CoRaçãO BaKaNnA: Qual é o melhor Gasolina ou Etanol?
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Qual é o melhor Gasolina ou Etanol?

Oi! Meus Corações!!
Os carros bicombustíveis, conhecidos popularmente como “flex”, são aqueles que possuem um sistema apto para funcionar tanto com gasolina quanto com etanol. No Brasil, o primeiro modelo foi lançado em março de 2003.

Atualmente, os carros flex já representam mais de 80% da frota de veículos nacionais. Mesmo assim, muitos proprietários ainda têm dúvidas em relação ao abastecimento e ao uso dos diferentes combustíveis.

Deve-se abastecer o automóvel com apenas um tipo de combustível para evitar falhas no motor?
Não há nenhum tipo de restrição. O motorista pode optar pelo uso da gasolina, do etanol ou, até mesmo, misturar os dois combustíveis no tanque. Esqueça também aquela história de que o primeiro abastecimento deve ser feito com gasolina para evitar problemas de partida.

Como proceder para abastecer com um combustível diferente do que está no tanque? Devo misturar aos poucos ou só abasteço quando o tanque estiver quase vazio?
Não há problema algum em trocar de combustíveis a qualquer momento que for necessário, inclusive é permitido misturá-los em qualquer quantidade. O programa de computador da injeção eletrônica é preparado para detectar e adaptar o motor para rodar com qualquer porcentagem de mistura de etanol e gasolina.

Usar apenas um tipo de combustível pode deixar o sistema flex viciado?
Não há problema nenhum em usar apenas etanol ou gasolina. Os modelos bicombustíveis possuem um sensor capaz de reconhecer o tipo de combustível que está no tanque.

Quando abastecido com etanol, o carro flex demora mais para pegar em dias frios?
O sistema de partida a frio dos carros bicombustíveis possui um reservatório extra de gasolina, que geralmente é acionado quando a temperatura está abaixo de 18°C. Problemas podem acontecer quando esse tanque está vazio. Por isso, fique sempre atenta! Na hora de abastecer o reservatório, prefira a gasolina aditivada. Alguns veículos mais modernos dispensam o uso desse tanque extra. Eles possuem um sistema que aquece o etanol antes da partida para facilitar o processo.

Abastecer apenas com etanol reduz a vida útil do automóvel?
Não se preocupe! O modelo flex possui todas as proteções necessárias para suportar a ação desse tipo de combustível.

Ao trocar de combustível, deve-se rodar um pouco com o carro?
Se no último abastecimento você encheu o tanque com etanol e, agora, vai colocar gasolina, recomenda-se fazer um percurso de no mínimo 5 quilômetros antes de desligar o motor. Esse é o tempo mínimo para que a central eletrônica do sistema reconheça a troca de combustível, fazendo os ajustes necessários para garantir as melhores condições de queima. Quando o carro for ligado novamente, o computador já saberá com qual combustível está trabalhando.

Lembre-se! Devido às características dos combustíveis, o etanol oferece mais potência ao motor; entretanto, apresenta uma queima maior de combustível. Já a gasolina tem autonomia 30% maior que o etanol. Desta forma, basta verificar o preço dos combustíveis e fazer os cálculos do custo do quilômetro rodado para descobrir qual vai resultar em maior economia. Para saber qual dos dois é mais vantajoso, é preciso multiplicar o preço por litro da gasolina por 0,7. Se o resultado for maior que o valor do álcool, vale abastecer com álcool. Se o resultado for menor que valor do álcool, abasteça com gasolina.

O carro bicombustível não pode ficar parado por muito tempo. Quem roda pouco deve usar gasolina. Os flexíveis que usam ou só álcool ou só gasolina, tem menos problemas que os abastecidos com a mistura dos dois.

Liga a chave, espera três segundos sem pisar no acelerador. Se ele não entrar em funcionamento não insiste e não pise no acelerador, desliga a ignição. Liga novamente por três segundos, dá outra partida de três segundos. Repete de três a quatro vezes que ele vai começar a funcionar.

Para os motoristas que costumam abastecer o carro com pouca quantidade de combustível, os especialistas alertam! É preferível encher totalmente o tanque uma vez e ir completando sempre que possível. Isso evita danos à bomba de combustível. O combustível também faz um trabalho de lubrificação e refrigeração da bomba, que é elétrica. Se o tanque fica sempre com pouco combustível essa bomba esquenta e pode até queimar. A consequência é que o carro simplesmente não funciona. Essa dica vale para todos.




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