas alterações no clima, é a principal culpada pelos incômodos. Nesta época, as áreas mais expostas costumam ser as mais afetadas. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com o pescoço, o rosto, o colo, os braços, os lábios, as mãos e os pés, que podem chegar a descamar.


O frio pode causar ainda doenças na pele, como a dermatite atópica e a dermatite seborreica, que ao contrário do que se imagina não se restringe ao couro cabeludo e ocorre principalmente na face, nas bochechas, no nariz, na sobrancelha e até atrás das orelhas. Muitas pessoas aplicam óleo no local acreditando que aquilo vai melhorar o problema e depois percebe que ele se agravou porque muitas vezes é preciso usar anti-inflamatórios para tratar a doença. Nestes casos, é imprescindível procurar um dermatologista.

Pele ressecada e/ou descamativa
  • não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele, além de detonar com os cabelos.
  • evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, "hidratantes"
  • se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas uma vez deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas)
  • logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
  • Exagerar no hidratante não significa que você está fazendo um bem para a sua derme. Lembre-se de que ela precisa respirar e usar muito creme hidratante pode acabar bloqueando seus poros. Assim, evite grandes quantidades de creme de uma só vez. Prefira repetir as aplicações durante o dia, sempre mantendo o bom senso.
  • Ainda pensando no seu hidratante, é bom saber que existem tipos diferentes de creme que podem segurar melhor a umidade da sua pele. Basicamente, existem dois tipos: os oclusivos e alfahidroxiácidos. Os que pertencem à primeira categoria têm como característica formar uma película sobre a pele, de modo a impedir que a água do corpo vire vapor. Procure produtos que tenham vaselina, óleo de amêndoas ou uvas na sua composição para ter este tipo de proteção. O segundo tipo de hidratante é conhecido por “puxar a água” para o corpo. Os cremes desta categoria são feitos à base de ácido hialurônico e ureia. Assim, é possível escolher aquele que atende melhor às necessidades da sua pele. Para quem já tem bons níveis de oleosidade natural, recomenda-se os hidratantes do primeiro tipo. Contudo, quem precisa de mais água para a pele, deve ter boa adaptação com os alfahidroxiácidos.
  • Não esqueça de dar atenção às areas com poucas glândulas sebáceas, como os joelhos e os pés. Uma boa dica é aplicar o hidratante nos pés antes de dormir e logo depois calçar meias. Se mesmo depois dos cuidados a pele ainda estiver esbranquiçada e sensível, não hesite em procurar um médico.
  • Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras

Aumento da oleosidade
  • evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar
  • evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade
  • evite alimentos gordurosos
  • beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras
  • só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo)
  • se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica

Rachaduras labiais

Se você mora em locais de clima frio e seco, não espere os lábios racharem para então cuidar deles, previna-se seguindo as dicas abaixo:
  • em dias mais frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar nos batons hidratantes
  • não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento beba bastante água

Proteção solar

O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.

Portanto, apesar de você não se "queimar", o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposto ao sol.


Só o especialista vai poder fazer o diagnóstico certo e indicar produtos com concentrações maiores de hidratantes nas formulações pra sua pele.

.E você se cuida?




facebook Comentários
3 Blogger Comentários

3 comentários:

  1. Adorei as dicas.


    www.boletimdamoda.blogspot.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. ઇઉ adorei o post ✿◠‿◠✿
    aki ta um friooo =)
    fique com Deus
    boa noite
    Bjinhoxx ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, amei as dicas!

    Procuro me cuidar, mas um bainho quente, não dá pra resistir hihihi

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *