CoRaçãO BaKaNnA: Dirigindo o Automóvel com Ergonomia
Image Map

Dirigindo o Automóvel com Ergonomia

Oi! Meus Corações!!
As montadoras têm investido cada vez mais na segurança e no conforto dos automóveis. O grande problema da ergonomia são as dimensões. Os carros precisam ser confortáveis para pessoas de diferentes tamanhos e todos têm de achá-los agradáveis, e confortáveis. Já existem softwares capazes de simular os movimentos humanos dentro do veículo com o intuito de auxiliar na determinação das características internas. Manequins também são utilizados em testes práticos e técnicos. Confira as dicas para aproveitar ao máximo a ergonomia do seu carro.




Você já ouviu falar em ergonomia? Ok! Vou explicar! Essa ciência estuda a interação entre seres humanos e máquinas e equipamentos levando em conta as particularidades corporais (postura e movimentos), os fatores ambientais (ruídos e iluminação) e informações captadas pelos cinco sentidos. Como resultado, a ergonomia contribui para o desenvolvimento de produtos mais seguros, confortáveis e eficientes para o uso no dia a dia. Enfim, você usa o produto na posição certa com conforto, sem causar danos a sua saúde.

REGULANDO DETALHES PRA VOCÊ

Um automóvel já sai da fábrica com todos os itens necessários para garantir o conforto dos passageiros, mas cabe aos usuários regulá-los da maneira mais adequada. No caso do motorista, é importante que os dispositivos: volante, botões,...estejam ao seu alcance. Isso vale até mesmo para uma garrafinha de água. Assim, você não precisa ficar se contorcendo para alcançar um objeto. Ao sentar-se, o motorista deve encontrar a melhor posição para ficar com as pernas e os braços levemente flexionados e os ombros alinhados à altura do volante. Também precisa ajustar o banco de maneira que seus movimentos na direção sejam leves, evitando sobrecarga nos músculos, ajustando a altura e a distância. Atenção especial deve ser dada à regulagem dos espelhos retrovisores, pois com uma boa visibilidade não há necessidade de forçar posturas ou posições para enxergar melhor a estrada e possíveis obstáculos.

Você sendo o passageiro, a dica é apoiar bem a lombar mantendo-a numa posição de 90 graus em relação aos quadris. Procure deixar a planta dos pés apoiada por inteiro no assoalho e, de tempos em tempos, faça pequenas mudanças posturais. Em hipótese alguma utilize um objeto extra, como uma almofada ou um apoio para os pés. Isso pode afetar o funcionamento do cinto de segurança e causar outros problemas em caso de frenagem brusca.

Quem vai passar muitas horas na estrada deve programar as paradas com antecedência para descansar e relaxar o corpo. Nesses intervalos, faça movimentos simples de alongamento para pernas, braços e coluna. Em caso de trânsito intenso, quando é impossível sair do carro, atenção para não exercer pressão desnecessária ao acionar os pedais. Por isso, sempre que possível, use o freio de mão para dar uma leve relaxada nos pés e nas pernas. Procure também aliviar a tensão na região dos ombros e do pescoço puxando levemente a cabeça para a direita e para a esquerda. 

Confira uma série de exercícios que você pode fazer para relaxar os músculos:
  • Dentro do carro mesmo. Com o carro parado, tente encostar a orelha no ombro, inclinando a lateral do pescoço. Mantenha essa posição por 20 segundos e repita o exercício, dessa vez inclinando-se para o outro lado.
  • Procure encostar o queixo no peito e conte 20 segundos. Depois, faça o movimento contrário, olhando pra cima. Assim, você trabalha a extensão da coluna cervical.
  • Com o braço esticado e o cotovelo estendido, puxe a ponta dos dedos para trás e alongue antebraço e bíceps. Faça para os dois lados, 20 segundos cada.
  • Ao sair do trânsito, saia do carro. De pé e com as pernas retas, use a ponta dos dedos das mãos para tentar tocar o chão sem dobrar os joelhos. Vá até onde for confortável e conte 20 segundos.
  • Depois, afaste as pernas (ainda retas) e, com a mão direita, tente tocar o pé esquerdo. Após 20 segundos, use a mão esquerda para tentar alcançar o pé direito e mantenha por mais 20 segundos.
  • Coloque o braço por cima da cabeça e puxe o cotovelo tentando tocar o ombro oposto. Repita com o outro braço, sempre contando 20 segundos.
  • Entrelace as mãos na parte de trás das costas, na altura da lombar e abra o peito, mantendo o queixo abaixado. Fique assim durante 20 segundos.
Os carros já são projetados para atender a maioria dos consumidores. E com algumas regulagens é possível atender a quase 100% das pessoas. Agora é só ir escolher seu modelo e que caiba em seu bolso para poder comprar e também que seja confortável para você dirigir. Teste, entre no carro, sente-se, ajuste ao seu modo, e se possível de uma volta com ele, antes de comprar. Aí você vai ver se o carro é pequeno ou adequado para seu tamanho e conforto.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *