CoRaçãO BaKaNnA: Como saber se a pele está hidratada?
Image Map

Como saber se a pele está hidratada?

Oi! Meus Corações!!
A maioria dos brasileiros possui pele oleosa e mista, e pensa que não é necessário hidratá-la. Mero engano. Uma pele bem hidratada é questão fundamental para a saúde, não importa se ela é seca ou oleosa. Todos os tipos de pele precisam de hidratação regular, mesmo as oleosas que supostamente têm uma camada protetora intrínseca, por conta da produção de gordura natural, precisam ser hidratadas. Mas o mais importante é utilizar o hidratante correto de acordo com o tipo de pele, as normais e as secas com cremes ou loções, e as mistas e oleosas com fluidos, gel ou séruns.
Vale lembrar que uma pele hidratada é essencial para manter as funções básicas cutâneas, desde imunidade (defesa) contra agentes infecciosos até a capacidade plena de reparo celular. Sem contar que manter o equilíbrio hídrico da cútis ajuda a retardar os sinais de envelhecimento. Uma pele hidratada é aquela que tem uma boa quantidade de água na epiderme.

Detectar o ressecamento ou falta de hidratação da pele é, sim, possível a olho nu. O segredo está em notar alguns sintomas bastante simples.

- Volta e meia a pele acaba ficando esbranquiçada.
- Sente muita coceira.
- Tem a impressão de que a pele é muito fina.
- Frequentemente tem a sensação de repuxamento.
- Pernas e rosto costumam brilhar demais.
- Sofre com descamação.
- A pele demora para voltar ficar lisinha quando é puxada ou torcida.
- A pele arranha com facilidade.

Como Prevenir:

O primeiro passo para evitar uma pele ressecada é saber diferenciar peles de rosto e corpo. Cada uma necessita de um cuidado especial, e seu tipo de pele (oleosa, seca,..).

- É necessário usar protetor solar durante o dia em qualquer estação, inclusive no inverno. A exposição ao sol, além de destruir a matriz extracelular, prejudica a camada externa da pele e faz com que a camada nova já se desenvolva de forma danificada.

- A noite é essencial a utilização do hidratante. Você dorme e o hidratante age.

- Procure não tomar um banho muito quente e nem demorar demais no chuveiro. O sabonete neutro, de glicerina ou aveia são os ideais.

- E na hora de se vestir, opte por roupas que combatam o frio (no inverno), mas que sejam leves.

- Evite a exposição constante em ambientes secos e a utilização de umidificadores no quarto.

- É fundamental também beber cerca de 2 litros de água por dia.

E você já se lambuzou hoje de creme? Ha!Ha!




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *