CoRaçãO BaKaNnA: O Perigoso Formol nas Escovas Progressivas
Image Map

O Perigoso Formol nas Escovas Progressivas

Oi! Meus Corações!!
Alisar e amaciar os cabelos é o sonho de toda mulher, que deseja estar sempre bela. Para alcançar esse objetivo as clientes não medem esforços, porém o sonho pode virar pesadelo. Por isso, todo cuidado é pouco para manter a beleza dos fios sem danificada. Que o formol dos alisamentos é um vilão da saúde e dos fios todo mundo já sabe. Entretanto, pouco se fala sobre os riscos efetivos que a substância pode causar. Eu vi uma reportagem na TV, e também ao vivo e me assustei com danos causados.

O Formol ou Formaldeído é uma substância utilizada para a conservação de outras substâncias e até de tecidos, utilizado principalmente em biópsias para impedir a degradação antes da análise. Por ser facilmente absorvido pelas mucosas pode ocasionar problemas sérios para a saúde da cliente e do profissional cabeleireiro. Por isso a condenação do uso de formol na escova progressiva. Além de causar danos à saúde, danifica a cutícula dos cabelos, que é a parte mais externa dos fios, e deixa o córtex, a parte interna, bastante vulnerável ao ressecamento e perda da cor.

Conheça melhor cada um deles e proteja-se!
O emprego dessa substância como alisante é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo o órgão, o componente só é permitido como conservante adicionado durante o processo de fabricação nas indústrias, com concentração máxima de 0,2%. Por isso, toda atenção é pouca: para ter efeito alisante, é utilizado em doses elevadas, acarretando sérios danos à saúde de quem o prepara, aplica e recebe.

Poucas mulheres insatisfeitas com a cabeleira que a genética lhes deu escapam do apelo dos fios lisos, muitos lisos. Ok! Nada contra domar cachos rebeldes e volumosos. No entanto, melhor fariam elas se, orientadas pelo cabeleireiro de confiança, recorressem aos ativos alisantes permitidos pela legislação: o ácido tioglicólico ou um dos hidróxidos – de sódio, potássio, cálcio, lítio e guanidina. Do ponto de vista químico, o formaldeído não se enquadra nessa categoria. Por isso foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de ser usado com essa finalidade.

Para saber se um alisante tem ou não formol, basta cheirá-lo: o odor é característico. Leia o rótulo se possível. Em contato com a pele, causa vermelhidão, dor e queimaduras. Nos olhos, a reação é parecida, além de ocorrer lacrimação, visão embaçada e, no caso de altas concentrações, danos irreversíveis. A inalação ainda provoca dor de garganta, tosse, tontura, irritação no nariz e perturbações na respiração, levando a edema pulmonar e pneumonia.

A chance de uma pessoa exposta a uma substância química desenvolver um câncer depende da quantidade a que ela é exposta e do tempo de contato. A maior parte dos estudos que demonstraram a ação cancerígena do formol incluiu pessoas expostas durante pelo menos um ano, isso inclui o cabeleireiro, a cliente, e os clientes que estão no ambiente durante o procedimento. Em geral, o câncer demora de dez a vinte anos, a partir do início da exposição, para se desenvolver. Assim, quando o tumor surge, muitas vezes a pessoa já parou de ter contato com a substância há muito tempo.

Na reportagem que assisti, os próprios cabeleireiros falavam que colocam mais concentração de formol que permitido, e alguns mandavam fazer, nessas pessoas de fundo de quintal, que manuseiam os produtos sem orientação nenhuma. Imagina o perigo que você está correndo. Por isso vá em um cabeleireiro confiável e que use as medidas corretas, pois remediar depois pode ser reversível, não tem mais solução. Uma moça linda, de cabelos lindos, depois que fez a escova, teve queimaduras de 2º grau no couro cabeludo, ficou careca, e esses fios não crescem mais.

É verdade que o fio de cabelo pode ficar endurecido após várias aplicações?
Sim. O formol solubiliza óleos e, portanto, dissolve o cimento intercelular e a membrana celular que envolve as fibras de queratina tornando-as desprotegidas. A ausência desses componentes oleosos torna os cabelos endurecidos, sem maleabilidade e sem brilho.

Quem já usou produtos com formol, o que pode/deve fazer para recuperar a fibra?
O ideal é que sejam feitas diversas sessões de hidratação e que se utilize uma linha de manutenção rica em proteínas e ativos emolientes e condicionantes.

Leu tudo? Viu o mal que você está correndo? Então fique de olhos bem abertos se você usa, e se possível fique longe dessa substância altamente tóxica!




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. nooossa tô passando longe disso aí!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, que horror, imagina só perder os cabelos depois de fazer isso, pensando na beleza, mas não dando importância a saúde.

    To fora também. Quero fazer progressiva, mas o salão que vou é bem confiável e claro, antes de fazer ainda vou perguntar pra ela se tem formol.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *