CoRaçãO BaKaNnA: Dúvidas sobre Absorvente...
Image Map

Dúvidas sobre Absorvente...

Oi! Meus Corações!!
Eles são companheiros inseparáveis das mulheres. E não tem jeito: da adolescência até a menopausa, é preciso conviver com a menstruação e se acostumar com os absorventes. Com ou sem abas, mais longos, com cobertura especial, perfumados, com cobertura seca, largos, fininhos, internos.

A verdade é que acertar no tipo de absorvente e conhecer as formas saudáveis de uso pode diminuir o desconforto e tornar “aqueles dias” mais tranquilos. Mas será que você sabe tudo sobre o assunto?

Os absorventes externos podem ser encontrados em versões com cobertura de extrato de algodão, que geralmente é mais macia, ou com cobertura de polietileno, que tem textura de plástico. Não existe uma cobertura ideal, mas a mulher deve optar sempre pelo que se adaptar melhor ao seu fluxo e que proporcionar a sensação de pele sequinha. Os absorventes com cobertura de algodão têm menor probabilidade de causar alergias e irritações do que os de material sintético, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Testar diversos absorventes pra que? Por que não são todos iguais?
Nem sempre o último lançamento é o ideal para você. Para saber qual é melhor, é preciso testar vários modelos, levando em consideração suas preferências e seu fluxo menstrual. Indico os de cobertura suave, porque são de algodão.

Absorvente perfumado elimina o cheiro da menstruação?
Mito! O cheirinho do produto pode até enganar, mas não elimina o problema. O odor é característico do sangue. Não tem como o absorvente tirar isso. E nem é bom usar esse modelo, porque pode causar alergia.

Só devo ficar no máximo três horas com qualquer absorvente?
Verdade! Ficar com o absorvente por muito tempo só vai facilitar infecções na vagina. O ideal é que você não passe mais de três horas com o mesmo absorvente. O cuidado deve ser maior ainda com o absorvente interno, ok?

Não é bom usar absorvente diário?
Verdade! Mesmo que seja pequeno e tenha esse nome, o absorvente diário pode dar o maior trabalhão e até deixar você doente. Ele retém a transpiração da vagina, diminui a secreção natural e ajuda no aparecimento de bactérias e fungos. Usando diariamente a mulher dificilmente vai se livrar de um corrimento.

Absorvente interno tira a virgindade e pode dar cólica, é verdade?
Mito! Se for bem colocado não há risco de romper o hímen. Para prevenir e não se machucar, leia direitinho as instruções e coloque da forma indicada. O absorvente não deve incomodar, nem provocar ardência. Caso isso aconteça, tire-o imediatamente e coloque outro. O certo é não sentir nenhum desconforto ao usar absorvente interno.

Absorvente interno faz mal à saúde?
Mito! Há boatos de que causaria doenças como endometriose, mas é tudo balela! Ao usá-lo só é preciso tomar alguns cuidados. Troque o absorvente interno no máximo de três em três horas e jamais durma com ele. São muitas horas sem trocar e isso pode causar infecções. Ah! E antes de manuseá-lo, lave sempre as mãos.

O absorvente interno pode se perder dentro do corpo?
Isso não acontece simplesmente porque ele não tem para onde ir. Como a entrada do colo do útero é menor que a ponta de um palito de fósforo e só se dilata na hora do parto, é impossível que o absorvente passe por ali. O que pode acontecer é a “cordinha”, aquele barbante do absorvente interno que fica para fora da vagina se soltar. Mas neste caso, não é preciso se desesperar. Lave bem as mãos e introduza o polegar e o indicador no canal para puxar o absorvente. Se não conseguir sozinha, procure um médico.

Preciso tirar o absorvente interno para fazer xixi?
Não é necessário. O absorvente interno fica dentro da vagina, que não tem nenhuma conexão com a uretra, que é por onde sai o xixi. E fique tranquila, se estiver bem colocado ele não vai cair.

Absorventes já faz parte de nossa rotina que a gente até esquece, só lembra quando o vermelhinho vem. Não é Papai Noel, tá? HaHaHa! 




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Essa história de 'absorvente interno rompe o hímen' realmente é controverso....uma amiga minha enfermeira diz o contrário...mas é só por curiosidade biológica mesmo,pois não há lógica em se falar em preservação do hímen no século XXI...
    Bjosss de fada... :g
    http://lulopesfada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, tem várias opiniões, mas acredito que não faça mal.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *