CoRaçãO BaKaNnA: Dúvidas e Dicas sobre Unhas e Esmaltes
Image Map

Dúvidas e Dicas sobre Unhas e Esmaltes

Oi! Meus Corações!!
Um famoso ditado diz que a saúde começa pela boca. O que pouca gente sabe é que ela também passa pelas unhas dos pés e das mãos. Mais do que um símbolo de beleza, unhas bem cuidadas são o cartão de visitas de qualquer pessoa. Para desempenhar funções tão importantes, além dos zelos estéticos, é preciso ficar atento para mantê-las saudáveis.


Todas nós temos nossas crenças sobre o que é melhor para as unhas e esmaltes. Mas nem sempre as receitas milagrosas fazem bem. Também temos muitas dúvidas. Veja algumas questões logo aqui embaixo, talvez seja o que você procura saber:

Como evitar que as minhas unhas fiquem amareladas? Para evitar que as unhas fiquem amareladas deve-se aplicar uma base de boa qualidade antes da esmaltação. Como algumas unhas são muito porosas ao aplicar esmaltes com maior concentração de pigmentos eles ficam retidos nos poros dificultando a remoção. No entanto atenção: unhas amareladas também podem ser um sinal de que algo não está bem. Em caso de dúvida, consulte um especialista.

Como retirar manchas amareladas das minhas unhas? Se as manchas amareladas forem causadas pela porosidade da unha, elas sairão gradativamente com o uso de removedor de esmaltes e lixas específicas.

Por que a unha absorve o corante do esmalte? Algumas unhas são muito porosas e ao aplicar esmaltes com maior concentração de pigmentos eles podem ficar retidos na unha dificultando sua remoção. Para reduzir este efeito aplique sempre uma base de boa qualidade antes da esmaltação.

O esmalte pode deixar a unha seca e sem brilho? Não. Pelo contrário, o esmalte age como um protetor da unha, diminuindo a perda de vapor d’água e prevenindo o contato direto com elementos prejudiciais, como detergente, por exemplo.

Por que o esmalte fica grosso? O esmalte contém em sua formulação alguns solventes que são responsáveis por sua fluidez e tempo de secagem. Entretanto, quando o vidro não é bem fechado, esta substância, que é altamente volátil, pode evaporar e alterar a textura do esmalte deixando-o mais grosso.

Esmaltes escuros deixam as unhas mais fortes? Não, isso é apenas uma ilusão. As fórmulas-base de todos os esmaltes são muito parecidas, sendo que a única diferença entre os claros e os escuros é a concentração de pigmentos nas fórmulas. Não existe nenhuma comprovação científica de que esmaltes vermelhos, ou mais escuros, deixam as unhas mais fortes do que os esmaltes mais claros.

Porque o esmalte lasca na ponta? Camadas muito grossas podem ficar pouco flexíveis e facilitar a quebra do esmalte. Antes de aplicar, remova o excesso de esmalte do pincel na boca do próprio frasco e após a aplicação, não se esqueça de remover os excessos da ponta da unha com um pauzinho de laranjeira ou algodão embebido em removedor ou depois do esmalte já seco retire com uma lixa de unha.

Qual é o melhor acetona ou removedor de esmalte? Prefira retirar os esmaltes com removedores que não fazem tão mal às unhas, os mais indicados são os produtos que contenham óleos hidratantes ou glicerina. A acetona deixa a unha mais fraca e ressecada, pois tem em sua fórmula ingredientes mais forte.

Manchinhas brancas são sinal de falta de vitamina? São, sim. Porém, além de indicar a carência de algumas vitaminas, elas podem ser consequência de algumas doenças, como problema nos rins ou no fígado ou anemia.

Faz mal tirar as cutículas? Verdade. Elas são a proteção das unhas contra bactérias, sujeiras, etc. Quando nós fazemos as unhas e tiramos essa pele, a chance de contrair micose, hepatite C e outras doenças é maior. Cuidado com os "bifes" e preste atenção nos alicates que a sua manicure usa: eles precisam estar muito bem esterilizados, o ideal é ter seu próprio kit de manicure.

Tem problema usar alicates, lixas e espátulas de outra pessoa? Tem, sim! É importante ter seu próprio kit manicure para evitar o contágio de doenças, como a Hepatite C.

É importante ficar alguns dias sem nenhum esmalte? Sim, o ideal é retirar o esmalte um dia antes de fazê-las, mas também é recomendável dar um intervalo de uma semana sem esmalte, de vez em quando.

Para não manchar a unha, é preciso alternar esmalte de cor clara depois de usar um escuro? É isso aí. O uso contínuo de um mesmo esmalte, principalmente os de tons escuros, pode fazer com que as unhas acabem se pigmentando, por isso o ideal é alternar cores claras e escuras, sim.

Polir a superfície da unha é prejudicial ou não tem nada a ver? Depende. Se você polir muito, a unha pode ficar frágil. O ideal é utilizar a lixa de polir para retirar as impurezas e as células mortas, pelo menos uma vez por mês.

Sempre devemos passar base antes do esmalte? Verdade. A base serve como uma proteção para as unhas, evitando que os componentes do esmalte entrem diretamente em contato com as unhas. Além disso, quem tem unhas fracas deve apostar em bases fortalecedoras ou semelhantes (como o casco de cavalo, por exemplo).

Para as pessoas que são alérgicas, pode-se passar uma base hipoalergênica e qualquer outro esmalte por cima? Claro que não! A base hipoalergênica não garante que será feita uma película ou filme sobre a unha que impeça que o suposto esmalte convencional não irá entrar em contato com a unha e causar alergia.

Unhas postiças podem fazer mal para as unhas? Verdade! Ao colocar a unha postiça, você cria um espaço entre ela e a unha verdadeira, que proporciona a entrada de umidade levando a um ambiente perfeito para os danados dos fungos. Se elas duram mais de quatro dias, levam ao descolamento ou causam danos na superfície da unha. Além disso, pode acontecer alteração na coloração e alergia à cola, dependendo da sensibilidade de cada pessoa.

Produtos de limpeza podem descamar ou enfraquecer as unhas? Sim. Estes produtos podem ressecá-las, deixando-as quebradiças e trazer muitos incômodos, além de tirar o brilho dos esmaltes. Por isso use sempre luvas ao lavar louças, roupas, ou fazer faxina, enfim, mexeu com produtos químicos luva nas mãos.

Aí tirou algumas dúvidas? Tem dicas, me conte!




facebook Comentários
8 Blogger Comentários

8 comentários:

  1. Bons comentários a respeito das unhas. Realmente achamos que é só pintar e pronto, nada acontece. Não mesmo, precisamos cuidar bem para que não estrage tanto no tamanho como na própria saúde da unha.

    Parabéns eu li e aprovei. ;)

    Curiosidade na arte das unhas? Junte-se a nós:
    http://www.artperfectnail.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim precisamos cuidar das unhas e dos nossos queridos esmaltes, e da saúde.

      Excluir
  2. Gostei muito das dicas, muitas dessas coisas não eram de conhecimento meu! Seu blog é mega badalado, hien? Um monte de seguidores, parabéns! sou mais uma delas, beijão!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e aprendeu mais dicas. Seja bem vinda, vou lá no seu blog agora.

      Excluir
  3. Esse post é de utilidade pública, muito bommmmm para informar.
    amei!

    Seguindo voce aqui, bjos.

    http://unhasnatalenses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Seja bem vinda! Vou lá no seu blog.

      Excluir
  4. Adorei o post!!

    Muitas dicas valiosas!

    Eu por exemplo tinha uma época que usava unhas postiças, mas quando eu tirava via que minhas unhas não cresceram NADA e ainda estavam úmidas aff...
    Pensei: nunca mais quero usar, deve fazer mal.
    Quanto a polir as unhas nunca fiz a ñ ser quando coloquei unha postiça.
    E essa do esmalte escuro que deixa a unha mais forte, minha cunhada falava que deixava e acreditei nela kkkkk

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Adoro quando posso ensinar algo diferente.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *