CoRaçãO BaKaNnA: Como andar de Muletas Canadenses
Image Map

Como andar de Muletas Canadenses

Oi! Meus Corações!!
Algumas pessoas, por motivo de dor no membro inferior (Entorse, Fratura, Pós-Operatório, etc...), ou por motivo de alteração motoras (paraparesia, hemiplegia) são obrigados a utilizar dispositivos auxiliares da marcha. Um dos dispositivos auxiliares mais usado é a muleta.
A muleta tem basicamente duas funções: 
  1.  Reduzir a descarga de peso sobre um dos membros inferiores.
  2. Ampliar a base de apoio para aumentar o equilíbrio e oferecer estabilidade ao paciente.
É importante notar que uma base de apoio alargada também auxilia no deslocamento e fornece informações sensoriais através das mãos. De modo geral, o uso de muletas se faz necessário para pessoas com dores na perna ou no pé, lesão, fraqueza muscular ou marcha instável. Além destas indicações óbvias, o usos de muletas possibilita assumir a posição ortostática, auxiliando na circulação, na função renal e pulmonar, ajuda na prevenção da osteoporose por fornecer estímulo mecânico (compressivo) aos ossos. Em crianças, a descarga de peso também estimula a epífise de crescimento.


O posicionamento da Muleta Canadense deve permitir uma flexão de cerca de 30º graus a muleta deve tocar no solo cerca de 5-10 cm para fora e cerca de 15cm a frente do pé. Estudos mostram que o punho recebe de 1 a 3 vezes o peso do corpo durante a fase de marcha com muletas.

Veja as dicas do fisioterapeuta espanhol, ele explica super bem:



Como já falei pra vocês sobre meu acidente aqui, evoluções aqui, e minha luta continua ainda, pois não dobro o joelho, o tornozelo um pouco, e a minha perna ficou mais curta, 6cm, mas esses centímetros vou consertar, mas vou ter que esperar alguns aninhos para a estrutura óssea ficar mais forte. Estou muito feliz pois as coisas estão evoluindo, eu dava uns passos com andador antes, agora vou mudar de apoio, vou usar as muletas canadenses. Como tenho muito medo de perder o equilíbrio e cair, resolvi pesquisar na net pra ver se eu achava um vídeo explicando, como andar certinho sem lesionar nada mais, pra ter mais segurança. E achei esse aí em cima, eu adorei o vídeo, o fisioterapeuta ensina o passo a passo, me passou muita segurança. E já tentei uns passinhos, e com muito cuidado, consegui, nossa tô muito feliz, pra mim já é mais uma vitória, claro que tenho que pegar mais prática, perder um pouco mais do medo, mas pra mim foi uma ajuda e tanto esse vídeo. Me sinto cada vez mais forte e confiante.

Resolvi fazer esse post por minha nova fase e pra poder ajudar mais pessoas, espero ter ajudado. Ajudei? Espero que sim. Compartilhe o post, deixe mais pessoas aprenderem!




facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. Boa sorte na nova fase!
    Rapidinho já vai estar correndo por ai...

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Simone, força!!
    Você está progredindo e logo nos mostrara o seu vídeo andando!!
    Bjossss.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Há algum tempo sigo seu blog mas ainda não sabia do seu acidente. Minha filha Amanda de 8 anos fez uma cirurgia no fêmur e retirou quase metade dele. Ficou um ano de cadeira de rodas, depois com andador e hoje está com apenas uma dessas muletas. Ela tem sido a melhor amiga da minha filha. No começo foi ruim se adaptar... os calos na mão doíam, mas hoje.... ela não tem limites mesmo precisando da muleta para andar.

    Super beijo no coração
    Fátima Moral
    www.personalbuyers.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa ! minha filha de 16 anos teve paralisia cerebral quando nasceu e em 2008 e 2009 fez 21 cirurgias para correção nos quadris virilha joelhos tornozelos braço e mão ela anda com andador em casa e cadeira de rodas na rua agora faz treino com muletas canadense mais ta muito difícil por causa do joelho que doi muito ñ é fácil
    mais vamos chegar lá e vc tbm vai viu!
    uma ótima recuperação para vcviu
    bjosssssss...linda
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *