CoRaçãO BaKaNnA: Como evitar pelos encravados?
Image Map

Como evitar pelos encravados?

Oi! Meus Corações!!
Manter a pele bonita, radiante e jovem não é tarefa fácil, mas é uma tarefa possível. Para conseguir isso, só precisa dedicar alguns minutos diários ao seu corpo, e os resultados serão visíveis. Mas não há luta sem inimigo. E um dos principais inimigos do corpo de uma mulher são os pelos encravados, que teimam em retirar beleza à pele. Saiba como banir os pelos encravados.


Provocada pela característica recurvada dos pelos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele (pseudofoliculite), gerando uma reação inflamatória conhecida como foliculite. O pelo encravado passa por uma evolução. Começa como uma bolinha (que pode ser vermelha ou não), indicando que o pelo não nasceu corretamente. Em peles brancas, dá até para ver o caminho que ele faz. Se não for cuidado, o fio inflama a região, que fica avermelhada - às vezes, uma secreção amarela aparece e causa dor.

As áreas mais afetadas nos homens são o pescoço e a nuca e, nas mulheres, a virilha. Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pelos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.

Quais as causas dos pelos encravados?
  • Nascimento encurvado do pelo, não seguindo o seu crescimento normal, volta a penetrar a pele;
  • Pelo fraco e, por isso mesmo, sem força para penetrar a superfície da pele;
  • Nascimento de vários pelos num único folículo piloso, que causam a obstrução da saída do pelo;
  • Peles com elevada formação de queratina (que a torna mais grossa) são mais propensas ao encravamento;
  • Depilações frequentes, sobretudo depilação a cera quente ou fria, que vão alterando constantemente a direção do crescimento;
  • Pele muito seca, ressecada;
  • Uso de roupa apertada;
  • Obesidade;
Cada pessoa reage diferentemente aos tipos de depilação. Especialistas apontam como melhor opção a definitiva, a laser, que queima a raiz do fio. O problema? O preço, é caro. Diante das outras alternativas, a depilação com lâmina, feita no sentido do crescimento do fio, geralmente traz menos problemas, pois não arranca o pelo. Cremes depilatórios também funcionam assim (mas você deve checar se não é alérgica à fórmula).

Muitas vezes, o pelo encravado pode também dar origem a uma infeção, ficando vermelha e até com pus. Nestes casos, principalmente os mais graves, o melhor será procurar ajuda junto de um dermatologista, que indicará o melhor tratamento para os pelos encravados.

Como EVITAR pelos encravados?

1. A forma mais eficaz de combater os pelos encravados é recorrer à depilação a laser. Serão necessárias a realização de várias sessões, pois, só assim é que o laser consegue eliminar a raiz do pelo. No entanto, é importante referir que, como qualquer tipo de depilação definitiva, em alguns casos, pode até ser um processo doloroso, e caro também.

2. Faça uma esfoliação para afinar a pele alguns dias antes de se depilar. Quando perceber que os pelos estão começando a nascer de novo, repita a esfoliação por três dias seguidos. O processo deixa a pele mais preparada para facilitar a saída do pelo e evitar que fique encravado. Para ter um efeito melhor, use esfoliante corporal com pequenos grãos em vez de passar uma bucha vegetal, que pode agredir a pele.

3. É importante que entre as depilações, deixe crescer o pelo, pelo menos até 4 mm e, caso seja adepta das depilações com cera, experimente alternar com a tradicional lâmina.

4. Evite banhos longos e muito quentes, assim como roupa apertada.

5. Até 24 horas após a depilação, não se exponha ao sol e aplique na área depilada loções calmantes à base de calêndula ou camomila.

6. Uma das melhores maneiras de evitar pelos encravados é aquela que está ao alcance de todos.
Fazer frequentes esfoliações à pele em casa. A esfoliação pode ser feita até duas vezes por semana e, no dia anterior à depilação, deve esfoliar sempre cuidadosamente a pele. Escolha cremes esfoliantes com grânulos que promovem a desobstrução dos poros. Pode optar igualmente pelas luvas ou esponjas esfoliantes.

7. Uma forma de acabar definitivamente com os pelos encravados é deixá-los crescer. Quando estão longos, os pelos perdem a força para penetrar a pele.

Como REMOVER pelos encravados?

No que diz a remover pelos encravados, o melhor conselho é não removê-los, mas sim deixá-los “secar” e desaparecer por eles próprios. Se não resistir à tentação de tirar esse pelo encravado que tanto a incomoda, você só poderá removê-los "se estiverem superficiais e sem inflamação. Esterilize uma agulha, colocando-a no fogo até que fique vermelha. Espere esfriar e limpe com álcool. Então, fure a pele e retire o fio. Agora que ele passou da superfície, puxe-o delicadamente com uma pinça, use sempre uma pinça e nunca os dedos. Certifique-se que a pinça está bem limpa (o ideal é desinfetar com um pouco de álcool), de modo a evitar a entrada de bactérias na zona do pelo encravado. Na maioria dos casos, especialmente os mais graves, aconselha-se que o pelo encravado seja retirado por um profissional que deverá usar uma agulha esterilizada e apropriada para o efeito.

Em alguns casos, são prescritos antibióticos, anti-inflamatórios, retinoides e outras substâncias ceratolíticas e até mesmo infiltrações locais. O paciente deve ser avaliado e diagnosticado pelo especialista para receber o tratamento correto e específico para o tipo de foliculite.

Ainda bem que são raras vezes que acontece isso comigo, pois procuro tomar os cuidados, mas a virilha é um lugar desgraçado, raramente acontece de encravar, mas infelizmente acontece. E você sofre desse problema ou já sofreu alguma vez?




facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. adorei as dicas!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dicas simples, mas faz muita diferença.
      Que bom que gostou.

      Excluir
  2. Belas dicas Monnyii!
    Vou tratar de esfoliar essas áreas, apesar de não sofrer demasiadamente com isso, mas as vezes aparecer, e é horrível mesmo.
    Quem me dera pode fazer tudo a laser. Mas uma hora consigo hehe

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é horrível quando aparece bolinhas ou encrava algum pelo.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *