CoRaçãO BaKaNnA: Entenda seu Cabelo da Raíz às Pontas...
Image Map

Entenda seu Cabelo da Raíz às Pontas...

Oi! Meus Corações!!
Queratina, aminoácidos… Nomes estranhos? Sim, mas eles estão em cima da sua cabeça. HaHaHa! Eles compõe um fio de cabelo. Na verdade, a fórmula é: 10% de água, +- 6% de lipídeos, 14% de aminoácidos e muita, muita queratina (restante da porcentagem) proteína que envolve o fio como uma película, tornando-o mais resistente e elástico.




Através da corrente sanguínea é que chega na “papila” e no “bulbo” os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos fios. As células que compõem o fio de cabelo são criadas dentro do bulbo capilar e assim os fazem crescê-los. Uma dessas composições é a melanina, que é o pigmento que dá cor aos cabelos. A medida que as células se multiplicam no bulbo capilar, vão “empurrando pra cima” as outras células, que à medida que vão subindo (ainda dentro da pele) criam a queratina, que é fibrosa e faz com que o cabelo se torne mais rígido e crie o formato de fio. Ainda dentro da pele, há a glândula sebácea, que produz o sebo. O sebo possui duas funções principais: Junto com o suor, cria uma barreira natural da pele, impedindo a entrada de agentes externos (produtos químicos, sujeiras, bactérias). Lubrificar e criar uma camada protetora na parte externa do fio à medida que ele vai crescendo.

Os cabelos precisam de cuidados e hidratação constantes, mas você sabe por quê? A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis. Os tratamentos funcionam para corrigir problemas causados por química e agentes externos, como a poluição, e garantir que a cutícula, o córtex e a medula funcionem corretamente.

Saiba que qualquer transformação, seja ela alisamento, relaxamento, coloração, descoloração e até mesmo hidratação acontece no córtex, portando deve-se abrir as cutículas antes de mudar algo. Algumas químicas, como henna, são feitas por depósito na cutícula.

Quem nunca ouviu que determinado produto precisa fechar as escamas para ter efeito maior, ou que o jato de ar quente abre as cutículas e é importante o ar frio para fechá-las? A CUTÍCULA é a camada mais externa, responsável por regular a entrada e saída de água da fibra. É nela, por exemplo, que a coloração fica depositada. Ela é composta de seis a oito camadas de células planas sobrepostas e coberta por uma camada invisível de lipídios resistente à água, que age como um hidratante natural. A maioria dos danos capilares acontece nessa área dos fios, que graças a danos externos, rompem a proteção da cutícula e causam queda, porosidade e ressecamento.

O CÓRTEX é a região mais importante do fio e é responsável por definir a forma, a cor, a resistência, a elasticidade, a quantidade natural de umidade dos fios e a força. É nesta área que as proteínas se agrupam paralelamente dando resistência ao fio. Essas proteínas se agrupam em hastes formadas de queratina, importante para evitar quedas e ponta dupla, e melanina, que dá cor aos fios. 

No córtex também é definida a textura do cabelo, se será liso ou cacheado, o que depende também de ligações químicas como a das pontes de dissulfeto, responsáveis pelo formato dos fios além de unir as proteínas encontradas no eixo do cabelo. Quanto maior o número de ligações, mais crespos os cabelos ficam e mais difícil para a oleosidade natural do couro cabeludo chegar às pontas, precisando de produtos para suprir essa função. Como o córtex é uma camada mais interna que a cutícula, os danos dessa área costumam ser mais graves deixando os cabelos mais frágeis e em alguns casos, só a tesoura é a solução.

O cabelo ainda é constituído pela MEDULA em camada mais interna. Embora possa estar ausente em algumas pessoas, sua função é direcionar o novo fio de cabelo e auxiliar na termorregulação. O canal medular pode estar vazio ou preenchido por queratina. A medula é a única parte da fibra capilar que está em contato com o bulbo e só é encontrada nos fios mais grossos ou nos brancos. Ela é responsável por distribuir minerais e nutrientes até as pontas. O que permite que as células que são criadas no bulbo e fazem com que os cabelos cresçam, sejam levadas até as extremidades.

O fio do cabelo possui uma carga elétrica positiva. O xampu, por sua vez, é composto de uma carga negativa para levantar (abrir) as cutículas e poder remover as sujeiras que se escondem entre as cutículas. Quando as cutículas do cabelo estão levantadas, elas se enroscam uma nas outras, por isso ele fica com um aspecto seco e embaraçado. Por isso o condicionador é fundamental para qualquer tipo de cabelo, ele fecha essas cutículas, fazendo com que o cabelo ganhe a maciez normal do fio. Além disso, ao encapar os fios, o condicionador deixa vitaminas e outros aditivos que ficam nos fios, e que vão ser absorvidos para o córtex e manter seus cabelos mais saudáveis.

Agora que você conhece melhor seu cabelo, cuide bem dele para mantê-lo sempre lindo. Lembre-se! A alimentação saudável e uma boa saúde do corpo em geral são o caminho chave para um cabelo brilhante, saudável e impecavelmente maravilhoso.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *