CoRaçãO BaKaNnA: Micoses de Unhas...
Image Map

Micoses de Unhas...

Oi! Meus Corações!!
As micoses das unhas ou onicomicose (onicoquer dizer unha em grego) são geralmente causadas pela infecção das unhas dos pés (mais frequente) ou das mãos, por um fungo microscópico. As micoses das unhas se desenvolvem principalmente em um ambiente úmido e quente. O fato de estar em ambientes populosos (duchas, piscinas, etc.) pode também favorecer o desenvolvimento das micoses das unhas.
Você deve saber que as micoses nas unhas são frequentemente difíceis de tratar e levam meses ou até anos para conseguir um resultado satisfatório. Sniff!

Alguns tipos de problemas que aparecem:
  • Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.
  • Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
  • Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.
  • Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.
  • Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície. 
Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo: 
  • Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
  • Observe a pele e o pelo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pelo procure o veterinário.
  • Evite mexer com a terra sem usar luvas.
  • Use somente o seu material de manicure.
  • Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
  • Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
Qual é a melhor forma de tratamento da micose? 
Costuma-se tratar das micoses com cremes antifúngicos e, dependendo da localização e intensidade, podem ser usados remédios por via oral. A escolha do tratamento depende do número de unhas acometidas e do quanto cada unha já está dodói. Uma solução pode ser o esmalte terapêutico, que tem melhor penetração nas unhas do que os cremes ou soluções.

Segundo estudos, os medicamentos tópicos em forma de esmalte como a Amorolfina 5% e o Ciclopirox 8% mostraram-se mais efetivos que outros medicamentos em forma de soluções ou pomadas, por apresentarem um poder de penetração maior. A Amorolfina está indicada para uso semanal enquanto que o Ciclopirox deve ser usado diariamente.

Os medicamentos mais utilizados são Griseofulvina, Terbinafina, Itraconazol e o Fluconazol, sendo a Terbinafina e o Itraconazol os mais eficazes. O tratamento com ambos medicamentos dura de 6 a 12 semanas quando a micose é nas unhas das mãos e 12 a 24 semanas quando é nas unhas dos pés.

Quanto tempo leva o tratamento?
Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para o sucesso do tratamento.
Uma dica importante, é não tirar a cutícula: As cutículas são a proteção das unhas e a sua retirada deixa a unha mais suscetível a inflamações ou infecções. O ideal é hidratá-las bem e afastá-las cuidadosamente, sem removê-las.

Graças nunca tive esse mal, por isso o melhor é prevenir.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *