CoRaçãO BaKaNnA: O Tênis Certo para cada Esporte
Image Map

O Tênis Certo para cada Esporte

Oi! Meus Corações!!
O tênis é um acessório obrigatório para a maioria das atividades físicas, mas você sabia que existe um tipo de calçado indicado para cada esporte? O calçado incorreto pode prejudicar seu desempenho, além provocar dores e lesões capazes de impossibilitar a pratica de atividade física. Para evitar danos à saúde, confira o que observar ao adquirir seu tênis.



Antes de tudo, o calçado deve proporcionar conforto, proteção e performance. Não se acanhe em experimentar os dois pés do calçado na loja para conferir ambos estão confortáveis, além de existir uma folga entre a ponta do tênis e o dedão do pé.

Descubra qual é o seu modo de andar. Existem três resultados possíveis. A pisada pronada é quando a pessoa pisa para dentro, desgastando a parte de dentro da sola mais rapidamente. Existem também aquelas que pisam mais para fora (supinada), gastando a parte externa da sola antes. A melhor forma de caminhar é a neutra, que é equilibrada, e desgasta todo o solado por igual.

O tênis ideal para BASQUETE tem características que vão do cano longo ao solado com marcas para otimizar o desempenho na quadra. Para manter o tornozelo em bom estado com os inúmeros saltos que são dado, o cano deve ser longo. O solado tem espirais que formam um grande círculo, na parte da frente do tênis. Esse design é melhor para os movimentos de rotação isso evita romper o ligamento do joelho.

O tênis para VÔLEI são mais simples, precisa de ventilação e solado que melhore a aderência. Sola de borracha com ranhuras que dão mais segurança para se movimentar na quadra e que evite quedas quando o chão estiver molhado, para não torcer o pé. O amortecimento é reforçado na frente, porque depois de saltar, encosta no chão primeiro a ponta depois o calcanhar.

O tênis de ACADEMIA é preciso ser confortável. É importante que o tênis seja do tamanho de seu pé. Modelos que combinam nylon e couro são ideais, para melhor ventilação e sustentação, sem umidade.

O tênis para CORRIDA precisa ter um amortecimento reforçado. É importante conhecer seu tipo de pisada. O solado não deve ser muito alto para não desestabilizar o corpo, nem ter mola muito larga  e separada pois pode causar lesões no pé, joelho e tendão além de diminuir o ritmo.

O tênis para o FUTEBOL SOCIETY o diferente está na sola, dever ter gromos curtos. Seu desafio é garantir o equilíbrio para o jogador durante os movimentos na escorregadia grama sintética, protegendo de quedas e torções.

O tênis de FUTEBOL DE SALÃO dever ter a biqueira reforçada com estrutura de plástico ou acolchoado isso diminui o impacto. O solado deve ter ranhuras que aumentam a estabilidade evitando queda e torções e ser de borracha para melhor movimentação.

O tênis para o FUTEBOL DE CAMPO tem travas, sem elas o pé afunda na grama e o jogador não atinge a velocidade necessária. As travas mantem os pés firmes durante os arranques ou mudanças de direção, o que protege os joelhos contra lesões. O tamanho das travas variam conforme o terreno. Amarrar na lateral evita desgaste nos pés ou inflamação nos tendões, além de ampliar a área do chute.

O uso do tênis correto, entretanto, não é garantia absoluta de uma prática saudável. O planejamento do treino, com aquecimento e alongamento é fundamental. A preocupação com a dieta, a alimentação e a postura também precisam ser consideradas. A seguir, você confere as vantagens de treinar com um calçado adequado para o seu esporte.

- Menos lesões com os exercícios de fortalecimento muscular e o tênis certo para o seu esporte, as articulação são protegidas contra acidentes e sobrecarga.

- Cansaço na medida, o desgaste físico é menor com um calçado que atende melhor as necessidades de movimento do esporte que você pratica.

- Coluna preservada, sozinho, seu tênis não corrige a postura. Mas com o amortecimento de acordo com o seu tipo de pisada, a sobrecarga das vértebras é prevenida, diminuindo as dores nas costas e a acentuação de desvios.

- Livre de calos e bolhas, os tênis próprios para a prática de exercícios têm revestimento interno adaptado para o atrito dos pés (o que não dispensa o uso de meias). Assim, as chances de sofrer com calos ou bolhas são reduzidas.

- Mais prazer o conforto provocado pelo uso do calçado certo permite que você treine mais à vontade, esquecendo o tempo e aproveitando os exercícios como um momento de diversão.

O mais importante na hora de comprar o tênis, no entanto, é observar o conforto. Experimente bem o calçado na loja, dando alguns passos com ele para ver se está de acordo com suas necessidades. Em seguida, é só partir para o treino e sentir os benefícios da prática de exercícios.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *